conecte-se conosco


Nacional

Argentina vai às urnas domingo em eleições primárias

Publicado

Agência Brasil

Os argentinos vão às urnas neste próximo domingo (11) para definir os partidos e candidatos habilitados a participar das eleições gerais, em outubro. Desde as 8h da manhã desta sexta-feira (9), estão proibidos no país quaisquer atos de campanha.

Leia também: Tribunal do Equador determina prisão preventiva de ex-presidente

A votação de domingo é conhecida como Paso (Primárias, Abertas, Simultâneas e Obrigatórias) e serve como uma pesquisa nacional para definir os principais concorrentes às eleições de 27 de outubro.

O processo, além de definir quem serão os candidatos a presidente e vice-presidente, servirá para apontar os candidatos a renovar um terço do Senado (24 vagas) e a metade das cadeiras da Câmara dos Deputados (130). Em algumas províncias, como Buenos Aires, serão definidos ainda os candidatos a governador. Apenas poderão concorrer às eleições as forças políticas que conquistarem, pelo menos, 1,5% dos votos.

Esse tipo de votação – Paso – é realizado sempre no segundo domingo de agosto e funciona como um filtro, pois elimina as candidaturas que não alcancem o piso de 1,5% dos votos.

A votação, em curso entre as 8h e as 18h, é obrigatória para todos os argentinos com idade entre 18 e 70 anos que estão registrados no sistema eleitoral. A participação é optativa apenas para os jovens de 16 e 17 anos e para os maiores de 70 anos.

Leia também: Eduardo Bolsonaro diz que realizará “intenso e árduo trabalho” como embaixador

Cerca de 34 milhões de eleitores estão habilitados para votar nas 185 mil urnas distribuídas pelo país, em mais de 14 mil colégios. De acordo com as Forças Armadas, haverá 90 mil efetivos para garantir a segurança e a tranquilidade nas votações.

As eleições são consideradas “abertas”, pois não exigem filiação partidária, e todos os cidadãos podem participar. São “simultâneas” porque se realizam no mesmo dia em todo o país.

Na disputa pela Presidência da República, há uma polarização entre os que querem a reeleição do atual presidente, Mauricio Macri , e os que querem o retorno de Cristina Kirchner, desta vez como candida a vice-presidente na chapa de Alberto Fernández .

De acordo com informações do governo, o resultado deve ser divulgado ainda no domingo, antes da meia-noite.

Leia também: Trump diz ter recebido carta ‘muito bonita’ de Kim Jong-un

As eleições gerais estão marcadas para 27 de outubro. Se houver segundo turno, será no dia 24 de novembro. O novo governo assumirá no dia 10 de dezembro.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nacional

VÍDEO: Criança é filmada pendurada em janela de edifício em Niterói

Publicado


source
VÍDEO: Criança é filmada pendurada em janela de edifício em Niterói
Reprodução

VÍDEO: Criança é filmada pendurada em janela de edifício em Niterói

Uma criança foi flagrada – na tarde da última terça-feira (07) – pendurada em uma janela de um prédio em Niterói, na Região Metropolitana do  Rio de Janeiro. Pelo vídeo, é possível notar o desespero dos cinegrafistas ao filmar o menor se segurando na moldura de vidro, no segundo andar do edifício. Veja:

Um dos moradores do apartamento em frente grita: “O garotinho está na janela, moça. O filho da senhora está na janela. Vai para o quarto, gente. Misericórdia”.

Após o ocorrido, três pessoas que encontravam-se na varanda do apartamento entram correndo e retiram a criança da janela.


Internautas reagiram à publicação do vídeo nas redes sociais. Um dos espectadores afirmou: “Graças a Deus terminou tudo bem. Aguenta coração”. Outro lembro da importância de medudas de segurança: “”Ainda bem que tinha tela de proteção!”.

Continue lendo

Nacional

Céu encoberto e garoa marcam a quarta-feira em São Paulo

Publicado


source
Previsão do tempo São Paulo
Governo do Estado de São Paulo

Previsão do tempo São Paulo

O tempo permanece úmido na capital paulista. Na madruga e no início da manhã a temperatura fica em torno dos 15ºC nesta quarta-feira (08). O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) divulgou que a mínima será de 15ºC e a máxima de 21ºC.

No período da tarde, o sol aparece por pouco tempo. No começo da noite o tempo volta a ficar nublado e pode chuviscar na cidade também. A umidade do ar em São Paulo oscila entre 50% e 95%.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana