Conteúdo/ODOC - Mato Grosso foi um dos estados afetados pelo apagão que atingiu ao menos 15 unidades da Federação e o Distrito Federal na madrugada desta terça-feira (14), deixando moradores de várias regiões sem energia elétrica.
De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, o problema começou com um incêndio em uma subestação do Paraná, que pegou fogo por volta das 0h32, horário local.
A falha foi registrada por volta das 23h30, em Cuiabá, e o fornecimento foi normalizado após cerca de 1 hora e 20 minutos. Bairros como Jardim Primavera, Cidade Alta, Santa Rosa, Verdão, Santa Isabel, Praça Popular, CPA e Coophema ficaram sem luz.
Ao todo, 33 municípios foram afetados e cerca de 295 mil clientes ficaram sem energia no estado. “A interrupção no fornecimento ocorreu devido a uma falha externa, e o restabelecimento foi feito conforme os procedimentos de segurança determinados pelo ONS”, afirmou a Energisa em nota.
De acordo com o governo federal e as distribuidoras de energia, o apagão atingiu o Distrito Federal e os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte.
NOTA INFORMATIVA DA ENERGISA
Sistema de transmissão nacional registra ocorrência com impacto no fornecimento de energia
A Energisa informa que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou entre a noite de segunda(13) e madrugada desta terça-feira (14) um Esquema Reginal de Alívio de Carga (ERAC). A ocorrência afetou o sistema de transmissão de várias regiões do país.
O sistema de transmissão é responsável por levar grandes volumes de energia elétrica das usinas geradoras até as distribuidoras, que fazem o atendimento direto aos consumidores. Quando há uma ocorrência nessa rede — que é operada em nível nacional — podem acontecer oscilações ou interrupções temporárias no fornecimento de energia em várias regiões do país ao mesmo tempo.
A recomposição gradativa coordenada pelo ONS foi finalizada à 0h57.
A empresa reforça que atua apenas na distribuição de energia e segue em contato com o ONS para manter a população informada.
Canais para atendimento:
WhatsApp: (65) 99999-7974
Site: energisa.com.br
Aplicativo Energisa On
0800 6464 196