Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

TURISMO

Belo Horizonte tem caminhada assombrada no Halloween

Publicado

Belo Horizonte tem caminhada assombrada no Halloween
DA REDAÇÃO

Belo Horizonte tem caminhada assombrada no Halloween

Se você estiver passeando por BH à noite, nas ruas mais vazias e escuras, e ouvir um choro compulsivo, ver o vulto de um rosto desfigurado ou sentir um cheiro estranho, já sabe: você pode estar testemunhando a passagem de alguma das “almas de Minas”. Ainda mais se for em uma data sugestiva como Halloween ou Dia de Finados.

“Há fantasmas célebres que fazem parte da história e da urbanização belo-horizontina e foram detalhados por escritores como Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava, que viveram aqui há cerca de 100 anos”, conta Rafael Sette Câmara, escritor, jornalista de viagem e um dos produtores do projeto cultural BH a Pé .

Co-criado por Rafael e pela jornalista de turismo e gastronomia Luísa Dalcin, o BH a Pé organiza seis experiências temáticas na cidade e foi um dos projetos selecionados pelo Sebrae no último mês de setembro para representar o turismo de Belo Horizonte na FIT de Buenos Aires, uma das principais feiras do ramo da América Latina.

A experiência “Almas de Minas”, especial de Halloween, é uma caminhada literária que visita as mais importantes assombrações da capital mineira. Ao longo de quatro horas, os participantes conhecem, por meio de “retratos falados” e outras interações, assombrações clássicas como a loira do Bonfim, a moça fantasma da rua do Chumbo, o cego da Contorno e o capeta da Vilarinho.

BH a Pé
O tour assombrado termina em botecagem BHaPé/Divulgação

“As almas penadas estão ligadas à história da cidade e falam de um contexto social e político, cheio de exclusões e desalojamentos”, explica Rafael. “É o caso, por exemplo, da Maria Papuda, personagem do violento processo de construção da capital, lá no final do século 19, mas também vale para lendas mais recentes.”

A caminhada percorre cerca de três quilômetros na região central e inclui uma hora de parada num bar, com comida, bebiba e mais histórias de assombrações. “No Halloween, quem for fantasiado vai ganhar um doce, no melhor espírito de gostosuras ou travessuras. Teremos também um concurso de melhor fantasia”, diz Sette Câmara.

O passeio Almas de Minas inclui duas bebidas e petiscos no Boteco Nada Contra, na Rua dos Aimorés, e custa R$ 99. Serão dois grupos: 31/10 e 1/11, quinta e sexta-feira, sempre às 19h. Reservas pelo Sympla ou pelo Instagram do projeto BH a Pé .

Leia tudo sobre BH

Continua após a publicidade

Reserve hospedagem em BH

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro

Publicidade

Fonte: Turismo

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana