conecte-se conosco


Entretenimento

Ancine contesta TCU e tenta evitar suspensão de contratos no audiovisual

Publicado

Notificada pelo Tribunal de Contas da União sobre o acórdão 721/2019, que, em última medida, poderia suspender os repasses de recursos para a produção audiovisual , a Agência Nacional de Cinema (Ancine) encaminhou nesta quinta-feira (18) um embargo de declaração, para suspender os efeitos da ação do Tribunal. 

Leia também: Ancine distribui R$ 30 milhões para novos filmes de produção independente


Ancine
Divulgação

Ancine

No dia 29 de março, o TCU elaborou o acórdão, pelo qual a Ancine estaria impedida de celebrar novos contratos que destinem dinheiro público para o setor, através do fundo do setor e repasses diretos, por conta de suspeitas de irregularidades nas prestações de contas das produções.

Leia também: “Não é o governo que participa do cinema, é o Estado”, critica Cacá Diegues

O embate entre as partes vem do passado, quando o um relatório do tribunal apontou falhas nas prestações de contas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), entre 2016 e 2017, determinando a abertura de um processo para apurar irregularidades.

No ano passado, a agência enviou um Plano de Ação ao TCU, no qual estariam determinadas e já em execução, segundo a mesma, medidas como a revisão do modelo de aprovação e acompanhamento de projetos, a criação de novo modelo de prestação de contas e execução de recursos, e o aprimoramento da gestão.

Leia Também:  Keanu Reeves explica franquia “John Wick” em 60 segundos em vídeo bem-humorado

Por entender que as matérias contidas no acórdão que já estão contempladas no plano de ação e devem ser analisadas em processo separado, a agência solicitou a suspensão das medidas.

Em nota publicada hoje, a Agência Nacional de Cinema afirmou que “o pedido de reconsideração buscará garantir a segurança jurídica das operações já realizadas até então e de criar soluções para defender o modelo de negócio da produção audiovisual” e que “cada item merece uma argumentação específica que já está sendo trabalhada pelas áreas técnicas da Agência de cinema em conjunto com a Auditoria Interna e Procuradoria Federal”.

Entenda o embróglio


Ancine
Divulgação

Ancine

O ponto central das cobranças do Tribunal de Contas é a metodologia de análise de contas, batizada de “Ancine+Simples”, implantada em 2015, após demanda do setor pela desburocratização dos processos do órgão. Autorizada por um decreto de 2014, a análise é feita por amostragem, na qual as verificações são feitas por sorteio, por um sistema cujo algoritmo leva em conta o número de projetos apresentado por cada produtora. O Tribunal, contudo, alega que o processo permite irregularidades, verificadas em auditoria realizada em 2017 , e cobra da agência uma análise integral de todas as prestações de contas de projetos contemplados pelo Fundo Setorial Audiovisual.

Leia Também:  Zizi e Luiza Possi celebram nova fase em show e anunciam primeira turnê juntas

No ano passado, funcionários da agência ouvidos pelo Globo afirmaram ser inviável a análise integral das prestações de contas, por conta do déficit de servidores frente ao volume crescente de produções. Produtores e diretores, que temem a paralização do setor com a suspensão dos repasses , reclamam da falta de intimidade dos auditores com o audiovisual, que tem especificidades em relação a outras áreas.

No início do mês, o relator do acórdão no Tribunal de Contas da União, ministro André Luís de Carvalho, tentou acalmar o setor, dizendo que o tribunal não determinou a suspensão das atividades da agência de cinema .

Leia também: Kleber Mendonça Filho terá que devolver R$ 2,2 milhões ao Governo por filme

“A cultura é uma área importante. Sabemos disso e queremos que os recursos empregados sejam bem aplicados. Nem todos apresentam irregularidades, mas os que apresentam têm que ser punidos”, disse Carvalho sobre a pendências da Ancine .

Fonte: IG Gente
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Entretenimento

Quem será vencedor na final do Mastechef Brasil 2019?

Publicado

source
Masterchef arrow-options
Reprodução/Instagram

Um dia antes da final do Masterchef, Rodrigo e Lorena brincam com rivalidade durante o almoço

O Masterchef Brasil se aproxima de mais uma final. No programa que irá ao ar neste domingo (25), os participantes Rodrigo Massoni e Lorena Dayse terão que usar a criatividade para criar um menu completo, com transmissão ao vivo, para agradar os chefs Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin.

LEIA MAIS: Anitta cumpre promessa e publica vídeo rebolando em prol da Amazônia

Lorena arrow-options
Divulgação

Lorena traz temperos nordestinos para a culinária contemporânea

Os participantes precisaram enfrentar 17 competidores ao longo da trajetória do Masterchef Brasil para chegar à grande final. A enfermeira Lorena veio do Piauí, e precisou encarar pratos que não são típicos de sua região nas diversas provas de eliminação em que esteve presente. Apesar dos deslizes, se acostumou a ouvir elogios dos chefs, que sempre enalteceram a personalidade e “potência” dos pratos.

LEIA MAIS: Confira as principais novidades de Disney, Marvel e Lucasfilms na D23 Expo

Leia Também:  Cinco séries para quem é (muito) fã de “Black Mirror”

Rodrigo é de Osasco (SP), e encontrou na gastronomia uma alternativa para largar a engenharia ambiental. Apelidado de “homem de gelo” pelas falas reservadas e personalidade forte, demonstrou suas habilidades desde o início do programa. Acostumado com o mezanino, raramente se via ameaçado ao longo da trajetória do Masterchef.

Rodrigo arrow-options
Divulgação

Rodrigo chama atenção por sua personalidade forte e determinação

Após o fim da edição, a Band prepara uma nova temporada intitulada “ Masterchef : A Revanche”. Em meados de outubro, participantes de outras edições poderão novamente disputar o título.

Fonte: IG Gente
Continue lendo

Entretenimento

Anitta cumpre promessa e publica vídeo rebolando de calcinha em prol da Amazônia

Publicado

source

Neste sábado (24), Anitta compartilhou um vídeo no Instagram rebolando de calcinha ao som de seu novo single “Fuego”, parceria com DJ Snake e Sean Paul. A publicação foi uma “promessa” que a cantora fez aos seguidores na sexta-feira (23) após postar sobre a Amazônia. 

Leia também: Índia detona Anitta após apelo sobre as queimadas na Amazônia: “Superficial”

Anitta em vídeo no Instagram arrow-options
Reprodução/instagram/Anitta

Anitta compartilhou o vídeo ‘rebolando de calcinha’ como havia prometido aos seguidores após pedir pela Amazônia


“Como prometido”, escreveu Anitta na legenda. Até o momento, o vídeo teve mais de 1,7 milhões de visualizações no Instagram . Assista abaixo: 


Entenda promessa de Anitta em prol da Amazônia

Na sexta-feira, Anitta  fez um alerta de conscientização sobre as queimadas na Amazônia . Na publicação, a cantora pediu que seus seguidores assistissem um vídeo sobre a biodiversidade brasileira e declarou que está se aprofundando no assunto. 

“Sem posições políticas porque meu partido nesse momento é a natureza. Aprendendo certinho acho que podemos lutar melhor e fazer a diferença com mais força. Ao longo do tempo, vou aprofundando o tema pra gente aprender junto até chegar nos problemas mais profundos”, escreveu em sua conta do Instagram. 

Leia também: Anitta detona governo e diz que Amazônia devia ser administrada por indígenas

Para finalizar,  Anitta  declarou: “Prometo que, dando atenção a isso, amanhã posto um vídeo rebolando de calcinha”. Recentemente, a cantora vem fazendo uma série de pulicações e cobranças às autoridades em relação a crise que o patrimônio brasileiro vem enfrentando. 

Fonte: IG Gente
Leia Também:  Globo nega redução de salários de estrelas do jornalismo: “Simplesmente mentira”
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana