conecte-se conosco


Mulher

Belo e ancestral, cabelo afro resiste ao racismo estético

Publicado

source
 13 de maio é o dia da abolição da escravatura. São 134 anos que a escravidão foi abolida no Brasil.
Pinterest

13 de maio é o dia da abolição da escravatura. São 134 anos que a escravidão foi abolida no Brasil.

Black Power, rastafari, com dreads, cacheados, encarapinhados… Os cabelos das mulheres pretas chegam a este 13 de maio — data que marca a abolição da escravidão — livres e como um dos maiores símbolos da negritude ao lado da pele. Protagonista do debate racial desde sempre, ele volta à roda no Brasil de hoje com o resgate da ancestralidade, na ressignificação do conceito de beleza e na denúncia do racismo estético. Na última semana, por exemplo, ao defender seu crespo, uma mulher negra mobilizou o metrô de São Paulo a externar o preconceito sofrido por ela, após uma senhora branca declarar que temia “pegar doença” ao encostar em seu cabelo.

Não é de agora que o cabelo afro é tachado de “feio”, “sujo” e “duro”. O processo de colonização da África, que se repetiu no Brasil, deixou como herança uma sociedade que reconhece majoritariamente os fios lisos como belo, de acordo com a antropóloga Denise da Costa, professora da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira. Graças à atuação secular de movimentos negros, que tomaram fôlego entre 1960 e 1970 com o “black is beautiful” (preto é bonito, na tradução), a história de ancestralidade se traduz por números do Google: nos últimos cinco anos, a busca por cabelos cacheados e crespos superou a de lisos em 309%, de acordo com uma pesquisa do Dossiê BrandLab.

— Na cultura africana, que se tornou marginalizada na colonização, o cabelo cumpre a função de representar a particularidade de cada povo e simboliza fertilidade, classe social, função política. Por isso, o processo de reconhecimento da identidade é muito mais interno do que vindo de uma possível aprovação da branquitude. Negar a nossa beleza foi a primeira arma que usaram contra nós negros, e nós reconhecermos nossa beleza significa reconquistar a dignidade e a humanidade — diz a antropóloga.

 Transição capilar

Não à toa o processo de transição capilar — em que negros deixam de alisar os cabelos para assumir a forma crespa — tem se intensificado. A analista de sistemas, Olívia Raquel, de 23 anos, começou a fazer relaxamento ainda criança, aos 11 anos, por influência da sua mãe branca. Por cinco anos, ela teve os fios lisos para não ouvir comentários de que tinha cabelos “pichaim” ou “duro”.

— Sinto que alisar nunca foi algo que eu realmente queria — diz ela, que deixou a raiz crescer e viu os cachos ressurgirem aos 16 anos. A modelo gaúcha Tatiani Souza, de 42 anos, hoje assina, artisticamente, “Tati Crespa”. Mas nem sempre foi assim: ela alisou o cabelo por 22 anos. Com o cabelo livre da química há mais de cinco, ela diz que ainda recebe propostas na área da moda para fazer “escova progressiva”. A última oferta foi de R$ 3 mil. Ela recusa e é irredutível, quer que “suas origens sejam respeitadas”.

— Sai Tatiani e entra Tati Crespa. Hoje, quem quiser trabalhar com a minha imagem, vai ter que me aceitar do jeito que sou. Um penteado até vai, mas química nunca mais. Defendo que sou livre para assumir meu cabelo, fazer até uma escova, se eu quiser, mas livre dos preconceitos e imposições —diz.

O mercado de trabalho, por sinal, é um dos espaços em que a presença do racismo estético é forte. Um estudo publicado na revista “Social Psychological and Personality Science”, em 2020, mostrou que durante entrevistas de emprego, mulheres negras americanas com cabelos crespos eram percebidas como menos profissionais, menos competentes e menos propensas a serem recomendadas para uma vaga do que mulheres negras com cabelos alisados e mulheres brancas com penteados cacheados ou lisos. Uma realidade de preconceito que se parece com a daqui: Cristiane de Almeida, de 51 anos, foi vítima do escárnio de um colega de trabalho quando iniciou a transição capilar, há quatro anos, no Clube das Pretas — salão especializado em cortes e penteados de cabelos crespos e cacheados. — O processo de transição foi muito difícil. Um colega puxava o meu cabelo e me ridicularizava na frente das pessoas. Eu me senti mal, achei que estava todo mundo olhando para o meu cabelo. E estavam olhando mesmo. Percebi que tais brincadeiras não eram feiras com outras colegas de cabelo liso e brancas — diz Cristiane. 

