A Avenida da FEB, maior e principal avenida de Várzea Grande, com quase três quilômetros de extensão, ganhará nas próximas semanas mais dois semáforos com botoeira, reforçando a segurança dos pedestres que circulam pela via. Até o momento, já foram instalados dois semáforos ao longo da avenida, e o cronograma de execução prevê a instalação de mais dois, totalizando quatro equipamentos.
A via de grande tráfego liga a divisa de Várzea Grande a Cuiabá, passando pelos bairros: Jardim Cerrados, Ponte Nova, Cristo Rei, Manga e Alameda.
O novo sistema de travessias seguras integra as obras do Bus Rapid Transit (BRT) e está sob responsabilidade do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande.
A implantação do sistema semafórico, faz parte de um conjunto de intervenções já em andamento para aprimorar o ordenamento do tráfego e garantir maior segurança viária tanto para pedestres quanto para condutores.
Os equipamentos contarão com faixa de pedestres equipada com botoeira para travessia segura. As equipes atuam na implantação das bases, montagem e execução da infraestrutura elétrica necessária para o funcionamento dos semáforos.
A iniciativa, coordenada pela prefeita Flávia Moretti (PL), conta com participação direta do secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, e do secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, em parceria com a Guarda Municipal e a Sinfra, responsável pelo fornecimento dos equipamentos necessários para a execução do projeto.
A escolha dos pontos levou em conta as reclamações e solicitações da população, bem como os índices de acidentes registrados pela Guarda Municipal, especialmente na Avenida da FEB, uma das mais movimentadas da cidade e que ainda segue em obras para implantação do BRT.
Além da montagem das estruturas semafóricas, a obra inclui rebaixamento de calçadas, pintura da sinalização horizontal e apoio de agentes de trânsito para facilitar a adaptação da população às novas regras. O objetivo principal é reduzir a velocidade média dos veículos e proteger os pedestres, com atenção especial aos estudantes que circulam pelas escolas próximas à Ponte Nova e à região da Manga, bem como aos trabalhadores das empresas locais.
A urgência por medidas de segurança na avenida ganhou ainda mais destaque após a morte da idosa Ilmes Dalmis Mendes da Conceição, de 71 anos, que foi atropelada em janeiro deste ano, enquanto tentava atravessar a Avenida da FEB, em frente a uma concessionária de veículos. A vítima foi atingida por um veículo que seguia em alta velocidade e, depois de ser arremessada para o outro lado da via, acabou sendo atingida por um segundo carro, vindo a morrer no local.
“A vida de cada cidadão é inestimável e nenhum de nós deveria enfrentar cenas como essa ao simplesmente atravessar uma avenida da nossa cidade. É com essa dor que reafirmamos nosso compromisso com a segurança de todos, especialmente dos mais vulneráveis, como nossos idosos. A implantação de semáforos com botoeira na Avenida da FEB é uma medida importante, mas seguiremos trabalhando para que situações como essa nunca mais se repitam. Segurança viária é prioridade e nossa responsabilidade é proteger vidas”, disse a prefeita Flávia Moretti.