UNIÃO BRASIL

Após reunião, Mauro reafirma apoio a Pivetta e libera Jayme para viabilizar candidatura para 2026

· 2 minutos de leitura
Após reunião, Mauro reafirma apoio a Pivetta e libera Jayme para viabilizar candidatura para 2026
Reunião aconteceu na noite dessa segunda-feira, seis dias após jantar com Pivetta com lideranças e que não teve participação do senador [Foto – Mayke Toscano]

Conteúdo/ODOC - O deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) afirmou, em entrevista ao programa Resumo do Dia, da TV Cuiabá, que o governador Mauro Mendes (União) deu liberdade ao senador Jayme Campos (União) para decidir qual cargo pretende disputar nas eleições de 2026. Segundo Botelho, Jayme está liberado para trabalhar tanto uma eventual candidatura ao Palácio Paiaguás quanto à reeleição no Senado.

“Apoio pessoal [de Mauro a Otaviano Pivetta] sim, mas o partido vai tomar essa decisão lá na frente. Mauro liberou o Jayme para trabalhar o que ele quiser ser: governador ou senador”, disse Botelho durante a entrevista exibida na noite desta segunda-feira (14).

A fala do deputado acontece após uma reunião a portas fechadas na sede do Governo do Estado, realizada também na noite de segunda-feira, que teve como objetivo amenizar o clima de insatisfação no grupo liderado por Jayme Campos dentro do União Brasil.

A ausência do senador em um jantar político que consolidou a pré-candidatura do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) ao governo em 2026 havia gerado desconforto entre aliados.

Estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco e Júlio Campos, o próprio Botelho e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia. A avaliação nos bastidores é que o União Brasil ainda não fechou posição oficial sobre a sucessão estadual e que qualquer decisão só será tomada após as eleições municipais deste ano.

“O importante agora é nós trabalharmos unidos nessa construção. O partido tem a decisão que vai ser tomada lá na frente. Vamos primeiro trabalhar no alicerce do partido, que são as candidaturas a deputados estadual e federal”, completou Botelho.

Jantar com apoio a Pivetta

A pré-candidatura de Pivetta foi reforçada publicamente na semana passada, durante um jantar promovido pelos irmãos Blairo e Eraí Maggi, em uma chácara em Cuiabá. O encontro contou com a presença de lideranças de peso, como o governador Mauro Mendes, o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), o deputado federal Marcos Pereira (Republicanos), presidente nacional da sigla, além de parlamentares estaduais e federais.

Nos bastidores, aliados de Jayme Campos interpretaram a ausência do senador no jantar como um sinal claro de insatisfação com a articulação em torno de Pivetta — feita sem o aval do grupo político de Várzea Grande.

Apesar do apoio declarado por Mauro ao seu vice, Botelho reforçou que a manifestação é de caráter pessoal e que o União Brasil terá liberdade para decidir os rumos da legenda na eleição estadual de 2026.