Acolhimento

Levantando a bandeira do “nós por nós”, uma das criadoras do Clube das Pretas, a professora Renata Varella, de 37 anos, defende que a rede de apoio faz toda a diferença no processo de reconhecimento das madeixas afro. — A relação da mulher negra com o seu cabelo natural é de anos de sofrimento. É uma busca infinita por achar que nossos cabelos afros são um problema. Mas isso está mudando — diz a professora.

Segundo a antropóloga Denise da Costa, apesar de lento, o aumento da conscientização sobre o racismo no país é notório e pode ter contribuído para que, no caso de racismo no metrô de SP, centenas de passageiros apoiassem a vítima Welica Ribeiro na denúncia contra a húngara Agnes Vajda.

— Ainda estamos longe de conseguir uma abolição do racismo estético, mas a junção de políticas afirmativas e o interesse das pessoas pelas questões raciais já foi um avanço — conclui.

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. 

Fonte: IG Mulher

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 16 de maio de 2022

Publicado

source
Mandala
Marcelo Dalla

Mandala

ÁRIES 

Continue a abrir espaço para novos aprendizados. É tempo de renovar os sonhos e ideias, buscar tudo o que possa elevar os sentimentos e proporcionar inspiração. Período de Lua cheia, que aconteceu nesta madrugada com um eclipse lunar: cuidado com reações emocionais exaltadas, prefira olhar para si mesmo. O céu favorece profundidade de mergulhos nas questões que devem ser transformadas. Conte com mais intuição e energia para iniciativas, já que Júpiter segue em seu signo. Bom período para perdoar e pedir perdão. 

TOURO

Muitas situações podem chegar ao clímax. A Lua cheia acontece em Escorpião: tudo se intensifica, vale escolher melhor suas companhias e os assuntos onde coloca sua energia. O período traz potencial transformador e libertador, se estiver disposto a mergulhar em sua alma, deixar o orgulho de lado e elevar os sentimentos. Procure relaxar para se conectar com o coração e a intuição. É grande a força em seu signo, você pode eliminar o que vai mal, o que acarreta prejuízos em sua vida pessoal ou profissional.

GÊMEOS

É tempo de recolhimento e finalizações importantes. As emoções transbordam com a Lua cheia em Escorpião, muitas situações chegam ao ápice. Aproveite para reservar momentos de introspecção, estar junto à natureza ou em silêncio, paz e tranquilidade. As ideias inspiradas, a meditação, a imaginação e os assuntos ligados à espiritualidade estão em destaque. Bom momento para repensar velhos conceitos desgastados, limpar, o coração e deixar para trás velhos sentimentos. Bom momento também para cultivar fé!

CÂNCER

A intuição está favorecida. Com a Lua cheia em Escorpião vale pesquisar, investigar, descobrir respostas e obter diagnósticos. Procure interiorizar-se para absorver suas propriedades de cura e transformação. Procure pegar mais leve consigo mesmo e com os outros, sem tantas exigências. É importante cultivar compaixão e empatia, compreender melhor os sentimentos. Vale investir em meditações e práticas espirituais. Se o momento é de estudo ou pesquisa, aproveite para aprofundamento. 

LEÃO

Procure manter-se aberto e flexível ante as situações, principalmente ao lidar com parceiros e colaboradores. Em tempos de Lua cheia tudo fica mais intenso e as emoções transbordam. Evite confrontos, as reações tendem a ser exaltadas. As limpezas emocionais ficam favorecidas se estiver disposto a abrir o coração. Este é um período de consciência e renovação, algo pode ser deixado para trás. Você movimentar as energias estagnadas, cultivar mais profundidade em suas percepções para compreender o que deve ser transformado. 

VIRGEM

A curiosidade continua favorecida, a mente ganha potencial intuitivo e questionador. Pode bater aquela vontade de cultivar mais liberdade e fazer algo diferente. Exercite a mente e o corpo também, alongue-se, procure cultivar autoestima e tranquilidade. A Lua cheia aconteceu em Escorpião: os assuntos de cunho transcendental e espiritual ganham destaque. Aproveite para programar atividades relaxantes de cunho mais introspectivo. Assim pode limpar o coração, deixar para trás velhos sentimentos e abrir-se para novos aprendizados.

LIBRA

É melhor cultivar autonomia para mudanças, reformulações, e correções sem depositar muitas expectativas em relação aos outros. Evite atritos, pois as emoções podem ficar exacerbadas. Com a Lua cheia e o eclipse lunar em Escorpião, tudo pode se tornar mais intenso e profundo. Invista na pesquisa, na intuição e na profundidade para compreender a si mesmo. É tempo de questionar-se, de buscar seu verdadeiro caminho. Aprofunde seus conhecimentos e elimine o que não condiz com seu crescimento.

ESCORPIÃO

A Lua cheia aconteceu em seu signo: você pode ficar mais sensível e intuitivo. Não é um bom momento para reprimir os sentimentos e sim de olhar pra eles, a fim de eliminar o que não serve mais. Seu poder investigativo e sua capacidade de análise podem se ampliar. Momento bom para meditar, refletir… iluminar as sombras, as sabotagens, os padrões emocionais que o impedem de viver o amor e manifestar abundância em sua vida. Assim pode renovar-se, transformar-se, perdoar a si mesmo e aos outros. 

SAGITÁRIO

Procure respeitar o tempo certo das coisas, observar, refletir, estudar e aprofundar assuntos. Com a Lua cheia de Escorpião, as emoções podem se intensificar. Limpezas ficam favorecidas. É importante cultivar o desapego, muita coisa pode e deve ser transformada. As emoções, a sensibilidade, a fé e a conexão com os mundos sutis ganham destaque. Com recolhimento, meditação e reflexão, você pode perceber o que deve ser curado para que possa manifestar mais prosperidade em sua vida. 

CAPRICÓRNIO

Em tempos de Lua cheia e eclipse lunar as emoções podem ficar mais intensas. Aproveite para investir em compreensões, reflexões, curas e limpezas importantes. Invista também em atividades mais tranquilas: um bom filme, um livro, momentos de meditação ou um passeio junto à natureza, por exemplo. Saturno faz aspectos tensos com o eclipse e pede mais responsabilidade. Procure abrir o coração, perdoar, encantar-se com assuntos de cunho elevado, sentimentos nobres e tudo o que traz mais significado para a existência.

AQUÁRIO

É tempo de analisar, investigar, meditar, compreender e desfazer pontos confusos. A Lua cheia indica o clímax para muitas situações e inspira libertações. Procure ganhar tempo para refletir, para que possa enxergar além e ir mais fundo em qualquer questão. O clima é de mais inquietação, evite confrontos. Procure também expressar-se de uma forma mais sensível e afetuosa. Ao reavaliar uma situação, você pode ter novas ideias e percepções. Pode também eliminar o que já não condiz com sua consciência. 

PEIXES

A Lua cheia de Escorpião indica mais profundidade para pesquisas e análises, empatia e espírito de solidariedade. Você pode soltar a imaginação com muita arte, criatividade e fantasia. Sensibilidade, inspiração e intuição ficam mais afiadas. Assuntos elevados e transcendentais ganham evidência. Vale reservar também momentos de recolhimento para meditação e práticas espirituais. Evite confrontos, pois em tempos de Lua cheia as emoções ficam mais exaltadas. O melhor é investir em terapias e assuntos de ordem mais elevada.

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Eclipse Lunar em Escorpião: como cada signo signo é influenciado

Publicado

source
Eclipse Lunar em Escorpião
Divulgação

Eclipse Lunar em Escorpião

A noite deste domingo (15) e a madrugada desta segunda-feira (16) serão marcadas pelo ápice do Eclipse Lunar, em que a Lua Cheia irá se opor ao Sol e ficar oculta pela sombra da Terra. Além de ser um grandioso evento astronômico que pode ser visto em todo território nacional, também é um período de reflexões e transformações do ponto de vista astrológico.

“Para a Astrologia, o Eclipse Lunar é o mais intenso energeticamente falando,” explica a astróloga Sara Koimbra. “Dessa vez, teremos a Lua de Sangue, que começa no dia 15, às 22h30, mas tem seu ápice na madrugada do dia 16, às 01h11″, acrescenta.

Sara explica que o Sol em Touro, ao se opor a Lua em Escorpião, traz ponderação acerca das pendências emocionais não resolvidas. “Teremos a oportunidade de compreender que as coisas do passado precisam ser deixadas para trás, e nos abrirmos para um novo caminho de acordo com o que a nossa alma deseja. Mas para isso acontecer, é necessário soltar os pesos que estamos segurando.”

A astróloga também comenta que em períodos de Eclipse as emoções estão à flor da pele, então é normal se perceber mais sentimental, introspectivo e reflexivo; principalmente pelo eclipse ser em Escorpião, que é um signo profundo e provocador de transformações intensas. “O melhor a se fazer é se recolher, e cuidar das nossas questões internas primeiro,” indica.

Confira as previsões individuais de cada signo para este Eclipse Lunar, que serão úteis ao longo dos próximos 6 meses:

Áries

Para os arianos é hora de rever a vida financeira e compreender se existem crenças que limitam sua prosperidade e abundância. Evite por agora fazer investimentos importantes, o ideal é se organizar para investir com mais consciência.

Touro

Hora de os taurinos reverem os relacionamentos. Mudanças significativas nessa área de suas vidas podem acontecer.

Tanto parcerias profissionais, quanto amizades, namoros e casamentos passam por um processo de mudanças e reajustes, e é um bom momento para avaliar se vale a pena investir em certas relações ou se o melhor a se fazer é romper.

Gêmeos

O Eclipse traz mudanças em sua rotina, principalmente nos assuntos voltados ao trabalho.

Um novo projeto pode surgir nos próximos dias, por isso cuide de sua saúde como um todo para acabar não se sobrecarregando demais com as responsabilidades do dia a dia.

Câncer

Sua criatividade vai estar mais aflorada neste período do Eclipse, por isso vale a pena usar essa energia e direcionar para seus projetos pessoais.

A relação com a família fica em foco também, onde irá perceber que é necessário ter tempo de qualidade com quem você ama.

Leão

Sua atenção estará mais voltada aos assuntos domésticos. Hora de cuidar mais da sua casa, fazer as reformas necessárias e até realizar uma mudança se esse for o seu desejo.

Virgem

Como o eclipse lunar nos convida a rever nossas questões internas, esse pode ser um bom momento para aproveitar a introspecção e focar sua atenção nos estudos.

É um bom período para programar uma viagem que irá contribuir muito para sua expansão.

Libra

Para os librianos é hora de desacelerar e perceber para onde a vida está te levando

É um bom momento para rever sua relação com o dinheiro e ter mais responsabilidade ao investir. Se organize primeiro para depois agir.

Escorpião

Este Eclipse vai influenciar diretamente na sua vida pessoal, na forma de enxergar a vida e nos padrões que precisam ser transformados para que possa seguir seu caminho, livre de questões internas mal resolvidas. Olhe para dentro e libere tudo que te impede de fluir tranquilamente.

Sagitário

Esse eclipse traz a necessidade de introspecção e é hora de cuidar da saúde como um todo, principalmente a saúde mental. Invista em tudo que eleva sua vibração e curta mais sua própria companhia.

Capricórnio

Hora de perceber se as pessoas que convivem com você contribuem de forma positiva na sua vida ou se é necessário romper relações com certas pessoas.

Esse eclipse trará mudanças importantes na sua vida social, te mostrando quem realmente é seu amigo e quem está prejudicando seu processo.

Aquário

Mudanças importantes na sua vida profissional podem acontecer com a influência do Eclipse Lunar.

Uma promoção ou uma vaga em outro trabalho podem ser a chance de crescimento que você tanto espera. Observe as oportunidades e esteja aberto ao que o Universo tem para te oferecer.

Peixes

Seu lado espiritual ficará ainda mais aflorado com a influência do Eclipse, por isso vale a pena investir seu tempo nos estudos e até mesmo na busca por um caminho espiritual que se conecte mais com você. Ouça e confie na sua intuição, essa será a melhor forma de tomar decisões mais assertivas.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana