conecte-se conosco


Mato Grosso

Balanço: Batalhão Ambiental resgatou 13 animais silvestres e apreende armas, pescado e madeira irregular

Publicado

Durante o feriado prolongado de carnaval (21 e 26.02), policiais do Batalhão Especializado de Proteção Ambiental da Polícia Militar (BPMPA) intensificaram suas ações em todo o Estado. Foram 13 animais silvestres resgatados, 43 exemplares de pescado irregular apreendidos, além de armas de fogo, redes, tarrafas e madeira ilegal.

As ações de fiscalização integram o reforço policial promovido pela Operação Carnaval, deflagrada de forma integrada com todos as Força de Segurança Pública, na última sexta – feira (21.02), em Mato Grosso.

Nesse período, a fiscalização foi intensificada nas áreas urbana e rural de todo Estado.  Foram realizadas 38 barreiras de patrulhamento e 117 localidades visitadas pelos policiais militares ambientais, em prol do combate e repressão à prática de crime ambiental.

Em uma ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a operação apreendeu uma grande quantidade de madeira serrada irregular. O material estava sendo transportado em uma carreta, na quarta – feira (26.02), na cidade de Rondonópolis.

O Batalhão de Proteção Ambiental atendeu 17 denúncias, algumas das ocorrências se tratava de resgate de animais silvestres.  Treze animais foram resgatados, entre eles um macaco da espécie sagui e uma capivara, as duas ocorrências foram atendidas em menos de 24 horas, em Cuiabá.  

O primata foi encontrado por moradores do bairro CPA IV. O animal havia levado um choque em uma cerca elétrica de uma residência. O bicho foi atendido, encaminhado a clínica veterinária, mas não resistiu às graves queimaduras nas patas.  

Já no bairro Bela Vista, uma moradora acionou os policiais para retirar a capivara que havia entrado em sua residência. A capivara foi capturada e em seguida solta na natureza. As duas ocorrências foram registradas no sábado de carnaval (22.02). 

Mais de 43 exemplares de pescado irregular foram apreendidos. Em uma dessas apreensões, a PM, em vistoria a um rancho no último domingo (24.02), apreendeu 19 peças de pescado das espécies cachara e pintado.  

Duas armas de fogo, doze redes de pesca, cinco tarrafas, quatro motores e três embarcações também foram apreendidos. Ao todo o Batalhão de Proteção Ambiental aplicou 13 autos de infração e 19 autos de inspeção. Mais de 550 veículos foram vistoriados, 1.086 pessoas abordadas pelos militares. 

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Escolas da Capital ainda disponibilizam vagas para ensino fundamental e médio

Publicado

Mesmo com o término da matrícula web, algumas escolas da rede estadual ainda oferecem vagas e os pais ou responsáveis nem precisam se dirigir à escola – basta fazer uma ligação telefônica e reservar a vaga. É o caso da Escola Estadual Plena Antônio Epaminondas, no bairro da Lixeira.

São vagas das séries finais do ensino fundamental – do 7º, 8º e 9º ano – e todo o ensino médio. O Ensino é integral e o aluno terá, além das disciplinas da base comum, iniciação científica, projeto educacional cultural e prática esportiva.  

“Basta ligar para o telefone 3322 2377 e realizar a pré-matrícula”, informa o coordenador da área de linguagem, Jackson Regis.

Para os pais ou responsáveis que procuram vagas para o 6º ano do ensino fundamental, período vespertino, a opção é EE Estadual André Luiz da Silva Reis, no bairro Consil. A escola disponibiliza o whatsapp da escola para fazer a matrícula – 9-9962-8027.

“Temos uma escola centralizada, próximo ao viaduto do CPA, localizado numa área nobre, sem ruas de grandes movimentos. E uma qualidade de ensino que todos conhecem”, destaca o diretor José Romildo Gonçalves.

Caso os pais queiram vagas em outras regiões de Cuiabá, deverão entrar em contato com a Assessoria Pedagógica da Capital pelo telefone 3624-9788 que irá providenciar a vaga. 

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Em menos de 24 horas, PM frustra três tentativas de furto a banco em Cuiabá e VG

Publicado

Em menos de 24 horas, a Polícia Militar frustrou três tentativas de furto a banco na região da baixada cuiabana, da manhã de domingo (29.03) até a madrugada desta segunda-feira (30.03). Um homem foi preso e duas malas repletas de ferramentas utilizadas para invadir a agência e explodir cofres e caixas eletrônicos foi apreendida nas ações.

Nesta segunda-feira, por volta das 03h30, policiais do 3º Batalhão da PM averiguaram uma tentativa de furto a banco na Rua Pará, no bairro CPA II. Na checagem, a equipe verificou que um caixa eletrônico já havia sido danificado. Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram acionados e fizeram uma varredura em busca de artefatos explosivos no estabelecimento. Outra equipe segue em diligência em busca dos suspeitos.

Um pouco antes da ocorrência no bairro CPA II, policiais do Batalhão Rotam foram acionados a dar apoio as equipes do 2º Comando Regional de Várzea Grande, na mesma situação, uma tentativa de furto a banco, desta vez, na Avenida Couto Magalhães. 

A polícia cercou o local e prendeu em flagrante um homem de 28 anos que contou que ele e mais dois comparsas iriam explodir os dois cofres da agência, mas ao perceber a chegada dos policiais, fugiram do local. Os policiais encontraram o buraco feito pelos suspeitos para entrar na agência e apreenderam uma maleta que o suposto trio teria abandonado em cima do telhado do banco. Nas malas os policiais encontraram diversas ferramentas como mantas térmicas, esmerilhadeira, martelete, corda, alicates dentre outros objetos.

Outra tentativa de furto a banco foi impedida por policiais do 4ª Companhia Independente da PM, no domingo (29.03). Eles foram acionados para verificar uma situação de incêndio a uma agência bancária localizada na Avenida Fernando Correa, na capital.

No local, os policiais constataram que alguns caixas eletrônicos estavam pegando fogo e perceberam um artefato explosivo no chão do estabelecimento. De imediato, os policiais solicitaram apoio de uma equipe do Bope e da Polícia Federal. A PM fez a retirada do artefato explosivo do saguão do banco e equipes seguiram em buscas dos suspeitos.

Das três ocorrências registradas nestas últimas, duas delas receberam apoio das equipes do Batalhão Rotam da PM. O comandante da unidade especializada, tenente-coronel Paulo Cesar explica que regiões bancárias e comerciais, por serem muito visadas por criminosos, são monitoradas constantemente para frustrar ações criminosas.

Policiais Militares em frente a uma agência bancária nesta madrugada de segunda – feira (30.03), no CPA II, em Cuiabá.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana