ACIMA DA INFLAÇÃO

Após reunião com deputados da base, governador aumenta índice da RGA dos servidores para 5,40%

· 1 minuto de leitura
Após reunião com deputados da base, governador aumenta índice da RGA dos servidores para 5,40%
Informação foi dada pelo presidente da AL, Max Russi, que liderou as negociações com o Executivo [Foto - Rodrigo Prates]

Conteúdo/ODOC - O presidente da Assembleia Legislativa afirmou nesta quarta-feira (21) que o governador Mauro Mendes (União Brasil) aceitou aumentar o índice da Revisão Geral Anual (RGA) de 2026 no salário dos servidores públicos de 4,26% para 5,40% .

O acordo foi fechado após reunião de deputados com o chefe do Executivo estadual na manhã de hoje no Palácio Paiaguás. A expectativa é que a proposta seja votada ainda hoje na Assembleia.

“Falamos da importância de conseguir uma reposição acima dos 4,26%. Foram discutidos vários números e chegamos a uma vitória importante. Talvez, não aquilo que os servidores querem, mas avançamos. O projeto foi alterado e chegou a 5,40%, o que é acima da inflação do ano passado. Em sete anos de governo, é a primeira vez que teremos uma reposição acima da inflação”, disse Russi.

A proposta será levada ao Fórum Sindicial, que representa as categorias de servidores do Executivo. Se aprovada pelos sindicalistas, a medida não deverá enfrentar resistência para aprovação no Parlamento.

Max disse esperar que a votação ocorra ainda nesta quarta-feira por ser fundamental para garantir o reajuste já na folha salarial de janeiro, e torce para não ter pedido de vista . “O problema do pedido de vista é a folha de pagamento. O governador quer, e eu também quero, como presidente da Assembleia, colocar essa RGA ainda no mês de janeiro”, pontuou.

Ele ainda afastou o argumento de que a decisão do governador estaria relacionado ao calendário eleitoral, diante da eventual pré-candidatura ao Senado. “Sinceramente, acho que não. Nunca vi o governador olhar muito para a questão eleitoral.  Foi mais uma sensibilidade dos deputados em buscar esse avanço”.