Conteúdo/ODOC - Uma bebê de quatro meses morreu na tarde desta segunda-feira (19), em Cuiabá, após um episódio de engasgamento com leite materno. A ocorrência foi registrada por volta das 17h20 em uma residência particular da capital e passou a ser acompanhada pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa.
Segundo informações preliminares, a criança havia sido amamentada e, em seguida, colocada para descansar na cama. Pouco tempo depois, familiares perceberam que a bebê havia se engasgado e acionaram socorro médico.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi enviada ao local e realizou manobras de reanimação. Apesar das tentativas, a recém-nascida não apresentou resposta e o óbito foi confirmado ainda na residência.
Após a constatação da morte, o corpo foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito. A equipe da DHPP acompanhou os procedimentos de liberação e adotou as medidas de praxe previstas para esse tipo de ocorrência.
A Polícia Civil de Mato Grosso informou que o caso será apurado para esclarecimento das circunstâncias da morte. Laudos técnicos ainda são aguardados, mas, até o momento, não há indícios de crime relacionados ao episódio.
A ocorrência desta segunda-feira se soma a outros dois casos semelhantes registrados recentemente em Mato Grosso. Em um intervalo de cerca de 15 dias, ao menos três bebês morreram após episódios de engasgamento com alimentos.
No dia 6 deste mês, uma criança de um ano e oito meses morreu no município de Sorriso (420 km de Cuiabá) depois de se engasgar com um grão de milho de pipoca. Apesar do socorro, o bebê não resistiu.
Já no dia seguinte, 7 de janeiro, um bebê de um ano e 11 meses morreu após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá. Conforme o registro, a criança havia se engasgado com um pedaço de maçã e chegou a ser atendida pela equipe médica, mas o óbito foi confirmado na unidade de saúde.