conecte-se conosco


Cuiabá

Aos 93 anos, ex-governador Frederico Campos morre por complicações da Covid19

Publicado


Marcus Mesquita

Clique para ampliar

“Lamentavelmente, a Covid19 ainda permanece ceifando vidas, encurtando sonhos e deixando amigos e familiares em desespero. Neste domingo, 28 de fevereiro, o ex-governador, o ex-prefeito por duas vezes de nossa amada capital nos deixou. Morre, Frederico Carlos Soares Campos, aos 93 anos, mas seu histórico de amor e de luta por nossa terra, jamais”. A declaração é do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, diante de mais um luto em razão do novo coronavirus. O prefeito de Cuiabá relembra que Campos dedicou mais de 50 anos ao trabalho na vida pública.

Frederico estava internado com coronavírus em um hospital particular desde o dia 20 de fevereiro em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele chegou a ser vacinado contra a Covid no dia 13 de fevereiro, mas em decorrência da idade avançada, foi internado para acompanhamento médico já que seu estado de saúde inspirava cuidados, e não recebeu a segunda dose da vacina.

Em 2020,  Frederico Campos participou da campanha à reeleição do prefeito Emanuel Pinhheiro. Ele fez gravou trecho de um programa eleitoral e declarou que sempre viu em Pinheiro a liderança que a capital precisava para projetar Mato Grosso e o Brasil para o exterior. “Cuiabá é um polo, uma capital para desenvolvimento ao Oeste, que vai de encontro com a Bolívia, com a Argentina, com outros lugares da América Latina. Então, temos muito ainda pra desenvolver. E ele sabe disso! Tem estrutura e consciência disso”, declarou na época.  

Histórico 

Frederico Campos  foi nomeado prefeito de Cuiabá pelo governador Pedro Pedrossian tendo cumprido o mandato entre 1967 e 1969. Também atuou como secretário de Obras no governo Garcia Neto (1975-1978)  e foi o primeiro indicado ao governador de Mato Grosso em 1978 pelo presidente Ernesto Geisel, sendo o segundo a ocupar o cargo após a divisão do estado determinada por lei. Em 1988, venceu sua primeira eleição direta ao ser eleito prefeito de Cuiabá pelo PFL. Nesse mesmo período, Emanuel Pinheiro era eleito para trabalhar como vereador na Capital por seu primeiro mandato e atuou como líder do Governo na Câmara de Vereadores de Cuiabá. 

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Vidal pede revitalização de creche, implantação de linha de ônibus e saneamento básico em três bairros de Cuiabá

Publicado


Secom Câmara Municipal de Cuiabá

O vereador Sargento Vidal (Pros) apresentou durante a sessão ordinária desta terça-feira (20.04), na Câmara Municipal de Cuiabá, quatro indicações solicitando ao Poder Executivo ações de limpeza e revitalização da área externa de uma creche, além da implantação de linha de ônibus, estradas de acesso, coleta de lixo e saneamento básico em três bairros de Cuiabá.&nbsp

Vidal solicitou ações de limpeza da encosta do córrego na rua 23 e manutenção das bocas de lobo nas ruas J. e E. do bairro Três Barras e Jardim Umuarama.&nbsp

“A reivindicação dos moradores é com a máxima urgência, visto que há muito mato e lixo na região do córrego e acaba servindo de refúgio e esconderijo tanto de bandidos como de animais peçonhentos, gerando insegurança e perigo para à comunidade. A solicitação também é quanto a manutenção das bocas de lobo que estão danificadas e com esgoto escorrendo a céu aberto. Os pedidos são pertinentes, tendo em vista a segurança dos moradores locais e a luta diária contra epidemia de dengue e outras doenças causadas por mosquitos”, diz trecho do documento.&nbsp

No bairro Jardim Mariana, o parlamentar pediu o serviço de limpeza em via pública e córrego, além da revitalização da área externa da creche na rua Colômbia.&nbsp

A indicação é em atendimento ao pedido dos moradores que têm sofrido com a grande quantidade de lixo na via e na creche, além do córrego que existe na avenida que está servindo de desova de animais mortos, lixos e proliferação de ratos, insetos e mosquito da dengue.&nbsp

Já no bairro Jardim Imperatriz, Vidal pede que sejam implantadas linhas de ônibus, estradas de acesso, coleta de lixo e instalação de contêiner para depósitos dos lixos, cata treco, saneamento básico e transporte escolar.&nbsp

Os líderes do bairro buscaram pela ajuda do vereador para solicitar com urgência vários serviços que são de extrema necessidade para os moradores locais, como a linha de ônibus havendo pelo menos dois horários por período, recomenda-se que a linha 301 (estação Ipiranga e Jardim Vitória) passe a trafegar neste bairro pela manhã, tarde e noite a fim de facilitar a chegada dos moradores em suas casas.

Também solicitaram a melhoria das estradas de acesso ao bairro (via Chapada, lateral da Fundação Bradesco e pela principal do Jardim Vitória). Assim como um contêiner de coleta de lixo, considerando que no local em que os moradores depositam seus lixos há necessidade de mais contêineres. Além disso, foi solicitado serviço de cata-treco nas estradas de acesso da comunidade, a população deposita nas imediações coisas que não usam mais e, por isso, a região necessita&nbsp deste serviço para remover os entulhos.

Assim como saneamento básico, pois na comunidade não possui água encanada e rede de esgoto, o básico que um bairro precisa para ter qualidade de vida e desenvolvimento da sociedade como um todo. Lembrando que os serviços de saneamento impactam diretamente na saúde da população.

Por fim, o transporte escolar já que na comunidade há mais de 40 crianças em idade escolar, necessitando de transporte para poderem chegar em suas escolas.

Luana Valentim/Assessoria de Imprensa Vereador Sargento Vidal

Continue lendo

Cuiabá

Confira o que abre e fecha no feriado de Tiradentes em Cuiabá

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Em virtude do feriado do ‘Dia da Inconfidência’, popularmente conhecido como Dia de Tiradentes, nesta quarta-feira (21), a Prefeitura de Cuiabá informa que os órgãos da Administração Municipal não terão expediente. Apenas os serviços essenciais como saúde, coleta de lixo, manutenção de distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito serão mantidos.

Na saúde, as Unidades de Urgência e Emergência de Pronto Atendimento (UPAs), funcionam regularmente. Além dessas, as policlínicas e o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá também. Válido lembrar que os polos de vacinação contra o coronavírus estarão funcionando. As pessoas que estão agendadas para esse dia serão vacinadas. Os locais de vacinação são o  Centro de Eventos do Pantanal, Sesi Papa, Sesc Balneário e  a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Quanto ao segmento econômico, não há vedação para que as atividades econômicas funcionem aos feriados, conforme publicação no decreto municipal de nº 8.392. Sendo assim, o comércio em geral, varejista e atacadista, que antes funcionavam de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h, também poderão abrir as portas nos feriados, no mesmo horário. A mesma liberação atinge o comércio varejista dos interiores dos shoppings centers e congêneres que, nos feriados, podem atender das 10h às 22h.

A abertura fica a critério de cada estabelecimento decidir se vai abrir ou não, sem restrições de horário conforme acordado nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) entre os sindicatos patronais e laborais esse ano.

Nas agências bancárias, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (SEEB-MT), não haverá atendimento.

Os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de banco por telefone estarão disponíveis.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana