conecte-se conosco


Entretenimento

Após 63 anos perdido, disco da Portela é descoberto por pesquisadores

Publicado

source
Disco será lançado em São Paulo e, em seguida, no Rio de Janeiro
Reprodução/Divulgação

Disco será lançado em São Paulo e, em seguida, no Rio de Janeiro

Uma fita com 7 faixas inéditas da Escola de Samba Portela gravada em novembro de 1959 permaneceu perdida nos últimos 63 anos. O material foi encontrado pelos membros do Instituto Glória ao Samba e, enfim, ganhará às ruas neste sábado (18), em São Paulo. Em entrevista ao iG Gente, Paulo Mathias, um dos integrantes da instituição, revelou que a obra, tida como uma das mais raras das escolas de samba no Brasil, foi encontrada por acaso em um acervo em São Paulo.

+ Entre no canal do  iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

“Esse era um disco procurado não só pelos membros do Glória ao Samba, mas também por grande parte dos estudiosos, historiadores, pesquisadores e colecionadores de discos ligados ao universo do samba. A fita foi localizada por membros do IGS no ano de 2017, por acaso, no acervo do Selo Festa. Era o famoso disco que todos já tinham ouvido falar, mas nunca escutaram”, explicou. 


Paulo conta que os administradores do acervo não tinham conhecimento da fita e que o material achado só possuía o nome das músicas e a data de gravação. Assim, pela surpresa de todos, o conteúdo foi descoberto e o IGS teve a iniciativa de lançar o material. “Houve um acordo de licenciamento junto ao Selo Festa para poder realizar o lançamento do material em vinil. Ou seja, formato em que ele deveria ter sido feito em 1959, mas não se sabe por qual motivo acabou não sendo prensado”, contou o jornalista. 

O disco foi encontrado sem especificações além do nome das músicas e ano de gravação
Reprodução/Divulgação

O disco foi encontrado sem especificações além do nome das músicas e ano de gravação


O disco, então, que será lançado em São Paulo neste sábado e, no segundo semestre, no Rio de Janeiro, foi idealizado preservando o áudio captado na época e a capa faz menção aos grandes álbuns de samba lançados no mesmo período. O material é composto por 7 composições históricas. Entre elas, o samba-enredo inédito com o qual a Portela foi campeã no ano de 1958. Este é o segundo registro em LP na história da Portela, que completa 100 anos de fundação em 2023. 

O jornalista conta que além desse achado, o Glória ao Samba, composto por 22 pesquisadores, coleciona um acervo de conteúdos históricos. “Hoje, o Glória ao Samba conta com um inestimável acervo de sambas inéditos das mais tradicionais escolas de samba cariocas. Esse material reúne além dos sambas: fotografias, documentação escrita, livros, long plays (lp’s), discos de 78 rpm, partituras, fitas cassetes e depoimentos de antigos sambistas”, detalha. 

Serviço – Lançamento: Escola de Samba Portela 1959

  • Sábado (18), às 19h
  • Na Sala Adoniran Barbosa – Centro Cultural São Paulo: Rua Vergueiro, 1000 – SP
  • Classificação Indicativa: livre
  • Ingressos: R$15,00
  • Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria duas horas antes da apresentação. Para retirá-los, será necessário apresentar o comprovante de vacinação da Covid-19 (físico ou digital), com no mínimo duas doses. Haverá a venda de discos no local.

+ Saiba mais no canal do  iG Gente no Telegram !

Fonte: IG GENTE

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entretenimento

Falha técnica faz apresentador da CNN pagar mico ao vivo; assista

Publicado

Evandro Cini ficou incomodado com a falha técnica no CNN Novo Dia
Reprodução/CNN Brasil

Evandro Cini ficou incomodado com a falha técnica no CNN Novo Dia


Uma falha técnica colocou o apresentador Evandro Cini numa baita saia-justa durante o comando do CNN Novo Dia da última sexta-feira (1º): ao selecionar um vídeo no telão interativo do matinal da CNN Brasil, a equipe técnica cometeu uma falha e colocou ao vivo o advogado Ricardo Baronovsky no ar. O problema é que a maneira como entrou no vídeo foi beeeeem curiosa. E por pouco não beirou o constrangimento.


Cini havia selecionado no telão do programa a imagem da comentarista Thais Arbex para mostrar sua análise sobre a votação da PEC dos Benefícios. Em vez da equipe colocar automaticamente o vídeo da jornalista, entrou no ar as imagens do estúdio vizinho, onde Baronovsky esperava para fazer sua entrada ao vivo.

O problema é que o advogado estava, digamos, descontraído. Ele apareceu de costas para a câmera, deu uma alongada na coluna, e ainda por cima mexia em seu celular. A sorte é que a tela do aparelho não apareceu nítida no telão, então os telespectadores não conseguiram ver exatamente o que ele estava fazendo.

Cini, bastante sem graça, também se curvou para trás e soltou um “opa”. Além disso, estendeu o braço direito em direção ao telão e olhou diretamente para a equipe técnica, com um semblante visivelmente irritado por conta da falha. Veja:


Após a exibição completa da análise de Thais Arbex, o apresentador retomou a fala e não ignorou o erro, mas tentou aliviar a tensão. “Baronovsky apareceu balançando um pouquinho ali no começo, vendo o assunto que ele vai trazer no próximo Liberdade de Opinião, mas depois a gente conseguiu engatar a fala de Thais Arbex”, comentou.

Fonte: IG GENTE

Continue lendo

Entretenimento

Brunch com drag queens? Ikaro Kadoshi comanda evento inédito em SP

Publicado

Ikaro Kadoshi comandará a primeira edição do Drag Brunch Brasil, em São Paulo
Victor Ferreira Vivacqua

Ikaro Kadoshi comandará a primeira edição do Drag Brunch Brasil, em São Paulo


Além de  viajar o Brasil ao lado de Xuxa Meneghel para gravar o Caravana das Drags, reality show do Prime Video, Ikaro Kadoshi também está à frente de um projeto inédito no país: o Drag Brunch Brasil, evento que irá misturar a arte e cultura drag com serviço de brunch em um dos restaurantes mais badalados de São Paulo.


A primeira edição ocorrerá neste domingo (3), no Sky Hall Terrace Bar. Enquanto o público desfruta de um brunch a la carte, que inclui pratos, porções e drinks, Ikaro Kadoshi comanda as apresentações que irão rolar ao longo do dia.

Nomes consagrados da cena drag foram escalados para brunch, como Alexia Twister, do reality Nasce Uma Rainha, da Netflix, e Penelopy Jean, do Drag Me As a Queen, do canal E!, e também do Canta Comigo, da Record.

“O Drag Brunch já ocorre em vários países do mundo, sendo mais uma maneira das pessoas terem contato com a arte drag. A diferença é que ele acontece de dia, você pode comer, ir com toda família, ter um contato mais próximo com as drags.”, explica Ikaro Kadoshi. “Uma ótima opção para quem é mais diurno e ama a arte drag! A diversão é garantida!”

As apresentações das drags são interativas. Isso quer dizer que o público será parte integrante dos shows de humor enquanto aproveita o buffet de café da manhã e almoço, além de drinks e outras bebidinhas.

A primeira edição do Drag Brunch Brasil ocorrerá neste domingo (3), das 11h às 15h, no Sky Hall Terrace Bar (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1327 – Vila Nova Conceição).

Fonte: IG GENTE

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana