Conteúdo/ODOC - A decisão de suspender as aulas nas escolas públicas municipais de Cuiabá nesta quinta-feira (17), véspera do feriado de Sexta-Feira Santa, gerou críticas por parte da comunidade escolar e motivou uma manifestação oficial da Associação Mato-grossense dos Pais de Alunos das Escolas Públicas e Particulares do Estado de Mato Grosso (ASSOMAPA), que saiu em defesa do prefeito Abilio Brunini (PL).
Em nota divulgada nesta quarta-feira (16), a ASSOMAPA diz que a situação gera "preocupação com a suspensão das aulas", destacando que a medida impacta diretamente a rotina de milhares de famílias que dependem das escolas como espaço seguro para seus filhos. A associação afirmou que a paralisação ocorre em uma data que não é feriado oficial e defendeu uma revisão urgente do calendário escolar.
A entidade elogiou a postura do prefeito Abílio, que trouxe o tema ao debate público e criticou a suspensão das atividades. O prefeito classificou como inadequada a manutenção de paralisações em dias úteis sem previsão legal, destacando que a cidade precisa se adaptar às novas demandas sociais. “É inadmissível que tenhamos paralisações em dias úteis sem justificativa legal clara, apenas porque sempre foi assim. A cidade mudou, as famílias mudaram, e precisamos rever essas práticas com urgência”, afirmou Brunini.
A ASSOMAPA endossou a crítica do gestor, destacando que os servidores da educação estão apenas cumprindo o calendário aprovado pela gestão anterior e que, embora a legislação seja respeitada, o modelo atual já não atende de forma justa a realidade da maioria das famílias cuiabanas.
A nota também menciona que as escolas particulares estarão fechadas na mesma data, seguindo a convenção coletiva de trabalho da categoria. A associação solicitou aos sindicatos do setor privado que considerem revisar essa cláusula em futuras negociações, para melhor conciliar os interesses da categoria com as necessidades das famílias.
Por fim, a ASSOMAPA se colocou à disposição da gestão municipal para contribuir na elaboração de um calendário escolar mais equilibrado, contínuo e sensível à realidade social local.