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Mato Grosso

Apenas um município em Mato Grosso está com risco alto de contaminação de Covid-19

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A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta segunda-feira (10.08) o Boletim Informativo n°155 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. O documento mostra (a partir da página 18) que o único município do Estado que configura na classificação com risco “alto” para o novo coronavírus é Sorriso.

Ainda de acordo com informações contidas no boletim, 18 municípios estão na classificação de risco “moderado” para a disseminação do coronavírus. São eles: Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Cáceres, Várzea Grande, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Paranatinga, Alta Floreta, Tangará Serra, Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Colíder, Arenápolis, São Félix do Araguaia e Apiacás.  

Nesta edição, nenhum município de Mato Grosso foi classificado “muito alto”, indicado pela cor vermelha, risco eminente para o coronavírus.

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT  disponíveis neste link.

O Governo de Estado publicou novo decreto restringido ainda mais as medidas que devem ser adotadas pelos municípios, com base na classificação de risco para prevenir a disseminação da Covid-19. O Decreto n° 532 foi publicado na edição extra do Diário Oficial de 24 junho. O documento altera as tabelas de classificação de risco, criando uma terceira tabela. Para saber mais informações clique AQUI

Veja a tabela de classificação de risco por município

Recomendações e cuidados

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Usar máscara quando sair de casa;

– Evitar aglomerações;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

 

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Seduc realiza encontros on-line sobre boas práticas nas escolas plenas

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Escola plenas da rede estadual participam de uma série de lives para a apresentação de relatos de boas práticas da educação em tempo integral do Estado de Mato Grosso. A apresentação virtual ocorre nesta segunda-feira (28.09), às 09h, com a participação de convidados e representantes das 19 escolas plenas. Na lista estão a assessora pedagógica de Alto Araguaia, professora Ruth Neli Alves Sá que acompanha atualmente a escola plena do município e a professora aposentada Margarida Aracy de Campos e Silva, ex-assessora pedagógica do município de Rondonópolis e que atuou na implantação do projeto de tempo integral nos anos de 2016 a 2018 e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Serão oito lives que vão contemplar a parte diversificada e as metodologias de êxito do Projeto Pedagógico da Educação em Tempo Integral.

Conforme Waleska Gonçalves de Lima, da Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, serão apresentadas 66 relatos de boas práticas. Os professores das escolas vão mostrar o que fizeram de melhor, numa verdadeira troca de experiências. Participam também técnicos do Ensino Médio da Seduc envolvidos com as escolas plenas.

“Além das escolas socializando suas práticas nesse contexto de aulas não presencial, muitas delas destaque no IDEB 2019, teremos alguns convidados contribuindo com as temáticas”, destaca.

Confira aqui a programação.

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Apresentações de teatro, música e cordel marcam live da Escola Sanches Marques

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Alunos e professores da Escola Estadual Plena Sanches Marques, localizada no município de Tangará da Serra (a 239 quilômetros de Cuiabá) realizaram uma live para apresentar a disciplina Projeto de Vida. No evento online, os alunos foram os protagonistas da noite, com apresentações de teatro, músicas, cordel e depoimentos de alunos atuais e egressos ressaltando a importância do Projeto de Vida.

O Projeto de Vida faz parte do currículo da escola plena. Ele traça o futuro do aluno, pois nessa disciplina juntamente com o professor, investigam quais são as habilidades e qual é a vocação para seguir na sua carreira profissional.

Segundo a coordenadora pedagógica Maria Aparecia Soares, o objetivo do Projeto de Vida é despertar os estudantes para seus sonhos, suas ambições e aquilo que desejam para a sua vida, onde almeja chegar e o que pretende ser. 

Maria Aparecida explica que a equipe de gestão e professores desempenham um papel fundamental e necessário para que os estudantes desenvolvam as suas potencialidades. Com isso, é possível viabilizar a trajetória acadêmica, profissional e emocional dos alunos.

A diretora Leniuza Roberto de Souza assinala que para fazer uma exposição das atividades desenvolvidas, surgiu a ideia de criar o Dia D envolvendo a família, os alunos e escola, realizado todo ano. Com a pandemia e para não deixar passar em branco, foi criada uma atividade não presencial.

“Por ser a nossa primeira live, nosso trabalho fui surpreendente. Os alunos e pais contribuíram muito. Demos o melhor. Somos uma equipe muito unida. Afinal Somos Plenos. Estamos radiantes com o resultado. Nossos protagonistas fizeram a diferença”, comemora.

Fonte: GOV MT

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