conecte-se conosco


Política Nacional

Anitta declara apoio a Molon: “Lança logo essa candidatura”

Publicado

Anitta declara apoio a Alessandro Molon
Reprodução/Instagram

Anitta declara apoio a Alessandro Molon

Nesta quarta-feira (3), Anitta anunciou seu apoio à candidatura do deputado Alessandro Molon (PSB) ao Senado pelo Rio de Janeiro. A artista usou seu perfil do Twitter para se manifestar a favor do deputado federal, indo na contramão do desejo do PT fluminense.

A funkeira respondeu uma publicação do parlamentar com bom humor: “Lança logo essa candidatura, homi [sic]”. Na sequência, Molon questionou se ela o apoia para concorrer ao senado. “Pois eu voltei do retiro espiritual achando que já tinha um candidato pra votar… Te esperando”, disse a cantora.

O posicionamento dela ocorre um dia depois do diretório estadual do PT no Rio votar pelo fim da aliança com Marcelo Freixo (PSB), candidato ao governo fluminense. Lideranças não ficaram satisfeitas pelo fato do PSB manter a candidatura de Alessandro , descumprindo um combinado feito pelos dois partidos.

Segundo os petistas, o Partido dos Trabalhadores apoiaria Freixo ao governo e o PSB faria campanha para André Ceciliano (PT) ao Senado. Porém, Molon tem se recusado a deixar a disputa, tendo como justificativa sua segunda colocação nas pesquisas eleitorais, enquanto o presidente da Alerj ocupa a quarta posição. Romário (PL) é quem lidera.

A briga começou em maio, mas muitas negociações ocorreram de lá para cá. Na última semana, o PT do Rio avisou que esperaria mais alguns dias. Caso o deputado seguisse como candidato para ser senador, a sigla iria romper a aliança com o PSB.

Agora não se sabe se o Partido dos Trabalhadores lançará Ceciliano como candidato avulso, não tendo um palanque para governador ou se haverá uma aliança com Rodrigo Neves (PDT).

Além disso, o diretório nacional petista não é favorável ao rompimento com o PSB no Rio. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já avisou que, independente de qualquer coisa, seu candidato ao governo fluminense é Marcelo Freixo.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política Nacional

Projeto garante presença de intérprete de Libras para acompanhar paciente surdo em hospital

Publicado

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Deputada Carmen Zanotto discursa no Plenário da Câmara.
A autora da proposta, deputada Carmen Zanotto

O Projeto de Lei 1752/22 autoriza a entrada e a permanência, em hospitais e clínicas, de intérprete de Libras para acompanhar paciente com deficiência auditiva que necessite de cuidados médicos. O texto, que altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência, está sendo analisado ela Câmara dos Deputados.

Segundo a proposta, caso a entrada do intérprete não seja possível, o estabelecimento de saúde deverá disponibilizar um profissional treinado para assistir o paciente com deficiência.

“A presença de um tradutor/intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental para a comunicação do paciente com os profissionais de saúde, permitindo que ele transmita, de maneira exata, o que sente”, observou a autora do projeto, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

A parlamentar ressaltou ainda que a legislação brasileira já prevê o direito à presença de um acompanhante em estabelecimentos de saúde para as pessoas que necessitem de alguma forma de auxílio, como idosos e pessoas com deficiência física ou visual.

Tramitação
O texto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

Fonte: Câmara dos Deputados Federais

Continue lendo

Política Nacional

Projeto considera como de utilidade pública represas e barragens usadas na irrigação

Publicado

Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Deputado Diego Andrade discursa no Plenário da Câmara
O autor da proposta, deputado Diego Andrade

O Projeto de Lei 1765/22 classifica como de utilidade pública as barragens para irrigação, represas e todos os sistemas de captação de água vinculados às atividades agrossilvipastoris (prática de combinar florestas com agricultura e pecuária). O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta também considera de interesse social as obras de construção de barragens, represas e sistemas de captação e distribuição de água para irrigação e atividades agrossilvipastoris.

“A escassez de água sempre foi o grande desafio para a sobrevivência humana e animal, sobretudo nas regiões mais secas do País, onde há áreas de estiagem prolongada. Nesses casos, a alternativa sempre foi a construção de barragens de irrigação”, explica o autor do projeto, deputado Diego Andrade (PSD-MG).

Segundo ele, classificar esses sistemas de captação de água vinculados às atividades agrossilvipastoris como de utilidade pública, é “permitir o melhor aproveitamento desses recursos hídricos, fortalecendo, assim, a agricultura brasileira”.

A proposta altera a Lei da Mata Atlântica, que trata da utilização e proteção do bioma, e a Lei 12.787/13, que instituiu a Política Nacional de Irrigação.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Minas e Energia; Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein

Fonte: Câmara dos Deputados Federais

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana