PROGRAMA CAPTURA

Assassino de PM e mais sete integram lista nacional de criminosos foragidos de MT

· 1 minuto de leitura
Assassino de PM e mais sete integram lista nacional de criminosos foragidos de MT

Conteúdo/ODOC - O Ministério da Justiça e Segurança Pública incluiu oito criminosos de Mato Grosso na lista nacional de foragidos de alta periculosidade. A relação foi divulgada nesta segunda-feira (8) pelo Programa Captura, que busca integrar forças policiais e acelerar a localização de suspeitos considerados prioridade máxima.

Entre os nomes está o de Raffael Amorim de Brito, acusado de assassinar o sargento da Polícia Militar Odenil Alves Pedroso, de 47 anos, em 28 de maio de 2024.

O militar chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal de Cuiabá, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante cirurgia.

Outro procurado de destaque é Gilmar Reis da Silva, o Vovózona, apontado como líder de facção criminosa. Ele fugiu do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, em julho de 2023.

Também está na lista Jonas Souza Gonçalves Júnior, conhecido como Batman, considerado o terceiro na hierarquia de uma facção. Ele rompeu a tornozeleira eletrônica três dias após ser colocado em regime semiaberto e está foragido desde então.

Completam a relação outros integrantes de facções envolvidos em homicídios, roubos e outros crimes graves:

Brhendow Olliom Bispo Moreira

- Leonardo Dias de Araújo

- Marítssa Ingridy da Silva Rodrigues

- Pedro César de Jesus

- Tiago Teixeira da Silva

Programa Captura

Coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o Programa Captura reúne atualmente 216 foragidos indicados por órgãos de segurança de todos os estados. A lista é atualizada regularmente, conforme prevê a Portaria MJSP nº 570/2023, e reúne criminosos considerados de alto risco para a população.

O objetivo é ampliar o compartilhamento de informações entre as polícias e agilizar prisões em todo o país.