conecte-se conosco


Entretenimento

Bienal do Livro: Autor LGBT diz que Felipe Neto foi “uma arma poderosa”

Publicado

source

Chegou ao fim no último domingo (08) a Bienal do Livro do Rio, que aconteceu na Barra da Tijuca, no Riocentro. Com um público de 600 mil pessoas, ao todo, durante dez dias de feira, o evento vendeu mais de 4 milhões de livros .

Vinicius Fernandes arrow-options
Reprodução Instagram /

Vinicius Fernandes

Apesar da alta vendagem, a Bienal do Livro do Rio foi alvo de um debate sobre censura este ano. Isto por que, na última quinta-feira (05), o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, determinou o recolhimento de exemplares da HQ “vingadores, A Cruzada das Crianças” que tem a imagem de dois personagens do sexo masculino se beijando. 

Vinícius Fernandes, autor de “Graham: O Continente Lemúria” e “Caminho Longo”, ambos com temáticas LGBT ’s, definiu a feira deste ano como “histórica”.

“Foi uma experiência muito boa, foi a terceira que participei, a segunda no Rio. Mas pelos acontecidos, a questão da censura da prefeitura, foi uma Bienal que ficou na história”. 

Na sexta (06), dia seguinte da determinação de Crivella , Vinícius assume que não viu os fiscais entrarem na feira para confiscar as obras com “conteúdo pornográfico”, mas lembra de como os protestos começaram. 

“Não chegaram ao pavilhão que eu estava, mas eu ouvi todo o protesto. Pessoas pegaram os livros [com temática queer] e se uniram. No meio de tudo, uma mulher veio da multidão e me abraçou chorando”, relata o autor, que completa: “Me senti muito emocionado”. 

No sábado (07) o Tribunal de Justiça do Rio suspendeu a decisão que impedia a prefeitura carioca de confiscar livros. Ao saber disso, a organização do evento alegou que iria recorrer.

Ao falar sobre a segunda visita dos fiscais , o autor usa palavras como “absurdo, surreal e afronte”. “Quando ele chegou lá na segunda vez para tentar confiscar os livros, eu quase não acreditei. Achei um absurdo, é surreal, um afronte à liberdade de expressão”.

Dissertando sobre a motivação do prefeito para recolher obras literárias, Vinícius Fernandes aponta a falta de informação. “Tudo começou por causa da HQ dos ‘Vingadores’, ele achou que era para crianças… mesmo que fosse, são apenas dois homens se beijando”.

“Ele viu ali [na HQ] algo que ele queria que fosse escondido. Ele devia conhecer mais antes de ir tão a fundo, saber o que realmente é… e mesmo que fizesse isso, não era desculpa para confiscar”, completa ele. 

Em seguida, o autor de “Graham: O Continente Lemúria” e “Caminho Longo” fala sobre como a literatura, em especial a queer, pode ser essencial em um momento com este.

Leia Também:  Marília Mendonça dá à luz Leo, seu primeiro filho: “Ele é lindo”

“A literatura é capaz de transformar e ensinar, acho que se as pessoas vissem mais obras LGBT,entenderiam melhor o outro lado. Além disso, é uma questão de representatividade”, disse ele, que completou: “Enquanto eu crescia, sentia falta de ver algo que acontecia comigo. Muitas vezes o jovem gay passa por algumas coisas sozinho e lendo ele pode afastar esse sentimento de solidão”.

O efeito Felipe Neto

Youtuber Felipe Neto arrow-options
Divulgação

Youtuber Felipe Neto

Na última sexta (06) em rebate às medidas da prefeitura carioca,  Felipe Neto comprou mais de 10 mil exemplares com temática queer e decidiu distribuí-los gratuitamente no evento. Apesar de o comunicador não ter comprado seus livros, nem ser gay, o autor classifica a atitude do youtuber como “honrosa”. 

“Para apoiar a causa as pessoas não precisam ser necessariamente LGBTQ+. Ele ajudou  a dar visibilidade, foi uma arma muito poderosa. Foi a base para as pessoas se unirem e protestaram. Foi um atitude muito honrosa”.

Mesmo sem apoio de Felipe Neto, Vinícius Fernandes fechou a Bienal do Livro com suas obras esgotadas. Ao falar sobre a sensação de sair de uma edição tão emblemática com um feedback tão positivo, ele não pestaneja: “Foi uma experiência muito boa, fiquei muito emocionado de ter meus livros esgotados e que venha a próxima”.

Fonte: IG Gente
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Entretenimento

Muso do BBB20? Modelo e solteiríssimo, Guilherme já arranca suspiros nas redes

Publicado

source

Antes mesmo de entrar na casa do Big Brother Brasil 20 , o modelo paulista Guilherme Napolitano já parece ter o prêmio de galã desta temporada. Com menos de 24 horas desde a sua confirmação na casa, o rapaz se vê cercado de elogios e novos seguidores nas redes sociais. 

Leia mais: Do maior para o menor da rede, quem são os mais populares do BBB20?

homem sem camisa arrow-options
Reprodução/Instagram

Guilherme Napolitano, confirmado do BBB20, é modelo

Embora esteja inserido no grupo “Pipoca” – novidade deste ano que divide os participantes anônimos e famosos – Guilherme não é tão desconhecido assim. Com quase 42 mil seguidores no Instagram, ele possui os jogadores Hudson, do Fluminense, e Rodrigo Caio, do Flamengo, em sua rede.


Leia mais: Bianca Andrade, a Boca Rosa do BBB20, também é conhecida por polêmicas

Na rede social, na qual a hashtag #TeamGui já começa a ser compartilhada, o rapaz publica uma quantidade razoável de fotos sem camisa e ensaios profissionais. “Parece que eu já tenho para onde olhar nesse BBB ”, comentou uma seguidora na foto mais recente. “Tudo que eu queria era me trancar numa casa por três meses com esse homem!”, disse outra. 

Leia Também:  Filho de Luana Piovani escuta funk e mãe dispara: “Desserviço”

View this post on Instagram

Sansa 💙🐑

A post shared by Guilherme Napolitano (@guinapolitano) on May 1, 2019 at 4:35pm PDT

Além de modelo, o brother trabalha com jornalismo, sendo esta sua formação acadêmica. De acordo com o site oficial do programa, Guilherme está solteiro, mas prefere namorar e inclusive possui sete ex-namoradas. O rapaz também contou que possui um irmão gêmeo, mas diz que eles não se parecem.

Fonte: IG Gente
Continue lendo

Entretenimento

Anitta curte Aspen, nos Estados Unidos, com a ex-sogra

Publicado

source
Anitta em Aspen arrow-options
Reprodução/Instagram

Anitta está passando as férias em Aspen

Que Anitta está curtindo dias de descanso em Aspen , nos Estados Unidos , onde está esquiando com amigos, todos já sabem. O que quase ninguém notou e esta coluna comenta agora é uma das companheiras de viagem da cantora, sua ex-sogra Gigi Carvalho . As duas foram vistas almoçando juntinhas em Aspen, e no maior clima de descontração.

Leia também: Vídeo mostra Anitta rebolando de biquíni com DJ Gabriel do Borel

Pelo que parece, o namoro com Tuka Carvalho, herdeiro da Rádio FM O DIA, no Rio, pode até ter terminado rápido, mas a amizade com a ex-sogra ficou! Pra quem não sabe, Anitta e Tuka Carvalho tiveram um namoro relâmpago em 2014. Os dois chegaram até viajar juntos para a Disney, mas o romance acabou porque Anitta se disse focada demais na carreira.

Fonte: IG Gente
Leia Também:  Filho de Luana Piovani escuta funk e mãe dispara: “Desserviço”
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana