conecte-se conosco


Economia

Bolsonaro sanciona socorro a estados e municípios e amplia RRF para dez anos

Publicado


source
jair bolsonaro
Carolina Antunes/PR

Presidente Jair Bolsonaro sancionou socorro a estados e municípios e ampliou RRF para 10 anos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (13) o projeto de lei com um pacote de medidas de socorro a estados e municípios . Entre os pontos da proposta, está a alteração das regras do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que concede alívio no pagamento de dívidas com a União.

O texto foi publicado na edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial da União . Em comunicado, o Palácio do Planalto afirmou que Bolsonaro vetou trechos da proposta.

Um dos trechos vetados previa que a União suspenderia em 2021 a cobrança da compensação que normalmente ocorre quando estados deixam de honrar dívidas com instituições financeiras. O benefício só não seria válido para entes com baixa capacidade de pagamento, de acordo com a classificação do Tesouro Nacional.

No comunicado, o Planalto afirmou que a medida contraria o dispositivo constitucional que proíbe a criação de gastos não previstos no Orçamento, além de representar um risco para o equilíbrio das contas públicas.

Novos estados no RRF

Negociado com o governo, o texto de autoria do deputado Pedro Paulo (DEM-RJ) — hoje secretário municipal de Fazenda do Rio — aumenta de seis para dez anos o prazo do RRF , que prevê alívio no pagamento da dívida para governos locais que se comprometam a ajustar as contas públicas.

Perdeu? Mostramos de Novo

A mudança no RRF beneficia o Rio, a única unidade da federação a aderir ao programa. Pelas regras originais, o programa tem duração máxima de seis anos — três anos, prorrogáveis por mais três.

A primeira metade desse prazo original terminou em setembro do ano passado, mas o estado do Rio segue beneficiado pelo programa graças a uma liminar concedida no fim de dezembro pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux .

Com a lei sancionada, a expectativa é que o governo fluminense retome as negociações para ingressar no programa reformulado. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás também têm interesse em aderir à medida.

Em outra frente, a proposta flexibiliza as regras para estados que descumpriram o teto de gastos (que restringe o aumento das despesas públicas) imposto como contrapartida a uma renegociação da dívida firmada em 2016.

O projeto foi aprovado no dia 15 de dezembro por 381 votos a 57 na Câmara. Cinco deputados se abstiveram. A proposta foi aprovada no mesmo dia pelo Senado, em uma sessão realizada por volta das 23h.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

LATAM começa amanhã transporte de vacinas contra a Covid-19

Publicado


source

Contato Radar

undefined
Gabriel Araújo

LATAM começa amanhã transporte de vacinas contra a Covid-19

Da mesma forma que a GOL , a LATAM também iniciará o transporte gratuito de vacinas para combate à Covid-19 amanhã (18).

De acordo com a companhia, serão 513 caixas (que equivalem a 15 toneladas de vacinas) distribuídas para os estados da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Pernambuco.

Esteja informado: clique aqui e leia mais notícias de aviação!

Você viu?

A LATAM informa que tem, por meio de suas aeronaves da família Airbus A320, a capacidade de levar até 800.000 doses do imunizante, considerando que este número pode variar de acordo com o tipo da vacina a ser transportada.

O post LATAM começa amanhã transporte de vacinas contra a Covid-19 apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Continue lendo

Economia

GOL inicia transporte de vacinas contra a Covid-19

Publicado


source

Contato Radar

undefined
Gabriel Araújo

GOL inicia transporte de vacinas contra a Covid-19

A GOL inicia amanhã (18) o transporte de vacinas da CoronaVac para os todos os estados do Brasil, em ação coordenada com os governos federais e estaduais.

De acordo com a companhia, os primeiros voos com as vacinas partirão de São Paulo (GRU) com destino aos estados do Tocantins, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe. Mais voos serão realizados à medida que as cargas forem disponibilizadas.

Esteja informado: clique aqui e leia mais notícias de aviação!

O transporte está sendo feito através do serviço GOLLOG SAÚDE, que conta com colaboradores treinados de acordo com as boas práticas de manuseio de medicamentos, para dar mais velocidade na distribuição.

Você viu?

A GOL também informou que com sua malha aérea abrangente no Rio de Janeiro e câmara fria exclusiva no seu terminal de cargas em São Paulo, está completamente preparada para cumprir essa importante missão.

O post GOL inicia transporte de vacinas contra a Covid-19 apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana