Conteúdo/ODOC - A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, no início da tarde desta segunda-feira (22), o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2026, que prevê receita e despesas do Estado no valor de R$ 40,7 bilhões. A votação ocorreu durante a última sessão legislativa do ano.
A deliberação só foi concluída após pedido de vista feito mais cedo pelo presidente da Casa, Max Russi (PSB), e pelo deputado Valdir Barranco (PT). Com o retorno da matéria ao plenário, Max Russi declarou o projeto aprovado, sem detalhar o número de votos favoráveis, contrários ou eventuais ausências.
Na sequência, os parlamentares analisaram emendas apresentadas em destaque pelos deputados Wilson Santos, Lúdio Cabral e Janaina Riva. Nenhuma das propostas foi acolhida pelo plenário.
A votação do orçamento foi marcada por pressão do Legislativo sobre o Executivo estadual, comandado pelo governador Mauro Mendes (União), para garantir o empenho integral das emendas parlamentares antes do encerramento de 2025. A previsão é de que o governo estadual pague R$ 624,8 milhões neste ano referentes a essas emendas.