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Mato Grosso

Analistas da MTI palestram sobre inovação e práticas para melhorar processos e resultados

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Implementar a cultura da inovação e práticas ágeis para melhorar processos e aperfeiçoar resultados foram temas de palestras realizadas pelos analistas da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) aos colaboradores da empresa que estão cedidos à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). A intenção foi disseminar essas ferramentas e apresentar como elas estão sendo usadas na sede da MTI para alavancar o desenvolvimento de projetos.

As palestras fIzeram parte da primeira edição do Café Tech Itinerante, realizada nesta quarta-feira (12.02), na sede da Sefaz. O Café Tech Itinerante é um desdobramento do Café Tech, iniciativa criada pela Unidade de Gestão Estratégica de Inovação da MTI para difundir a cultura da inovação entre os colaboradores da sede da empresa. Nesse novo formato, porém, o evento acontece em outros órgãos públicos.

Nessa primeira edição, os analistas que atuam na Sefaz puderam conhecer um pouco do que, de fato, é a inovação com a palestra “Você já inovou hoje?”, proferida pela analista Sayuri Arake. Ela explicou o conceito de inovação, que requer a capacidade da colaboração e do compartilhamento de ideias. “Mas ideia por si só não é inovação. Ela precisa ser finalizada e gerar resultados para ser inovação”, reforçou.

Sayuri ainda exemplificou sobre ideias inovadoras e citou inúmeras empresas que já se utilizam dessas práticas, como a Google, Facebook, Apple, Tesla, entre outras. “Quando se fala em Governo sempre pensamos em burocracia e processos lentos, diferentemente da iniciativa privada. Mas dá para colocar em prática a inovação. Não há receita mágica para isso, mas há alguns pilares que dá para seguir”, afirmou.

Ao todo, segundo Sayuri, são cinco os pilares da inovação necessários para transformar ideias em resultados. O primeiro deles é preocupar-se com os clientes, seguido da necessidade de pensar grande, começar pequeno, mas andar rápido quando da execução de um projeto.

O terceiro pilar consiste na necessidade de questionar tudo e procurar ideias em todos os lugares. O quarto pilar é adquirir e compartilhar conhecimento, seguido do último, que é evoluir constantemente.  “Temos tentando implementar esses pilares na MTI e já temos alguns resultados importantes, como parcerias e eventos”, disse.

Fruto do processo de inovação, a MTI lançou somente no ano passado dois novos produtos, sendo o MTI G Suite, que é o resultado da parceria estratégica com o Google, além da Fiscalização Eletrônica, oriundo da parceria estratégica com a Oi/SA.  Além disso, segundo Sayuri, outros cinco novos produtos estão em fase de desenvolvimento, como os projetos X-via e MT Cidadão 2.0.

Para finalizar, Sayuri apresentou o painel da inovação, que contém todos os dados da Unidade de Gestão Estratégica de Inovação, que vão desde o número de empresas interessadas em serem parceiras da MTI, além das parcerias firmadas, o número de ideias de inovação e outros assuntos relacionados.

Práticas ágeis

Já o analista Sócrates Barros discorreu sobre “Práticas Ágeis”, o que são, como funcionam e quais as novas formas de metodologia para gestão e planejamento de projetos. “As pessoas acham que ser ágil é ser mais rápido. Mas não é. É escolher um caminho, trilhá-lo com qualidade e eliminar o desperdício”, afirmou.

Segundo Sócrates, as práticas ágeis não devem ser utilizadas em todos os cenários e requerem atitude, comprometimento e colaboração para se conseguir desenvolver uma ideia, produto ou solucionar um problema.

Além disso, as práticas ágeis são baseadas na necessidade de se buscar um produto mínimo viável (MVP, na sigla em inglês), o que significa realizar a versão mais enxuta de um produto que pode ser disponibilizada para o negócio.

“A ideia é entregar valor. Senão você fez, fez e fez e no final não entregou valor para o cliente, não entregou o que ele precisava. Temos que pensar o que estamos entregando. Sabemos que o processo é cheio de problema. Você não vai conseguir mudar tudo de uma vez. Mas você é capaz de implantar ações de melhorias gradativas. Quando você vê, o processo já melhorou. Para isso é que servem as práticas ágeis”, encerrou.

Além dessa primeira edição do Café Tech Itinerante, outros eventos estão previstos para ocorrer em outros órgãos públicos. 

Fonte: GOV MT
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Mato Grosso

Preço do etanol começa a cair em alguns postos da Grande Cuiabá

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As previsões do Governo do Estado dando conta que o preço do etanol iria começar a cair nos postos de combustíveis já começam a se concretizar. Em muitos postos da Grande Cuiabá já se percebem as placas anunciando preço do etanol na faixa de R$ 3,00 por litro.

A Secretaria Adjunta da Receita Pública da Secretaria de Fazenda está finalizando pesquisas junto aos postos de combustíveis em todo Estado de Mato Grosso para confirmar oficialmente essa tendência de queda. Até o final desta semana a pesquisa deverá estar concluída.

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo) também acompanha as variações nos preços, com base nas planilhas da Agência Nacional de Petróleo (ANP). A pesquisa feita entre os dias 09 e 15 deste mês, em 73 postos de combustíveis de Cuiabá, apontava preços entre R$ 3,00 e 3,19.

Histórico

A onda de alta nos preços, a partir de 1º de janeiro, começou tendo como pretexto a entrada em vigor da Lei Complementar 631/19, que reinstituiu e regularizou os incentivos fiscais em Mato Grosso. A nova lei foi apontada erroneamente como sendo a vilã pelos reajustes.

No início do ano, o produto estava sendo comercializado na maioria dos postos entre R$ 3,15 e 3,20. Pesquisas feitas pela Agência Nacional de Petróleo-ANP apontam que, em dezembro de 2019, o preço médio do etanol praticado em Mato Grosso estava em R$ 2,91.

Desde o início, o governo mostrou com argumentos sólidos, que o aumento no preço de venda do litro do etanol em Mato Grosso, colocado em prática pelos postos de combustíveis, nada tinha a ver com a entrada em vigor da LC 631/19, quando a alíquota do ICMS passou de 10,50 para 12,50%, ou seja, um acréscimo de apenas 2,5%. 

Dessa forma, se o etanol era vendido a R$ 2,91, como apontava a ANP, com a nova porcentagem, deveria ter um acréscimo máximo em torno de R$ 0,06, custando em torno de R$ 2,97.

Segunda menor alíquota

Mesmo com o reajuste de 10,5% para 12,5%, a alíquota de ICMS do etanol de Mato Grosso figura como a segunda menor do país, atrás apenas de São Paulo, que pratica o percentual de 12%.

Na maioria dos Estados, a alíquota aplicada ao combustível está em torno de 20%. Em alguns Estados o percentual é mais elevado, como no Rio Grande do Sul, que atinge 30%.

Já nos Estados vizinhos, o valor cobrado é superior ao dobro do aplicado em território mato-grossense. Em Tocantins, a alíquota é 29%; Rondônia está fixado em 26%; e no Amazonas, Pará, Mato Grosso do Sul e Goiás é cobrado 25%.

Pela Legislação estadual vigente, o Governo pode cobrar uma alíquota de até 25% sobre o etanol. No entanto, um benefício é concedido ao segmento, o que reduz a base de cálculo do imposto, chegando na carga tributária efetiva de 12,5%.

Fonte: GOV MT
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Mato Grosso

Interessados podem se inscrever em ações disponíveis no Pátria Voluntária

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Abraçar e espalhar palavras de carinho, ministrar aulas de costura para pacientes e acompanhantes ou apoiar o trabalho voltado para adoção são algumas das ações transformadoras que estão em busca de voluntários dentro do portal Pátria Voluntária. A lista das entidades responsáveis por cada projeto já está disponível no site do programa do Governo Federal. 

A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, atendendo a um pedido da primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, indicou cinco entidades que desenvolveram iniciativas motivadoras aos cidadãos mato-grossenses, visando estimular a prática solidária. 

As instituições cadastradas de Mato Grosso são: Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso, Associação de Pais de Amigos do Autista de Cuiabá (Ama), Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Associação Mato-grossense de Combate ao Câncer (AMCC) e Associação Mato-grossense de Deficientes (AMDE). 

O Hospital do Câncer disponibilizou cinco ações, como o Abraço pelo Hospital, em que o voluntário espalhará amor e atenção no hospital, amenizando o nervosismo dos pacientes e acompanhantes. Para aqueles que gostam do artesanato, há opção de ministrar aulas de corte e costura para quem faz tratamento no hospital. Servir lanches, apoiar ações de capelania e de venda dos produtos da arteterapia são outras atividades que necessitam de voluntários.

A Ampara, cujo foco é trabalhar a adoção, também desenvolveu uma capacitação para voluntários para atuar junto a entidade. O Instituto do Cego também necessita de voluntários em diversas áreas como: fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, psicólogo, assistente social, massagista e árbitro de goalball. A AMA realizará uma palestra sobre autismo por meio da musicoterapia. 

É preciso ficar atento às datas para participação dos projetos.

O Pátria Voluntária oferece oportunidades para que interessados pratiquem o voluntariado, além de reconhecer as iniciativas de trabalho desenvolvidas por organizações da sociedade civil, pelo setor público, empresarial ou por pessoas físicas. Em Mato Grosso, o programa é coordenado pela Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf).

Baseado no Decreto 9906/2019, que instituiu o programa, o conselho consultivo instituiu o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado e o Selo de Acreditação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o projeto cria ferramentas que fomentam o desenvolvimento de ações voluntárias e de educação para a cidadania.

Para participar das ações acesse: patriavoluntaria.org

Fonte: GOV MT
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