conecte-se conosco


Nacional

Baleias cercam embarcação na Bahia: é gigante, pai; veja o vídeo

Publicado


source
baleia
Reprodução

Baleia assustou pescadores na Bahia

Os mergulhadores e pescadores Geovane Santos da Silva e Carlos Geovane tinham acabado de mergulhar e estavam se preparando para pescar, no último domingo (13), quando um grupo de baleias orcas cercou o barco dos dois e assustou os pescadores. Os vídeos são do jornal ‘Correio’.

A situação inusitada aconteceu há cerca de 12 km da costa da Praia da Espera, que fica na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador. Como é possível ver no vídeo, os animais acompanharam a embarcação por um período. Segundo os pescadores, as baleias chegaram a quebrar e derrubar um isopor que estava dentro do barco.

“A gente mergulhou e, logo depois, íamos pescar de linha. Já tinha percebido há alguns dias o ‘silêncio’ no mar. Mergulho há 42 anos. Vejo de tudo que você pode imaginar: tubarão, baleia jubarte, etc. Mas aquelas ali chega fiquei frouxo”, contou Geovane ao jornal ‘Correio’, da Bahia.

“Quando a gente terminou de mergulhar, do barco eu olhei e disse: ‘Olha uma baleiazinha ali’. Aí quando meu filho olhou, falou: ‘Meu pai, não é uma baleia jubarte, não. É uma orca’. Elas começaram a se aproximar lentamente, a se acostumar com a embarcação”, completou.



publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nacional

INSS: TRF suspende liminar que impedia volta de peritos ao trabalho presencial

Publicado


source
Prédio do INSS
Agência Brasil

O TRF-1 declarou válidas as inspeções já feitas pelo governo e garante a legitimidade das convocações de peritos feitas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho

Nesta quinta-feira (24), o  Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu a  liminar concedida nesta ontem pela Justiça Federal, que impedia o retorno dos médicos peritos aos atendimentos presenciais em agências do INSS e proibia a administração pública de punir quem não atendesse à convocação. A medida atende a um pedido do governo federal.

Com isso, o TRF-1 declarou válidas as inspeções já feitas pelo governo e garante a legitimidade das convocações de peritos feitas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

421 peritos médicos compareceram às agências do órgão ontem, para atender a população. Porém, eram esperados 763 servidores da categoria, ou seja, 342 não apareceram, apesar de terem sido convocados.

O secretário Bruno Bianco alertou publicamente que quem não voltasse teria o ponto cortado, com reflexos na remuneração no fim do mês.

Nova decisão

Na decisão de hoje, o magistrado criticou o juiz de primeira instância e afirmou que a liminar “contrariou o princípio da separação dos poderes” e interferiu “substancialmente” nas funções da administração pública no planejamento das perícias médicas a cargo do INSS.

De acordo com Betti, a primeira decisão também interferiu na competência do órgão de aplicar medidas de correção disciplinar de servidores dos seus quadros, “prejudicando, ao fim e ao cabo, a própria continuidade do serviço público essencial de análise dos requerimentos de concessão dos benefícios previdenciários e assistenciais”.

O desembargador ainda disse que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) “vem reconhecendo a existência de ofensa à ordem pública” quando há essa interferência indevida. Betti também destacou que a Perícia Médica Federal é um serviço público essencial e que a sua atividade é fundamental na prestação de serviços à população.

Continue lendo

Nacional

Blogueiro ofende Pazuello e manda recado a Bolsonaro: “Nunca mais me ligue”

Publicado


source
Allan dos Santos
O Dia

Allan dos Santos usou seu Twitter para demonstrar sua instaficação.

O blogueiro Allan dos Santos acusou, na manhã desta quinta-feira, por meio de suas redes sociais, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, de ‘traidor e canalha’. A irritação do blogueiro veio após o governo publicar portaria retirando obrigatoriedade de médicos acionarem a polícia em caso de aborto e o oferecimento de exames de ultrassom antes da interrupção da gravidez.

Ele afirma que Pazuello desprezava Bolsonaro e só teria aceitado apoiá-lo por pedido do vice-presidente, General Hamilton Mourão.

Dono do blog governista “terça-livre”, Allan também disse ter mandado uma mensagem ao Presidente Bolsonaro (sem partido) dizendo para que nunca mais o ligasse.


O que muda com a nova portaria

A nova portaria é praticamente igual a anterior, mas com mudanças em pontos que tinham gerado polêmica, como a mulher ser forçada a fazer um ultrassom para ver o feto e a obrigatoriedade do médico em acionar a polícia.

Com as mudanças, o governo dividiu a responsabilidade com os demais profissionais de saúde responsáveis pelo estabelecimento e retirou a obrigatoriedade.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana