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Avaliação: E-Pace é um Jaguar, mas tem instinto de guepardo

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Motor Show


Jaguar E-Pace
Divulgação

Abaixo do focinho de F-Type, o Jaguar E-Pace esconde ótima dirigibilidade entre os SUVs premium esportivos

O easter egg
– um desenho “escondido” no para-brisa – mostra mãe e filhote e denuncia: o Jaguar E-Pace é cria do F-Pace. Como um filhote de jaguar.O “baby-SUV” compartilha plataforma com o Range Rover Evoque e tem visual (muito) inspirado no do esportivo F-Type para ser uma “pedra no sapato”, pelo preço, de rivais como Audi Q5, Volvo XC60, Mercedes-Benz GLC e BMW X2/X3.

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No Brasil, o Jaguar E-Pace
é vendido com 249 cv nas configurações Pure, por R$ 233.800, e na R-Dynamic S, por R$ 251.300, ambas já avaliadas por aqui – e que agora viraram flex. Ja essa nova R-Dynamic SE, só a gasolina, tem 300 cv e custa R$ 282.600.A dianteira tem um “olhar” intimidador: para-choque com generosas tomadas de ar e grade do radiador avantajada. Na traseira, lanternas horizontais ao estilo do cupê F-Type. O caimento do teto, também meio de cupê, reforça o espírito esportivo.

Diferentemente do Evoque
, com vocação off-road, o E-Pace nasceu para o asfalto. O botão de partida pulsa em vermelho, de novo como no F-Type
, e dá vida ao 2.0 turbo. Essa versão, recalibrada, possui alterações no turbocompressor para ganhar potência. Os 300 cv inspiram uma tocada esportiva e os 40,8 kgfm de torque estão disponíveis de 1.200 a 4.500 rpm.

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Todo esse poderio é entregue de maneira progressiva e, embora o SUV pese quase duas toneladas (ele não utiliza a moderna arquitetura de alumínio do fabricante), arranca com vontade graças à tração integral, após breve turbolag
.

Jaguar E-Pace mostra suas garras

O câmbio automático ZF tem nove marchas.Há quatro modos de condução, que mudam as respostas do acelerador, trocas de marchas, rigidez dos amortecedores e da direção (que poderia ser mais precisa, mesmo no modo Dynamic). As suspensões copiam bem o piso e impedem a carroceria de rolar nas curvas.

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Plantado no chão, ele não tenta sair de frente ou de traseira. Bom para um SUV com 20,4 cm de vão livre e 1,65 m de altura.A posição de dirigir alta ajudar a enxergar o que há na frente, mas a visibilidade traseira não é boa – como no Evoque. O Jaguar E-Pace
é o primeiro Jaguar com a nova geração de head-up display
, com projeção a laser, e central multimídia tem tela tátil de 10 polegadas. Há, ainda, assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência e monitores de pontos cegos e de fadiga.



Ficha técnica:

Jaguar E-Pace R-Design SE P300

Preço básico:
R$ 233.800
Carro avaliado:
R$ 282.600
Motor:
4 cilindros em linha 2.0, 16V, duplo comando variável, turbo, injeção direta
Cilindrada:
1.997 cm3
Combustível:
flex
Potência:
300 cv 5,500 rpm
Torque:
40,8 kgfm de 1.200 a 4.500 rpm
Câmbio:
automático sequencial, nove marchas
Direção:
elétrica Suspensões:
MacPherson (d) e multilink (t)
Freios:
disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração:
integral
Dimensões:
4,395 m (c), 1,984 m (l), 1,649 m (a)
Entre-eixos:
2,681 m
Pneus:
255/50 R20
Porta-malas
:
577 litros
Tanque:
68 litros
Peso:
1.832 kg
0-100 km/h:
6,4s
Vel. máxima:
243 km/h
Consumo cidade:
6,3 km/l
Consumo estrada:
8,8 km/l
Emissão de CO²:
191 g/km
Nota do Inmetro:
D
Classificação na categoria:
D (Utilitário Esportivo Grande 4×4)

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VW  Taos vai bem em teste de colisão, ao contrário da dupla Fiat Argo e Cronos

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VW Taos ganha nota máxima de 5 estrelas em teste de segurança no Latin NCAP, que adotou novos critérios
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VW Taos ganha nota máxima de 5 estrelas em teste de segurança no Latin NCAP, que adotou novos critérios

De acordo com o último levantamento do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, Latin NCAP, o primeiro veículo a ganhar 5 estrelas sob o novo protocolo foi o SUV Volkswagen Taos.

Fabricado na Argentina e no México, VW Taos conta seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como itens de série e graças a isso e a outros fatores que envolve a segurança.


Além desses, outros diversos fatores contribuíram para que o SUV da marca alemã atingisse 90,2% em Proteção de Ocupantes Adultos, 89,90% em Proteção de Ocupantes Infantis, 60,61% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85,04% em Sistemas de Assistência à Segurança.

Falta de airbags laterais, além de problemas na estrutura foram citados na avaliação do Fiat Cronos, conforme o Latin NCAP
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Falta de airbags laterais, além de problemas na estrutura foram citados na avaliação do Fiat Cronos, conforme o Latin NCAP

Em contrapartida, o Fiat Argo e Cronos com apenas dois airbags frontais e sem ESC padrão, ganhou zero estrela. Ambos atingiram 24,37% em Proteção de Ocupantes Adultos, 9,91% em Proteção de Ocupantes Crianças, 36,91% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% em Sistemas de Assistência à Segurança.

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Tanto o representante da VW quanto os da Fiat foram submetidos a testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres e no caso em especial do da VW, impacto lateral de poste, já que o modelo conta com airbags de proteção lateral e proteção lateral de cabeça como equipamento padrão.


Em nota oficial, a Stellantis informou apenas que todos os seus veículos cumprem as recomendações e normas homologatórias vigentes ligadas à segurança.

Por sua vez, o presidente do comitê de direção do Latin NCAP , Stephan Brodziak disse que “não fosse pelo Latin NCAP, não poderíamos ter conhecimento da baixa segurança que o Fiat Argo/Cronos oferece não só aos consumidores, mas também a todas as pessoas que circulam nas ruas. Chamamos a atenção para que a Fiat tenha carros mais seguros”, conclui o executivo.

Fonte: IG CARROS

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Triumph lança série especial da Tiger 900 de 1 milhão de vendas

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Triumph Tiger 900 1M: modelo que completa 1 milhão de unidades produzidas na frente da fábrica na marca na Inglaterra
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Triumph Tiger 900 1M: modelo que completa 1 milhão de unidades produzidas na frente da fábrica na marca na Inglaterra

A britânica Triumph é uma das fabricantes mais tradicionais da Inglaterra. Fundada em 1902, a empresa agora comemora a fabricação da sua milionésima Tiger 900.

Para comemorar o marco, a Triumph também aproveitou para celebrar os 31 anos de abertura de sua linha de montagem, após o seu ressurgimento ao mercado, em 1990.

Com o intuito de mantê-la em atividade, a marca inglesa com sede em Hinckley  está comemorando a marca de 1 milhão de unidades produzidas.  Para não deixar essa data importante passar em branco, a Triumph resolveu lançar uma série limitada da Tiger 900.

Assim ‘nasceu’ a Tiger 900 Rally “1M” , referindo-se à produção de 1 milhão de unidades. Esteticamente, o modelo conta com emblema da marca e os dizeres “Celebrando Um Milhão 1990-2021” em inglês. Já a cor predominante é a prata com detalhes em vermelho.

A Tiger 900 Rally Pro “IM” foi apresentada na sede da Triumph, em Hinckley (Inglaterra), pelo CEO Nick Bloor, na semana passada e será exibida no Motorcycle Live Show , que ocorre de 4 a 12 de dezembro em Birmingham, antes de assumir residência permanente na Factory Visitor Experience.

Fonte: IG CARROS

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