A Federação Mato-grossense de Judô (FMTJ) realiza, neste sábado (1), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), o seminário de Arbitragem, com a presença do árbitro olímpico André Mariano.
Voltado para árbitros, técnicos, professores e atletas, o evento ocorre no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, a partir das 8h da manhã.
Todas as associações federadas de Mato Grosso participarão e o evento será aberto para as categorias a partir do sub 18. Professores, técnicos e atletas.
André Mariano, uma das principais referências em arbitragem do mundo, sendo membro da Federação Internacional de Judô (IJF). Esteve nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, do Japão e da França. Nesta última ele arbitrou a final dos pesos pesados entre o francês Teddy Riner e o sul-coreano Kim Min-jong.
“Essa é mais uma grande ação da Secel e da Federação Mato-grossense de Judô. Isso mostra o quando nosso estado está trazendo o que há de melhor no cenário mundial do esporte para nossos atletas. O objetivo é um só, fazer com que eles se desenvolvam e conquistem pódios cada vez mais altos”, afirma o presidente da FMTJ, Fernando Moimaz.
O diretor de arbitragem da Federação Mato-grossense de Judô, sensei Fábio Nogueira, que é um dos coordenadores do evento, destaca a bagagem de conhecimento que André Mariano traz para Cuiabá.
“Ele já foi eleito o melhor árbitro olímpico. Devido ao seu grande empenho nas competições internacionais, foi convidado a fazer parte da diretoria da Federação Internacional. Hoje ele é o principal nome de arbitragem, conhecido a nível nacional e internacional”, destaca Nogueira.
Segundo Fábio, o seminário é uma oportunidade de ampliação de conhecimento.
“No evento contaremos com todas as associações federadas de Mato Grosso. Um evento gratuito que a FMTJ está realizando com a SECEL para que o conhecimento seja de acesso a todos e que possam levar para frente. Isso quem ganha é o judô do estado. Pois teremos essa bagagem e conhecimento”, finaliza sensei Fábio Nogueira.