Conteúdo/ODOC - O advogado Rodrigo de Figueiredo, assessor jurídico do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), voltou a ser preso na manhã desta quarta-feira (26) durante a Operação Vertigem, deflagrada pela Polícia Civil, apontado como integrante de um grupo criminoso especializado no tráfico de drogas sintéticas em Cuiabá.
Rodrigo já havia sido detido em março de 2024, na Operação Doce Amargo 3, quando policiais apreenderam na casa dele eletrônicos e documentos ligados à atividade criminosa. As investigações atuais, conduzidas pela Delegacia de Repressão a Narcóticos (Denarc), começaram em 2023 a partir desse material.
Segundo a Polícia Civil, o grupo comercializava ecstasy, MDMA e LSD — conhecidos como “bala”, “roda” e “doce” — além de substâncias como “loló”, lança-perfume e clorofórmio. Os investigadores identificaram uma rede de fornecedores ligada ao servidor, incluindo o principal alvo da Vertigem: um traficante cuiabano que vive no Paraguai, de onde enviava as drogas para o Brasil.
As apurações apontam ainda que o assessor do TJ atuava como organizador de grupos de rateio para aquisição de entorpecentes entre pessoas de alto poder aquisitivo, obtendo lucro com a intermediação.

A Operação Vertigem cumpre nove mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, expedidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias – polo de Cuiabá. As diligências ocorrem em Cuiabá e no Rio de Janeiro.
O objetivo, segundo a Polícia Civil, é desarticular completamente o esquema e identificar outros possíveis envolvidos.
Rede Renorcrim
A ação integra a Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), que reúne delegados e promotores de todo o país. A rede é coordenada pelo Ministério da Justiça, via Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e atua na formulação de estratégias de inteligência para combater organizações criminosas de forma permanente.