conecte-se conosco


Mato Grosso

Autocuidado: como ele pode ajudar a prevenir doenças ao manter em equilíbrio a saúde do corpo e da mente

Publicado

Neste domingo (24.07), é celebrado o “Dia Internacional do Autocuidado”, data idealizada e implementada, em 2011, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de se manter constantemente atenta aos cuidados com a saúde.

Como o próprio nome diz, o autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para promover a si uma melhor qualidade de vida. Com a pandemia da covid-19, muito foi divulgado sobre a importância do equilíbrio entre a saúde do corpo e da mente para a prevenção de doenças.

Segundo relatório da OMS, houve um aumento de 27,6% dos casos de transtorno depressivo grave no mundo durante o primeiro ano da pandemia. Também em 2020, foi possível constatar 25,6% mais casos de transtornos de ansiedade a nível mundial.

Nesse sentido, é importante fazer escolhas e construir hábitos que influenciam positivamente no equilíbrio dessa balança, conforme explica o psiquiatra Alberto Augusto Iglesias Ferreira, médico credenciado ao Instituto Mato Grosso Saúde (MT Saúde) e que atende no Hospital São Mateus, em Cuiabá.

“Principalmente nesta época de pandemia, os casos de ansiedade, depressão, crises de pânico e burnout aumentaram demais. Além do cuidado da saúde física é muito importante cuidar da saúde mental”, avalia o psiquiatra.

No entanto, como nem sempre é fácil colocar o discurso em prática e para ajudar os seus beneficiários a praticarem o autocuidado, o MT Saúde, com a ajuda do profissional credenciado, listou três mudanças simples, mas com grande potencial para fazer a diferença no seu dia a dia.

Alimente-se bem. A alimentação reflete diretamente em nosso corpo, afetando a disposição, o aspecto da pele, a resistência das unhas e até o brilho dos cabelos, assim como outras questões. Portanto, atentar-se para a alimentação é o primeiro passo para ter uma vida mais saudável.

Faça atividades físicas. Apesar de muitas pessoas terem uma vida sedentária, é imprescindível que os exercícios físicos façam parte do estilo de vida. Ficar muito tempo sentado ou deitado pode causar problemas futuros nas articulações, nos músculos e na coluna de forma precoce. Encontre uma atividade física que te proprocione bem-estar.

Cultive a espiritualidade. Seja através da religião, da prática de yoga, meditação ou qualquer atividade que cultive um encontro consigo ou com algo maior, cultivar a espiritualidade tem uma grande influência no seu bem-estar geral e na prevenção de doenças. Para começar, você só precisa ter um lugar silencioso e de 5 minutinhos.

Veja aqui a listagem de todos os profissionais e especialidades credenciadas ao MT Saúde. Outras informações com a Central de Atendimento pelo telefone  (65) 3613-7700 ou e-mail: [email protected]

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mato Grosso

Sorrisenses conquistam 34 medalhas no Campeonato Estadual Adulto de Atletismo e Etapa Sub16

Publicado

Os medalhistas competiram em dois Campeonatos Estaduais Caixa de Atletismo

No final de semana (13 e 14), a delegação composta por 53 integrantes de atletas, treinadores e monitor participaram do Campeonato Estadual Adulto e Etapa do sub 16, em Cuiabá. 15 equipes de todo Estado estiveram nas competições.
 Os sorrisense do Atletismo voltaram com um número significativo de medalhas sendo:18 ouro, 10 prata 06 de bronze – total 34 medalhas nas diversas modalidades.

Acompanharam os atletas os treinadores: Audtia Fragoso, Milka Juliano, Marcos Flademir, Daniele Sousa e o monitor Geraldo Wesley.
As competições, promovidas pela Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), em parceria com o Governo do Estado e demais apoiadores.

O Atletismo de Sorriso tem o apoio da Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer que também conta com a parceria da Sicredi Celeiro MT/RR. 

Confira os medalhistas abaixo:

SUB 16 

Ouro 

Augusto – Pentatlo

Gabriel – 300 C/ barreiras

Carlos – 100 C/ barreiras

Gabriel – Salto Triplo

Mariana – Salto em Distância

Prata

Luis Miguel – Martelo

Carlos – Pentatlo

Eduardo – Dardo

Gabriel – 100 C/ barreiras

Ana – 80 C/ barreiras

Bronze

Pedro – 100 C/ barreiras

Luan – Salto Triplo

ADULTO: 

Ouro

Luiz Victor – Salto Triplo

Ionane linhares – 200 e 100 C/ barreiras

Karoline – Peso

Daniele – Disco

Geraldo – 400m

Isabelle – 400m e 800m

Matheus – 100m e 200m

Leticia dardo e altura

Revezamento 4×100 masculino

Prata

Tainara – 100 m

Ana Vitória – 200m e 400m

Daniele – Peso

Maira – salto triplo

Bronze 

Karoline – Disco

Daniele – Martelo

Eduardo F -100m

Lidiane -400m

 

 

Fonte: Prefeitura Sorriso

Continue lendo

Mato Grosso

Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta sobre documentos obrigatórios para inscrições do Condomínio Águas do Cerrado

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta para a documentação obrigatória para efetuar inscrições do Condomínio Águas do Cerrado que serão do dia 22 de agosto a 22 de outubro. É imprescindível que os interessados, que fizeram o agendamento, compareçam no dia e hora marcados, no Departamento de Habitação, na avenida Mato Grosso, na rotatória da Rosa Mística, bairro Jardim das Palmeiras.

No ato da inscrição, o não cumprimento das obrigatoriedades ou a falta de qualquer documento exigido no edital implicará na NÃO realização da inscrição.

Para a inscrição, a documentação ORIGINAL obrigatória, é RG e CPF ou CNH válida, comprovante de estado civil – Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou Certidão de Casamento com Averbação do Divórcio – conforme for o caso, comprovante de endereço atualizado e no nome do proponente (conta de água, energia, fatura de cartão de crédito, fatura de internet), comprovante de renda atualizado – renda familiar de R$ 2 mil a R$ 7 mil (três últimos holerites), ou declaração de Imposto de Renda do último exercício, comprovante de tempo de moradia, conforme consta no edital; se for PcD, apresentar laudo médico que comprova a situação.

Como parte dos critérios, os interessados não podem possuir restrições no CPF. É obrigatório que todos os componentes (irmão, cônjuge – união estável, pai, filho, etc), que comprovem a renda junto com o interessado, compareçam de forma presencial no dia da inscrição, portando todos os mesmos documentos legíveis e originais, conforme citado no edital.

Importante salientar que a realização da inscrição e a classificação do candidato no programa não garante a aprovação de crédito perante o agente financeiro, visto que é necessário o preenchimento de critérios da instituição financeira operadora e do programa do Governo Federal Casa Verde e Amarela.

Para aqueles que tiveram restrições no cumprimento das obrigatoriedades e não conseguiram finalizar sua inscrição, se ainda houver interesse do candidato/proponente, tendo o período para agendamento de inscrição encerrado, será realizado um novo agendamento para data final do período de inscrição, após atendimento de todos os previamente agendados.

Se no reagendamento ainda faltar documento, apresentar documentação ilegível ou possuir restrição financeira no CPF, não será mais possível fazer inscrição, pois o reagendamento será feito apenas uma única vez.

O agendamento on-line e presencial do Condomínio Águas do Cerrado, que é uma etapa obrigatória do projeto, segue até o dia 21 de agosto. Presencialmente, o agendamento é feito no Departamento de Habitação. E pelo site, é preciso preencher o CPF e a data de nascimento, sendo direcionado a uma página onde terá que escolher a data e o horário para fazer a inscrição. O link é: http://habitacao.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/agendamento.

Fonte: Ascom Prefeitura Lucas do Rio Verde / Gabriela Corsino

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana