Geral
Barreiras sanitárias começam a funcionar em Cuiabá nesta quarta-feira; veja os locais de funcionamento
Publicado
07/07/2020 - 10:00
As estruturas estão previstas para ocorrer ao longo de 7 dias, das 8h às 12h e das 13h às 17h [F-Ilustração]
As intervenções estão previstas para acontecer ao longo de 7 dias, nos seguintes horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Conforme a Diretoria de Vigilância em Saúde, a barreira sanitária entre Cuiabá e Várzea Grande não se faz necessária porque a cidade vizinha também deverá realizar a mesma medida nas suas demais entradas e saídas. A implantação das estruturas é uma estratégia adotada como forma de inibir o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).
Segundo o plano de ação, as barreiras sanitárias começarão a funcionar a partir da montagem das tendas das equipes nos locais definidos. Nessas barreiras, haverá a aferição de temperatura corporal e aplicação de questionário junto aos ocupantes dos veículos. Todos os casos serão registrados, principalmente os casos positivos de Covid-19, que serão notificados pela Vigilância Epidemiológica.
Estarão envolvidos nos trabalhos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar.
Além de evitar o contágio pelo novo coronavírus, as barreiras sanitárias visam ampliar a orientação da comunidade sobre os cuidados à Saúde e retardar o pico da pandemia, auxiliando a rede de alta complexidade a minimizar o colapso do sistema público de Saúde.
Desde março, quando surgiram os primeiros casos de Covid-19 em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro vem adotando medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. No entanto, conforme boletim epidemiológico emitido pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, “desde a confirmação do primeiro caso da COVID-19 em Cuiabá não apresenta atenuação no crescimento de casos e mortes”, o que justifica a realização de barreiras sanitárias como forma de conter o avanço da doença na capital.
Além disso, diante do alto risco de contaminação, o juiz José Luiz Leite Lindote, da 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública da Comarca de Várzea Grande, determinou a quarentena coletiva obrigatória em Cuiabá e estipulou uma série de medidas a serem adotadas, incluindo a barreira sanitária.

Geral
Cuiabá anuncia retomada das aulas nas redes particular e pública de ensino; veja datas
Publicado
26/01/2021 - 06:40
Rede particular retoma aulas a partir de março e rede pública em abril
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou nesta segunda-feira (25) a retomada das atividades escolares na rede pública municipal e privada, em sistema híbrido. A decisão consta no Decreto nº 8.315, que deve circular na edição da Gazeta Municipal de terça-feira (26). Com a publicação, as unidades educacionais devem, obrigatoriamente, apresentar à Prefeitura de Cuiabá um Plano Estratégico de Retomada Segura das Atividades.
O chefe do Executivo municipal explica que, na rede pública, a retomada deve ocorrer a partir do dia 8 de fevereiro, sendo fevereiro e março de forma remota e, em abril, na modalidade híbrida. Já para os estabelecimentos privados, no ensino fundamental e médio, o retorno pode acontecer, remotamente, no dia 1º de fevereiro e a partir de março com a adoção do sistema híbrido.
Tanto a rede pública quanto a privada devem observar o limite de 50% da capacidade total de cada sala de aula, bem como todas as medidas de biossegurança como, por exemplo, distanciamento entre as carteiras, disponibilidade de álcool 70% ou produto semelhante para higienização e uso de máscara, entre outras. Além disso, o aluno só poderá retornar mediante a assinatura, obrigatória, de um termo de autorização, por parte dos pais ou responsáveis.
“Nessa pandemia muitas angústias tem tomado conta da minha vida como gestor da Capital e como pai. Uma delas é a difícil decisão da retomada das aulas presenciais. De um lado, o colapso econômico de um dos setores que mais foi penalizado pela pandemia. Do outro, a necessidade de tomar decisões que resultem em um menor risco possível à população. Mas, é chegado o momento de implantar esse novo normal na rede de educação pública e privada”, comentou o prefeito.
No caso da Educação Infantil (de 0 a 5 anos e 11 meses), especificamente, o decreto autoriza o retorno 100% presencial, desde que seja também respeitada a limitação de 50% da capacidade de cada sala. Para o ensino técnico e profissionalizante e ensino superior, a determinação é de que, de 1º a 28 de fevereiro, as atividades ainda ocorram virtualmente e, a partir de 1º de março, no sistema híbrido.
O prefeito destacou que todas as medidas podem ser revistas, de acordo com o comportamento da pandemia da Covid-19, que segue sendo monitorado pela Prefeitura de Cuiabá. “Qualquer alteração que coloque em risco a saúde e vida das pessoas, especialmente das nossas crianças e profissionais da educação, essas medidas podem ser mudadas. Continuaremos acompanhando de perto e trabalhando para que esse novo normal aconteça com total segurança e responsabilidade”, pontuou Pinheiro.
Geral
Mesmo com aumento de casos, nenhum município de MT apresenta risco alto de contaminação para a Covid
Publicado
25/01/2021 - 18:35
Dezesseis municípios estão com risco moderado de contaminação da doença, entre eles, Cuiabá e Várzea Grande
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta segunda-feira (25) o Boletim Informativo n° 323 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.
O documento mostra, a partir da página 9, que 16 municípios do Estado configuram na classificação com risco “moderado” para o novo coronavírus. São eles: Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Cáceres, Alta Floresta, Barra do Garças, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Colíder, Primavera do Leste, Juara, Apiacas, Carlinda, Castanheira, Reserva do Cabaçal.
Outros 125 municípios estão na classificação “baixo”, indicado pela cor verde, e não apresentam altos riscos de contaminação. Isso significa que Mato Grosso não tem, nesta segunda-feira, nenhum município classificado com risco alto ou muito alto para o novo coronavírus.
O sistema de classificação que aponta o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos, é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.
Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES.
Recomendações aos municípios
Por meio do Decreto Estadual nº 522, de 12 de junho de 2020, o Governo de Mato Grosso faz diversas recomendações aos municípios classificados com risco baixo, moderado, alto e muito alto de contaminação pelo coronavírus.
As orientações para os municípios classificados como risco baixo são: evitar circulação de pessoas pertencentes ao grupo de risco, conforme definição do Ministério da Saúde; isolamento domiciliar de pacientes em situação confirmada de Covid-19 e quarentena domiciliar de pacientes sintomáticos em situação de caso suspeito para de Covid-19, entre outras.
Para os municípios classificados com o risco moderado de contaminação pelo vírus, o Governo recomenda a implementação e manutenção de todas as medidas previstas para o nível de risco baixo, além de quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias; suspensão de aulas em escolas e universidades.

Envie sua denúncia

MT tem o maior valor bruto da produção agropecuária no país com mais de R$ 134 bilhões; soja lidera

Pé na estrada: mochileira dá dicas para mulheres que querem viajar sozinhas

Bolsonaro nega volta e diz que auxílio emergencial “não é aposentadoria”

GOL prepara aviões com escudos do Palmeiras e Santos para final da Libertadores

Conheça Elisa Fava: a quarta integrante do reality show Beleza GG
Política MT


Salários do Estado continuarão sendo pagos dentro do mês trabalhado e 13º em duas parcelas; confira o calendário
O governador Mauro Mendes divulgou, na tarde desta segunda-feira (25), o calendário de pagamento do salário dos servidores públicos estaduais...


Governador promete acelerar ritmo de investimentos através do Programa MT Mais
O governador Mauro Mendes (DEM), aproveitou as entregas no final da semana passada de maquinários e outros itens para a...


Senadores garantem R$ 16 milhões em emendas para saúde e pavimentação em Várzea Grande
Demonstrando relação institucional com todos os parlamentares federais, sejam senadores ou deputados federais, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat,...
Policial


Maquinário e 3 mil litros de óleo são apreendidos em área de desmatamento ilegal
Assessoria/Polícia Civil-MT Na última semana, a Delegacia de Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá) em apoio a...


Suspeito de furtar conveniência de posto de combustíveis é preso em flagrante pela Polícia Civil
Assessoria/Polícia Civil-MT A Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (DERF) de Várzea Grande prendeu em flagrante na manhã desta segunda-feira...


Polícia Civil incinera 1,2 tonelada de entorpecente apreendidos em 2020
Assessoria/Polícia Civil-MT A Polícia Civil de Alto Taquari (479 km ao sul de Cuiabá) incinerou nesta segunda-feira (25.01) 1,2 tonelada...
Mato Grosso


Dezesseis municípios estão com risco moderado de contaminação pela Covid-19 em MT
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta segunda-feira (25.01) o Boletim Informativo n° 323 com o panorama da situação...


Educação vai investir em infraestrutura e área pedagógica
Os investimentos em infraestrutura das escolas, na área de tecnologia e na área pedagógica para 2021 e 2022 foram detalhados...


Segunda-feira (25): Mato Grosso registra 209.004 casos e 4.993 óbitos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (25.01), 209.004 casos confirmados da Covid-19 em...
Esportes


Palmeiras realiza treino tático antes do confronto com o Vasco
Rony foi a novidade do treino (Foto: Cesar Greco/Palmeiras) O Palmeiras se reapresentou na manhã desta segunda-feira (25), na Academia...


Fluminense tem 61% de aproveitamento em clássicos no Brasileirão
No domingo (24), o Fluminense fez o seu último clássico no Campeonato Brasileiro de 2020. Diante do Botafogo, em São...


Avaí e América já se enfrentaram 17 vezes na Série B
Na história – De acordo com o pesquisador e Presidente do Conselheiro do Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e América-MG se...
Entretenimento


Mesmo com italianos torcendo contra, Dayane é finalista do ‘Grande Fratello’
Reprodução Dayane Mello é finalista do ‘Big Brother’ da Itália O ‘Grande Fratello VIP’, versão italiana do ‘Big Brother’, anunciou na...


Flay desmente que Lucas Selfie deu em cima do namorado dela
Reprodução/Instagram Flay desmente que Lucas Selfie deu em cima do namorado dela Flay disse que um influencer deu em cima...


DNA pode ser extinto em reformulação do ‘Programa do Ratinho’, segundo colunista
Reprodução/Instagram Ratinho deve se despedir de um dos quadros mais populares do seu programa, o “Teste de DNA” De acordo...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso20/01/2021 - 16:28
Valtenir Pereira consegue em Brasília garantia da ANM para nova licitação sobre PLGs e tranquiliza cooperativas de garimpeiros em MT
-
Policial20/01/2021 - 16:25
Falsa médica é flagrada pela Polícia Civil fazendo botox e harmonização em clínica em Cuiabá
-
Registro Geral19/01/2021 - 12:38
Por conta da família e de olho nas empresas, Frical não vai disputar eleição no ano que vem
-
Esportes21/01/2021 - 16:27
Em Porto Alegre, América inicia preparação para jogo contra o Confiança
-
Registro Geral22/01/2021 - 15:46
Jayme é acusado de “sentar em cima” do processo das rachadinhas para proteger filho de Bolsonaro
-
Cuiabá22/01/2021 - 21:11
Nota oficial sobre o retorno das aulas presenciais na rede pública e privada de Cuiabá
-
Registro Geral19/01/2021 - 12:55
Emanuelzinho pode recuar para deputado estadual e mirar presidência da AL, em 2022
-
Saúde21/01/2021 - 13:22
Ação judicial derruba o aplicativo ‘kit covid’ de Bolsonaro e Pazuello