conecte-se conosco


Várzea Grande

Audiência pública apresentará novo projeto de atenção social a crianças e adolescentes de Várzea Grande

Publicado

Um novo projeto coletivo que integra as políticas públicas de educação, assistência social e saúde, visando aumentar as oportunidades de educação integral para crianças e adolescentes de Várzea Grande, será apresentado à sociedade nesta quinta-feira, 24 de outubro, a partir das 9h, em audiência pública no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

Denominado “Territórios Conectados: Educam”, o projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social por meio da Coordenação da Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande e terá apoio da Fundação Itaú Social com previsão para ser executado em 2020.

“A Rede de Territórios Educativos é composta por 12 organizações, sendo quatro governamentais e oito não-governamentais. Ela existe em Várzea Grande desde 2015 oportunizando atividades de contra – turno para crianças e adolescentes do nosso município. Como, uma das metas é sempre ampliar esta proposta pedagógica em tempo integral, surgiu o projeto ‘Territórios Conectados: Educam’, que além de fortalecer a ação em rede dessas instituições vai integrá-las às políticas públicas já existentes no município através da educação, assistência social e saúde. Queremos que a sociedade conheça esse projeto que irá garantir o protagonismo das nossas crianças e adolescentes transformando o tempo e o espaço delas em diferentes contextos educacionais”, avalia a secretária municipal de Assistência Social, Flávia Luiza Coelho de Lannes Omar.

Para a representante da Coordenação da Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande, Josandra Carmona Mendes, construir um projeto de educação integral que contemple práticas contextualizadas e inovadoras é um desafio para redes e associações de todo o país. “O projeto tem que focar na garantia do desenvolvimento dessas crianças e adolescentes nas suas dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural e esta rede reúne organizações e áreas públicas especialistas na educação integral em diferentes contextos educacionais. Vale à pena participar e conhecer nossa nova proposta”, convida a coordenadora Josandra.

A Coordenação da Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande é composta pelas Secretarias Municipal de Assistência Social, de Defesa Social, de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, de Saúde, Associação Caminhando para mais um sonho (ACAMIS), Pastoral da Mulher Marginalizada (PMM), Associação Várzea-grandense Madre Tereza de Calcutá (CENPHRE), Associação Várzea-grandense Pró Atividades Esportivas (AVA), Rotary Internacional Distrito 4440, Centro de Equoterapia Nativo, Associação Civil Abaiuc e a Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas em seus Sentimentos (LÍRIOs).

Assunto: Audiência Pública – Apresentação do projeto “Territórios Conectados: Educam”

Dia: Quinta-feira, 24 de outubro

Horas: 9h.

Local: Câmara Municipal de Vereadores, localizada na Avenida Alzira Santana, nº 1741, bairro Água Limpa, Várzea Grande.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Várzea Grande inicia no dia 1º de outubro ações de enfrentamento ao Câncer de Mama

Publicado


.

28/09/2020    9

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Saúde, terá programação especial e diferenciada durante a celebração do Outubro Rosa 2020. Devido à pandemia da Covid-19, a abertura oficial programada para acontecer no dia 1º de outubro, será realizada de acordo com todos os protocolos de biosegurança, com o distanciamento entre as pessoas, uso de álcool em gel e máscara facial.

A ação será um momento para discutir sobre a importância das ações de prevenção e promoção à saúde da mulher no Município em tempos de pandemia e objetivando  estimular a importância de se fazer anualmente a monografia e desta forma, se obter um diagnóstico precoce do câncer de mama, preservando a integridade e a saúde da mulher.

O evento acontece em frente ao Paço Couto Magalhães a partir das 17h30 e não haverá neste ano o Abraço Rosa. Na programação haverá momentos de reflexão e depoimentos, além da apresentação cultural com alunos da Escola Municipal de Educação Básica Professora Salvelina Ferreira da Silva, do Coral dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, da Banda Municipal e desempenho do Projeto Social Caderno II.

Será um ato de solidariedade às pessoas que fazem o tratamento da doença, e o alerta para que um número maior de mulheres façam exames preliminares e que estão disponíveis no município durante todo o ano.

Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos, o Outubro Rosa se tornou uma bandeira de luta e um ato importante não somente pelo simbolismo do mês de outubro, mas por causa do incentivo de diversas ações que promovem o alerta à população sobre essa questão da saúde da mulher, além da abertura na Rede SUS do município na atenção especial às mulheres com mais exames preventivos e de diagnóstico da doença, e na própria Rede SUS  se diagnosticar a doença imediatamente a paciente será  encaminhada para o tratamento.

“Infelizmente ainda há muitas mulheres que desconhecem as ações preventivas contra o câncer de mama e do colo de útero, por isso é importante que sejam feitos movimentos para que o maior número de mulheres sejam informadas e que saibam que a prevenção pode salvar muitas vidas, e que no município existe uma Rede Organizada para atendimento e diagnóstico, e a disponibilização de exames preventivos”, afincou a prefeita..  

O secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes informa que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão uma programação exclusiva de segunda à sexta-feira, com atividades educativas sobre o tema, além de exames e coletas de preventivos, autoexame da mama, solicitação de mamografia, consultas médicas, educação em saúde, rastreamento do câncer de mama e informações para o público feminino.

“Mas para que não haja aglomeração nas unidades de saúde, haverá agendamento para as participantes de cada bairro, tanto para o acesso aos exames quanto para as palestras educativas. Cada Unidade adotará a melhor estratégia, para evitar aglomeração, e as participantes deverão usar máscara facial”.

Programação: Em todas as unidades haverá exames disponíveis e palestras educativas e informativas. No dia 2 de outubro a Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Isabel, inicia às atividades. A programação segue no 5 de outubro na Unidade de Saúde do bairro Marajoara no período da manhã . Já no mesmo dia no período vespertino as atividades acontecerão no Centro de Saúde da Cohab do Cristo Rei

No dia 6 as ações acontecem na Policlínica do bairro 24 de Dezembro

No dia 7 na Policlínica do Cristo Rei

Dia 8 UBS do Jardim Glória; dia 9 no UBS do Parque do Lago; dia 13 no UBS do Água Limpa; dia 14 no UBS do Ouro Verde; dia 15 no UBS do Nossa Senhora da Guia; dia 16 no UBS da Passagem da Conceição; dia 19 na USF Água Vermelha; dia 20 na USF do Aurília Curvo; dia 21 no USF do Capão Grande; dia 22 USF do Manaíra; dia 23 USF da Manga; 27 USF do São Mateus; 28 no USF do Souza Lima, 29 no USF do Unipark e no dia 30 no USF da Vila São João.

Histórico: O mês de outubro é mundialmente conhecido como Outubro Rosa e é a realização de uma promessa. Nos Estados Unidos, Suzan G. Komen foi vítima do câncer de mama na década de 80. Sua irmã, Nancy Brinker prometeu seguir adiante com a batalha contra o câncer de mama, e foi a responsável pela criação da Ong Susan G.Komen for the Cure. O berço da criação do laço rosa, da corrida pela cura e do Outubro Rosa.

Atualmente, a Ong é reconhecida mundialmente e é considerada a mais importante nos Estados Unidos no combate ao câncer de mama. Atua em mais de 60 países auxiliando nas pesquisas, divulgação de saúde comunitária e programas especiais.

No Brasil a campanha Outubro Rosa é realizada desde 2002. O objetivo da campanha é alertar as mulheres e a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em 2011, a campanha passou a abordar sobre o câncer de colo do útero. Já o primeiro monumento a receber as luzes rosa foi o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo de ano de 2002.

Por: Katia Passos – Secom/VG

Continue lendo

Várzea Grande

Praça do bairro Vila Sadia revitalizada ganha ar modernizado e volta aos torneios de vôlei de praia

Publicado


.

28/09/2020    0

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, entregou na noite de sexta-feira, 25 de setembro, a revitalização da praça “Edmar Ribeiro da Silva” no bairro Vila Sadia, região do grande Cristo Rei. Conhecida entre os desportistas do vôlei de praia por possuir uma quadra de areia, a praça de 3.071 m² teve suas quadras poliesportiva, de areia e de bocha, reformadas e cercadas com alambrados, além de ganhar um chuveiro público para após a utilização da quadra de areia.

O espaço de lazer também ganhou pista de caminhada sinalizada, academia ao ar livre, mesas com bancos para jogos de tabuleiros, espaço para apresentações culturais, pintura nova e decorativa com jogos para o desenvolvimento motor das crianças, paisagismo com gramado e palmeiras em volta da quadra de vôlei de praia, caminho decorativo em pedras para jardim, calçamento novo, lixeiras e bancos.

“Este espaço totalmente reconfigurado mostra o comprometimento da gestão na melhoria na qualidade de vida da população. Demonstra também que não nos preocupamos somente em fazer as obras, nos preocupamos com as vidas das pessoas, pois, quando modernizamos um espaço público como este, melhoramos a qualidade de vida das pessoas. Temos que comemorar muito com essas melhorias. Estamos muito honrados e felizes por mais uma obra entregue na cidade e que pudemos colaborar. Estamos juntos, pois certamente entregaremos ainda outras obras ao longo da gestão, seja na área de saúde, asfalto, educação, saneamento e de infraestrutura em geral. Quem ama cuida”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos durante a entrega.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, está é a 12ª praça revitalizada e entregue à sociedade na atual gestão. “O trabalho de reconstrução a praça é resultado dos esforços das secretarias de Obras, Educação, Serviços Públicos, Administração do Cristo Rei e Gabinete da Prefeita. União que resultou em uma reforma aguardada por mais de 20 anos pelos moradores da Vila Sadia. A associação de moradores bem como a população local ajudou na reforma apontando suas prioridades, a exemplo a reforma da quadra de bocha, que foi um pedido dos moradores aposentados e também o chuveirão, solicitado pelos jovens que utilizam a quadra de areia. Também trabalhamos com palmeiras para completar o paisagismo da modalidade vôlei de praia. Com certeza essa é uma das mais belas praças da cidade”, disse o secretário.

Para o presidente da Associação de Moradores da Vila Sadia e diretor comercial dos Correios e Telégrafos, Edilson Francisco, a praça trará mais que lazer e esporte à comunidade. “Com certeza trouxe valorização imobiliária para o entorno. Utilizaremos o espaço não somente para os torneios esportivos, mas também para feiras e eventos, a exemplo das exposições do Clube do Carro Antigo de Mato Grosso e até para o entretenimento dos funcionários dos Correios que ficam aqui ao lado”, disse.

Segundo o superintendente de esportes do município, Jadir Pereira, além de orientação à pratica esportiva e de exercícios através do programa “Qualidade de Vida” onde professores de educação física visitam as praças públicas e orientam a sociedade principalmente na utilização das academias ao ar livre, já está previsto para o próximo ano a inserção da modalidade ‘vôlei de areia’ nos jogos estudantis municipais. “Agora temos uma quadra com dimensões oficiais para a prática e traremos os estudantes para aprender. Também já estão previstas para as segundas, quartas e sextas-feiras a presença dos professores de educação física aqui nesta praça para orientar a população na prática de exercícios físicos”.

O presidente da Federação dos Atletas de Vôlei de Praia de Mato Grosso, Ricardo Queiroz prestigiou a inauguração e além de estrear a quadra anunciou eventos federados a serem realizados no local. A atleta profissional e arbitra profissional de vôlei de praia, Daniele Rodrigues, também jogou a partida de inauguração da quadra e afirmou que a reforma da quadra é um incentivo ao esporte.

HOMENAGEM – A praça antes conhecida apenas por ‘Vila Sadia’, recebeu o nome de praça “Edmar Ribeiro da Silva”. Falecido em 1991, Edmar era morador do bairro e jovem que gostava da prática de esportes. “Meu irmão era uma pessoa alegre e, por isso, após sua morte incentivamos a prática de esportes e até realizamos vários torneios nesta praça. Recebemos atletas de Mato Grosso do sul, Goiás e até de São Paulo. O torneio aqui ganhou destaque e essa quadra já integra o circuito anual de vôlei de praia estadual. Estão presentes aqui hoje meu pais com 82 anos e minha mãe com 76 anos. Com certeza sentimos muitas saudades do Edmar e essa homenagem é especial. Agradeço em nome da família”, falou o juiz de direito Edilson Ribeiro, irmão do homenageado.

A quadra de bocha leva o nome de um morador o Sr. “Tranquilo Pires”, morador também já falecido do bairro. Segundo o presidente do bairro, Edilson Francisco, a pratica do esporte bocha é conhecido por ser jogado pelos aposentados e idosos, mas atualmente tem recebido a adesão de jovens também. “Nossos aposentados terão prioridade nos torneios, mas é claro estará à disposição de toda a comunidade, inclusive os jovens”.

POPULARES – O morador Celso Cajuru aprovou a reforma e acrescentou que o espaço de lazer atenderá também moradores de bairros vizinhos. “Ficou ótima. Gostei da pista de caminhada. Com certeza moradores dos bairros próximos como Manga, Alameda, Construmat, Vista Alegre e Dom Orlando Chaves também frequentarão aqui.

Maria Auxiliadora, afirmou que vai utilizar toda a semana e deve trazer o neto. “Trabalho aqui perto em uma  policlínica e sempre que sair do trabalho virei caminhar e fazer exercícios. E, sempre que puder trarei meu neto para brincar”.

ASFALTO E ILUMINAÇÃO – Além da revitalização da praça, a prefeita Lucimar Sacre de Campos entregou na noite de sexta-feira (25) o recapeamento de todas as ruas da Vila Sadia.  

“As ruas do bairro foram 100% recapeadas, ao todo foram cerca de 1,8 km de extensão o que representa pelo menos R$ 800 mil. Além da sinalização viária, horizontal e vertical, e a instalação de luzes de led em todos os postes do bairro”, informou o secretário de Viação e Obras, Luiz Celso de Moraes.

A gestora também anunciou durante a entrega que já teve início o serviço de recapeamento de todas as ruas do bairro Cristo Rei. “Recapearemos nos próximos dias todas as ruas do bairro Cristo Rei. Queremos levar qualidade de vida aos cidadãos e valorização imobiliária à cidade. Para isso, temos hoje, o maior programa de asfaltamento de vias públicas que o município de Várzea Grande já recebeu. Até o final deste ano serão 200 km de novas ruas e avenidas pavimentadas além de 100 km em recapeamento”, destacou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.  

A entrega contou também com a participação do coral “Canto e Encanto” da escola municipal de Educação Básica “Salvelina Ferreira da Silva”, e da banda municipal.

 

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana