conecte-se conosco


Política MT

“André Mendonça é um grande parceiro de Mato Grosso”, diz Geller sobre novo ministro indicado ao STF

Publicado

Deputado Federal Neri Geller

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-advogado-geral da União (AGU) André Mendonça foi indicado ao STF (Supremo Tribunal Federal), nesta quarta-feira (1), após ser sabatinado no Senado Federal. Por 47 votos a favor e 32 contra, ele ocupará a cadeira deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou.

Para o deputado federal Neri Geller (PP/MT), a indicação reforça a atenção que Mato Grosso sempre teve do ex-ministro. “André Mendonça já foi parceiro do nosso Estado e esteve ao nosso lado em pautas importantíssimas como a do Distrito de Jarudore e a liberação de produção agrícola em terras indígenas dos Paresis. Certamente essa sensibilidade fortalecerá ainda mais o trabalho que precisa ser feito não só por Mato Grosso, mas, pelo Brasil”, ressaltou Geller.

O parlamentar lembra que o impasse no Distrito de Jarudore (Rondonópolis) mobilizou toda a classe política do Estado. “Todos conhecem a história de Jarudore e o quanto trabalhamos para que houvesse uma solução. São mais de 2,5 mil famílias que trabalham e produzem na terra há mais de 70 anos e por força de decisão judicial, iam ser despejadas das suas propriedades”, explicou o progressista.

Ainda sobre a atuação de Mendonça, em favor de Mato Grosso, Geller lembrou da ação recente em que o Ministério Público Federal e o Governo Federal assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), autorizando a produção agrícola como atividade econômica na comunidade indígena do Paresis.

Hoje, as quatro principais cooperativas da etnia plantam cerca de 20 mil hectares de lavouras mecanizadas, que correspondem a 1,7% da área total de duas Terras Indígenas – Utiariti e Paresi – localizadas entre os municípios de Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra e Sapezal. A produção total de grãos dessas associações indígenas deve chegar a 76 mil toneladas de grãos nas duas safras deste ano.

“Se nós temos direito de buscar meios para sobrevivência e desenvolvimento, porque os índios não podem? É uma questão de respeito à autonomia dos povos indígenas para que façam suas escolhas. Nosso principal objetivo é contribuir para que conquistem novos mercados e alcancem independência econômica, gerando renda para suas famílias e fortalecendo a sua identidade enquanto cultura singular”, concluiu Geller.

 

publicidade
1 comentário

1 comentário

  1. Marcus disse:

    Sr. deputado, ministro ou qualquer membro da justiça não tem que ser amigo de A ou B e sim ser imparcial e trabalhar conforme diz a lei. Conversa bem sem futuro, ou está fazendo media para quando chegar algo seu no STF ele ajudar.
    Coitado do pobre com esse pensamento dos baroes que pessoal da justiça e amigo deles.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Botelho comemora aniversário de Poconé e apresenta trabalho pelo município

Publicado


Com ações por Poconé, o deputado Eduardo Botelho (DEM), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), participou das comemorações do aniversário de 241 anos do município na manhã desta sexta-feira (21),  em evento realizado em frente à matriz da cidade. Ao som da banda da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, as celebrações começaram com a assinatura de diversos termos de convênios nas áreas da saúde, limpeza urbana, abastecimento de água e pavimentação asfáltica, ações importantes para o desenvolvimento do município, principalmente para as comunidades rurais.  

O prefeito do município, Tatá Amaral, agradeceu a parceria dos deputados estaduais e federais, que possibilitou a realização de ações importantes para desenvolver o município e atender melhor a população.  

“Hoje o nosso município completa 241 anos de fundação e, para celebrar essa importante data, contamos com a presença de vários amigos do nosso município, deputados federais e estaduais, secretários de Estado, assessores e vários outros parceiros, todos com o mesmo objetivo: parabenizar o nosso município. E não foi só isso, realizamos a assinatura de importantes convênios e firmamos parcerias, que irão beneficiar, e muito, os nossos munícipes”, afirmou Tatá Amaral.  

Durante sua fala, Botelho afirmou seu apoio à gestão do prefeito do município e pontuou suas ações em prol da cidade.  

“Apoiamos a administração do prefeito Tatá Amaral. Para isso destinei emendas parlamentares para aquisição de ônibus escolar para atender a comunidade rural da Pedra Branca, recurso para realizar a pavimentação asfáltica das ruas do município, também destinei recursos para a saúde, com aquisição de insumos – atendendo a necessidade do Hospital Geral. E ainda temos outros recursos que estão em trâmite para serem liberados”, destacou.  

O deputado ainda parabenizou a cidade e se colocou à disposição para firmar sua representação pelo município.  

“Hoje Poconé comemora 241 anos de fundação, parabenizo todos os poconeanos, esses co-irmãos nossos, eu que sou livramentano. Tenho uma relação muito grande com Poconé e não podia deixar de estar presente nesse dia, para comemorar os avanços que têm tido essa região e para essa cidade que é muito importante para nós. Ela é o portal de entrada para o Pantanal, é uma região garimpeira, é uma região que produz muito, a agricultura familiar é muito forte, então tem tudo a ver comigo. Contem comigo para caminharmos juntos rumo ao desenvolvimento do município de Poconé. Meu gabinete está à disposição para todas as causas da cidade e pode me considerar como legítimo representante do município”, concluiu.  

A prefeitura segue com a programação alusiva ao aniversário da cidade com a realização da final e entrega da Premiação da Copa Integração de Futebol Amador e encerra amanhã (22), com a visita ao Barracão do Agricultor na Comunidade Bahia do Campo e a entrega da Reforma e Melhoria da Farinheira São Benedito.

Fonte: ALMT

Continue lendo

Política MT

Atuação do Dr. Gimenez garante reestruturação do setor de Nutrição do Hospital Regional de Cáceres

Publicado


Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Reforma de toda parte física e aquisições de equipamentos e utensílios. São essas as melhorias destinadas ao setor de Nutrição e Dietética do Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes (HRCAF). O pacote de melhorias deu-se por meio da atuação do deputado Dr. Gimenez (PV), pela indicação, feita em julho de 2021, ao governo do estado.

 “Essas melhorias atendem uma necessidade antiga do setor, que agravou-se com o cenário pandêmico. É uma conquista, principalmente, dos servidores da unidade, pois mesmo diante de todas as dificuldades, mantiveram o funcionamento do setor sem esmorecer. Esse desempenho garantiu a qualidade da alimentação, impactando na plena recuperação dos pacientes – e, ainda, acolhendo as equipes multiprofissionais, auxiliando na redução da desnutrição hospitalar desses pacientes internados”, destaca o deputado.

A obra tem previsão para iniciar ainda neste mês de janeiro. O processo de aquisição de equipamentos e utensílios já está em andamento. No pacote de melhorias serão feitas a troca de azulejo, parte elétrica e hidráulica, substituição de fogões, fornos e outros eletros, assim como mobília.

Paralelo às melhorias do setor de Nutrição, há também o projeto da reforma geral do hospital. De acordo com o parlamentar, a reforma não foi esquecida. Gimenez pontua que, houve, sim, um atraso desse projeto devido à pandemia, onde o aumento de leitos impossibilitou a obra.

“Essa reforma está sendo tratada com o Estado e, logo terá início, possibilitando uma nova estrutura aos cidadãos da região. Para isso, estou acompanhando de perto o andamento, cobrando, sim, celeridade da equipe da Secretaria de Saúde do executivo estadual. O governador, na medida do possível, tem sempre nos atendido, acolhendo as dores da nossa população com muita dedicação”, lembra Dr. Gimenez.

O HRCAF atende ao todo 24 municípios, sendo 22 da região oeste e dois da Bolívia, país que faz fronteira com Cáceres. Para atender essa população, formada por aproximadamente 400 mil habitantes, a unidade de saúde conta com cerca de mil colaboradores.  

De acordo com o diretor administrativo hospitalar do HRCAF, Onair Nogueira, o envolvimento do deputado deu “voz às demandas” junto ao governo. Onair explica que a estrutura de um hospital como o de Cáceres precisa de, seguindo as normas de legislações vigentes ao setor, receber readequações a cada cinco anos.

“O Dr. Gimenez sempre esteve atento às nossas necessidades. Sempre mantendo o bom diálogo, trabalhando com seriedade e justiça, ele tem conseguido resultados significativos à região. Nosso hospital ficou esquecido durante muitos anos, acumulando uma série de problemas que hoje, aos poucos, estão sendo resolvidos”, observa o diretor, acrescentando que, mesmo com esses entraves, a unidade mantém os equipamentos (e tudo que é indispensável para salvar vidas) funcionando.

Fonte: ALMT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana