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BMW M4 CSL 2023 é o mais rápido de Nurburgring Nordschleife

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O BMW M4 CSL vai de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e chega a velocidade máxima de 307 km/h
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O BMW M4 CSL vai de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e chega a velocidade máxima de 307 km/h

O novo BMW M4 CSL (Competition, Sport and Lightweight, ou, em uma tradução livre, Competição, Esportividade e Leveza) é o carro de produção mais rápido da marca alemã a completar uma volta em Nürburgring Nordschleife.

O cupê esportivo foi apresentado como mais uma das ações da marca em comemoração aos 50 anos de BMW M, é 40 cv mais potente que a versão M4 Competition , além de ser aproximadamente 100 quilos mais leve ( 1.605 kg )

Com isso, são 550 cv extraídos do motor 3.0 biturbo de seis cilindros . Já o torque é de 66,3 kgfm, e está disponível entre 2.750 rpm e 5.950 rpm. A BMW também aumentou a pressão do turbo, dos 24,7 psi do M4 competition para 30,5 psi.

De acordo com a marca da Baviera, a inspiração veio diretamente do M4 GT3 , modelo utilizado em diversas categorias automobilísticas pelo mundo e, como tal, vem repleto de fibra de carbono, como seu irmão de corrida.

Para ajudar na redução do peso e, consequentemente, melhorar seu desempenho, o novo M4 CSL teve o seu banco e cintos de segurança tarseiros removidos, além da já citada fibra de carbono, bem como o CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono) e titânio.

Outro feito do novo M4 CSL é ser o carro de produção da BMW mais rápido a completar um volta ao longo dos 20 quilômetros de Nurburgring Nordschleife em 7 minutos e 20 segundos e 207 milésimos.

Fonte: IG CARROS

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ABB investe mais de R$ 150 milhões em fábrica de carregadores

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Primeiro carregador rápido ABB instalado no posto Graal 67, na Rodovia Anhanguera, em São Paulo
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Primeiro carregador rápido ABB instalado no posto Graal 67, na Rodovia Anhanguera, em São Paulo

Buscando se manter na liderança no segmento de soluções de carregamentos de veículos elétricos, a ABB E-mobility inaugura sua maior fábrica de carregadores, o “Centro de Excelência em E-Mobility”, localizado em Valdarno, na Itália.

A nova fábrica irá ter a produção focada em soluções de carregamento de Corrente contínua (DC) e segundo a ABB, seus carregadores irão contemplar todos os setores de transporte que utilizem de energia elétrica.

A ABB informa que já vendeu mais de 680 mil carregadores veiculares em mais de 85 países, e esse novo investimento de US$ 30 milhões serviu para dobrar a capacidade de produção e ampliar a fábrica, que agora pode construir mais de 10 mil carregadores do tipo DC anuais.

“A abertura de nossa nova instalação em Valdarno demonstra o compromisso da ABB em construir um futuro de emissão zero . Além do aumento da capacidade de produção, o investimento ajuda a consolidar nossa reputação como líder mundial em soluções de carregamento de veículos elétricos , fornecendo soluções para os veículos de hoje e amanhã.” Declarou Frank Mühlon, CEO da ABB E-mobility.

A nova fábrica conta com sete linhas de produção, e quinze instalações de testes que conseguem realizar até mais de 400 seções de recarga por dia consegue produzir um carregador do tipo DC a cada 20 minutos

Nova estrutura conta com carregadores para funcionários e usuários de carros elétricos
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Nova estrutura conta com carregadores para funcionários e usuários de carros elétricos

A tecnologia está presente em todos os lugares da fábrica, até o chão da estrutura é automatizado e é conectado ao armazém, e controla o estoque, que é totalmente rastreado e apoiado com veículos guiados automaticamente .

A ABB investiu cerca de 14% das suas receitas de 2021 em Pesquisa e Desenvolvimento, e a nova estrutura terá um espaço de 3.200 m² para a prototipagem de novos produtos.

Além disso, mais de 10% dos funcionários da estrutura serão responsáveis para soluções inovadoras como softwares e novas ferramentas de gerenciamento de vida de baterias de veículos elétricos.

Além disso, a fábrica de Valdarno (Itália) busca ser o mais eficiente possível e coleta água da chuva e utiliza na irrigação, os resíduos de produção são reciclados e a energia utilizada na fabricação é oriunda da energia solar , e todos esses recursos evitam a emissão de 338 toneladas de CO2 por ano.

Segundo a ABB toda a sua rede de transporte corresponde a 29% da emissão de gases poluentes da empresa, e a busca por desenvolvimento de tecnologias de baterias elétricas e carregamentos de ônibus e veículos pesados, podem auxiliar neste sentido.

Fonte: IG CARROS

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Veja as histórias conjuntas de Harrison Ford e o Ka feito na Bahia

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Ford Ka na capital da Bahia, em Salvador, na época do lançamento da versão com apelo aventureiro FreeStyle
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Ford Ka na capital da Bahia, em Salvador, na época do lançamento da versão com apelo aventureiro FreeStyle

Em 23 anos, o Ford Ka foi um dos veículos brasileiros mais marcantes. Em 2013, foi lançada a terceira geração do compacto na turística Praia do Forte.

Em seguida, também na Bahia, teve um evento paralelo na bela Ilha de Comandatuba, com ator Harrison Ford para anunciar um projeto de preservação no Arquipélago de Abrolhos no litoral baiano que teve apoio da montadora.

Jornalistas automotivos e ambientais foram convidados para os dois eventos. Ator famoso pelo personagem Indiana Jones, Harrison esteve com a família exclusivamente em Comandatuba e foi recepcionado por Bill Ford , atual CEO da empresa.

Apesar do sobrenome Ford , eles não são parentes, mas ambos apoiam ao seu modo ações ambientais. O objetivo desse encontro foi estabelecer uma divulgação global dos projetos da ONG Conservation International no Brasil.

A sede brasileira da ONG existe desde 1990. No ano passado, por exemplo, ela investiu R$ 14,5 milhões no fortalecimento das Terras Indígenas em regiões de desmatamento no Pará e Mato Grosso, além de outras iniciativas comunitárias.

Harrison Ford, César Borges, então governador da Bahia ao centro, e o autor deste texto
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Harrison Ford, César Borges, então governador da Bahia ao centro, e o autor deste texto

O que vale destacar neste texto é que um dia antes do evento com Harrison Ford , a fabricante reuniu os mesmos jornalistas na Praia do Forte e na sua então fábrica de Camaçari para apresentar a terceira geração do compacto Ka.

Falando desse automóvel, ele chamou a atenção pela sua estética agradável, robusta, e que se mantém atual até os dias de hoje. A mecânica surpreendeu com motor flex 1.0 , de três cilindros com boa média de economia de combustível.

Essa terceira geração conquistou o público e parou de ser produzida. Entretanto, até hoje pode ser visto circulando nas ruas especialmente no transporte pessoal por aplicativos.

Uma pena! Quem sabe, o compacto Ka poderá ser num futuro breve uma opção de veículo elétrico urbano.

Fonte: IG CARROS

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