WILSON FUÁH

Aprenda com a dualidade da vida

· 1 minuto de leitura
Aprenda com a dualidade da vida

A vida é marcada pela dualidade entre o bem e o mal, o erro e o acerto, a ofensa e o perdão.

Aprender a equilibrar essas forças é essencial para amadurecer atitudes e construir relacionamentos mais saudáveis. Entre o ofensor e o perdoador existem estágios distintos de evolução humana. Enquanto um ainda reage pela agressão e pela negação do outro, o perdoador já compreendeu que a aceitação é um ato de crescimento interior.

Dar o primeiro passo é fundamental; dar o segundo, com humildade, é sinal de evolução. As derrotas fazem parte do processo e servem como aprendizado, não como condenação.

O erro está em usar uma posição de destaque para humilhar ou ferir quem ficou para trás. O verdadeiro avanço está em agir sem ressentimentos e sem autopromoção.

Em um mundo marcado por divisões, o ensinamento de Jesus permanece atual: oferecer a outra face, não como fraqueza, mas como escolha consciente de humildade e perdão. Vencer, afinal, é saber que o imprevisível pode nos colocar tanto na derrota quanto na vitória — e que a elegância está na forma como lidamos com ambas.  

Wilson Carlos Fuah Escritor, cronista e observador atento da vida política e social de Mato Grosso, é graduado em Ciências Econômica. Fale com o Autor[email protected]