conecte-se conosco


Cuiabá

Assistência Social mantém atendimento aos trabalhadores do Aterro Sanitário com a entrega de 350 cestas básicas

Publicado

A equipe de abordagem da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realizou a entrega de 350 cestas básicas e kits de higiene aos trabalhadores do Aterro Sanitário. A ação integra o pacote de benefícios eventuais realizado pela Prefeitura de Cuiabá, sempre na última sexta-feira do mês.

Além daqueles colaboradores que já estão cadastrados para recebimentos dos kits mensalmente, os que estão presentes no ato da distribuição também recebem. “Por ser um público rotativo, a cada mês esse número vem aumentando. Para se ter uma ideia, no final do mês de setembro, entregamos 350 benefícios. Já nesse mês de outubro, foram 408 famílias atendidas”, disse a coordenadora de Proteção Especial da Atenção Especial, Fabiana Soares.

Júlio Martins Pereira, 54 anos, recebe o benefício desde o início. Viúvo recente, perdendo a esposa para o Covid-19, com um filho pequeno de07 anos, tem uma deficiência na perna, o que o impede de executar atividades pesadas. Com isso, sua renda mensal é de cerca de  R$ 700. “Essa ajuda da Prefeitura é fundamental pra mim. Que o prefeito Emanuel Pinheiro continue fazendo ações solidárias como essa. Tem muita gente dependendo da caridade do poder público. Que Deus de saúde pra que o prefeito continue fazendo ações humanizadas”, declarou o trabalhador.

Desde o início da pandemia do coronavírus, em março de 2020, uma série de medidas preventivas e de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social foram adotadas pela gestão Emanuel Pinheiro. Dentre os beneficiados com os serviços socioassistenciais, estão os trabalhadores do Aterro Sanitário.

“A Política Assistencial do Município prevê justamente isso, promover qualidade de vida ao maior número de pessoas vulneráveis da capital”, afirmou Fabiana.

Além da entrega das cestas, é feito o trabalho de inclusão das famílias no Cadastro Único – CadÚnico das pessoas que se encontram no local todas as vezes que a ação acontece. “O objetivo é promover a inclusão social, por meio dos serviços socioassistenciais, assegurando os mínimos sociais a essa população. Todas as vezes levamos uma equipe técnica do CRAS, que atendem os cidadãos esclarecendo acerca dos serviços que são disponibilizados na rede da Assistência Social no município. A cada vinda nossa aqui, percebemos que o número de famílias está aumentando. Iniciamos com 279 famílias, hoje já são mais de 350”, complementou a coordenadora.

“Essa ação demonstra o compromisso da Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Assistência Social com a população que mais precisa do apoio e atenção do poder público. Trata-se de uma gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira dama Márcia Pinheiro que trabalha diuturnamente para oferecer melhores condições de vida ás pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social de Cuiabá”, finalizou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira. 

 

 

Fonte: link

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Emanuel lembra indicação feita como vereador e destaca virada de página com a implantação da coleta seletiva

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro classificou a entrega de quatro caminhões para coleta seletiva como uma virada de página na política de serviços urbanos da Capital. Nesta quarta-feira (06), por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), a Prefeitura de Cuiabá deu início ao planejamento de implantação da atividade no município. O plano está dividido em três fases e é executado em parceria com cooperativas de reciclagem.

“Estamos virando a página da política de serviços urbanos na nossa capital. O desenvolvimento sustentável é uma marca da nossa gestão. E essa entrega desses quatro caminhões é um divisor de águas e vai dar ainda mais condições para a realização de uma atividade fundamental nesse processo que implantamos na Prefeitura. Estamos fortalecendo a transformação e o avanço na destinação final dos nossos resíduos sólidos”, disse Emanuel.

O chefe do Executivo também destacou que o trabalho de coleta seletiva já é uma realidade em grandes cidades do Brasil e do mundo e, dessa forma, Cuiabá não poderia ficar fora dessa lista. Ele lembrou ainda que em seu primeiro mandato como vereador pela Capital foi responsável por apresentar uma indicação para implantação do serviço, entendendo já na época a importância da iniciativa para a cidade.

“Fui até Curitiba conhecer quais eram os grandes lançamentos para o meio ambiente e a coleta seletiva era o ponto alto. Na época, apresentei uma indicação pedindo para que Cuiabá começasse a ter esse trabalho também. Passaram-se 32 anos e agora, como prefeito da minha cidade natal, estamos consolidando essa missão. Uma atividade que o meio ambiente agradece e a qualidade de vida da população também”, completou.

O diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, enfatizou que a aplicação da política de sustentabilidade nas ações desenvolvidas pelo Município é uma marca da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, que desde o primeiro mandato tem incentivado essa prática. Para o diretor-geral, a entrega dos quatros caminhões fortalece o trabalho das cooperativas e possibilita que Cuiabá continue avançando no processo de modernização.

“Esses quatro caminhões possuem equipes qualificadas para fazer o recolhimento dos resíduos e potencializar o trabalho das cooperativas. Esse é o início efetivo e organizado da coleta seletiva. O avanço na sustentabilidade é um compromisso que o prefeito assumiu com a cidade. Em todas as reuniões com os secretários, ele enfatiza que a sustentabilidade faz parte da cartilha do plano de governo e nós estamos seguindo essa orientação”, contou Júnior Leite.

Também participaram do ato simbólico o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas José Roberto Stopa, representantes das cooperativas de catadores de recicláveis Coopemar, CooperUnião, Acamarc e Corepan.

AS TRÊS FASES

A primeira fase de implantação da coleta seletiva passa a valer já a partir do lançamento feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro nesta quarta-feira (06). Nesta etapa, a Limpurb disponibiliza quatro caminhões e novas equipes para fortalecer a atuação nas rotas que são atendidas pelas cooperativas. Atualmente, o serviço alcança condomínios, empresas privadas e comunidades pontuais da cidade.

A segunda fase desse programa começará no mês de agosto e prevê a criação de 12 ecopontos, que servirão como mais uma opção à população para descarte correto de lixo. As estruturas serão criadas pelo Município, administradas em parceria com as cooperativas, e divididas em seis regiões, contemplando o perímetro urbano e também a zona rural.

Segundo o planejamento montado pela Limpurb, a terceira fase deve ser colocada em prática ainda neste ano. Esse último estágio, consiste na implantação gradativa da coleta seletiva domiciliar, incluindo de forma coordenada todos os bairros da cidade que já são atendidos pela coleta convencional de lixo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Em palestra no Fórum das Cadeias Produtivas da 54° Expoagro, Secretaria de Turismo destaca ações

Publicado

Os projetos e ações em execução pela  Secretaria Municipal de Turismo de Cuiabá foram apresentadas durante o Fórum das Cadeias Produtivas da 54° Expoagro, na terça-feira (5), pelo coordenador técnico da pasta, João Eduardo de Sá, que representou o secretário municipal de Turismo, Zito Adrien. 

“Foi uma palestrada voltada para turismo, empreendedorismo e fomento. Trouxemos os parceiros do Sebrae e Senac para que pudéssemos apresentar o detalhamento das ações e reforçar nossa  integração. O Sebrae está envolvido, ao lado da Secretaria do Turismo, no projeto de ordenamento do turismo do Coxipó do Ouro. O  Senac, com a parte de capacitação profissional  e  parcerias como Viva o Feriado em Cuiabá,  a Semana da Índia. A Secretaria  está prestando contas à sociedade sobre os trabalhos. Na palestra, destacamos ainda sobre o aplicativo do Portal do Turismo Cuiabá, uma ferramente de incentivo ao segmento atendendo a uma determinação do Emanuel Pinheiro. 
 
Ainda durante os debates, a analista Técnica e Gestora de Turismo do SEBRAE Mato Grosso, Marisbeth Maria Gonçalves, repercutiu uma pesquisa que descreve mudanças no perfil do viajante. Cerca de 84% acreditam ser importante entender sobre a cultura do local que estão visitando enquanto 73% querem experimentar de perto as tradições dos povos locais.  Ainda, que os turistas também estão preocupados com a economia das cidades que visitam. “O estudo mostra que 76% dos viajantes querem garantir que seus gastos serão devolvidos em benefícios a população”, explicou ela. 
 

No estande montado pela Prefeitura de Cuiabá, os visitantes encontrarão informações sobre os principais pontos turísticos da capital, rede de hotelaria, gastronomia, entre outros. No espaço, também estará disponível o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel, além de um banner com o QR Code  possibilitando o acesso ao aplicativo Turismo Cuiabá por meio do Google Play Store, Apple Store e também pelo site http://turismo.cuiaba.mt.gov.br.

 A estrutura, que visa potencializar o segmento turístico, conta com parceiros como a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Mato Grosso (ABIH-MT), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT),Associação Brasileira dos Profissionais de Turismo (ABBTUR-MT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Mato Grosso (ABAV-MT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e outros.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana