conecte-se conosco


Política Nacional

Aprovada homenagem ao Frei Egídio Moscini: ‘Patrono do Agricultor Familiar’

Publicado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta quarta-feira (22) o projeto de lei (PL) 4.550/2021, que declara o Frei Egídio Maria Moscini “Patrono do Agricultor Familiar Brasileiro”. Do senador Esperidião Amin (PP-SC), a matéria recebeu relatório favorável do senador Eduardo Gomes (PL-TO) e segue para a Câmara dos Deputados.

Amin destaca o serviço prestado por Frei Egídio, que oferecia conselhos espirituais e orientações sobre técnicas de agricultura familiar de subsistência, tendo exercido forte influência em Santa Catarina. “A trajetória do frei marcou a vida de todos que cruzaram seu caminho, principalmente pela sua sabedoria e humildade. Deixou em todos que o conheceram a marca beneditina de oração e trabalho”, disse o senador.

Eduardo Gomes ressaltou que, além de ter atuado por quase três décadas em favor dos pequenos agricultores, Frei Egídio ajudou na formação de padres e prestou educação formal para muitas pessoas carentes. “Não há dúvida de que a proposta é certamente justa e meritória”, afirmou o relator.

Frei Egídio

Egídio Moscini nasceu em Valentano, na Itália, em 1884. Em 1905, com 21 anos, ingressou na Ordem dos Servos de Maria. Ele chegou ao Brasil em 1921, após uma viagem de cerca de três meses até Rio Branco. Em seguida, foi enviado para a cidade do Rio de Janeiro, onde serviu a Comunidade Religiosa dos Servos de Maria. Em 1947, foi transferido para o município de Araranguá (SC). Em 1952, foi para o Seminário de Turvo, também em Santa Catarina, onde ficou até seu falecimento em agosto de 1976, aos 92 anos de idade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política Nacional

CMA terá audiência pública antes de votação de regras para os bioinsumos

Publicado

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) apresentou relatório favorável ao projeto que institui um marco jurídico para os bioinsumos (PL 3.668/2021). Antes da votação da proposta na Comissão de Meio Ambiente (CMA). O projeto, do senador Jaques Wagner (PT-BA), estabelece regras para fabricação e uso dos bioinsumos, capazes de diminuir o consumo de agrotóxicos. Não houve consenso quanto ao projeto, porém, e foi concedida vista coletiva. Presidente da CMA, Jaques Wagner concordou com a realização de audiência pública, como sugerido pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT).

Fonte: Agência Senado

Continue lendo

Política Nacional

CMA recebe relatório do Fórum da Geração Ecológica com 26 sugestões de projetos

Publicado

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou nesta quarta-feira (29) o relatório do Fórum da Geração Ecológica, criado por iniciativa do presidente do colegiado, senador Jaques Wagner (PT-BA), para discutir propostas para o fomento de uma nova economia. Durante um ano, o grupo discutiu temas como bioeconomia, cidades sustentáveis, economia circular, indústria e uso e preservação da terra. São 26 sugestões de projetos de lei sobre estes assuntos, elaborados com a participação de especialistas de vários setores. As propostas serão encaminhadas à Secretaria Geral da Mesa. O documento aprovado pela CMA será apresentado aos demais senadores em solenidade no Salão Negro, às 14h desta quarta.

Fonte: Agência Senado

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana