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Análise de crédito de Pessoa Jurídica: conheça as regras para vender a prazo

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Avaliar o histórico do cliente é importante antes de conceder um crédito

A concessão de crédito deve ser feita com cautela, principalmente em períodos de crise
financeira. A gestão de crédito pressupõe uma ação coordenada da análise e liberação do
crédito e em paralelo estabelecendo-se uma eficiente política de recuperação de eventuais
parcelas em atraso, visando reduzir riscos e perdas com inadimplências.

Como aumentar as vendas da sua empresa? Confira dicas fundamentais

É importante que a empresa planeje bem como fazer uma análise de crédito correta para os

seus negócios e para tanto, deve-se observar :

  • relatórios e documentos dos clientes (balanços e declarações de imposto de renda),
  • índices de referência de gestão (índices de liquidez que indicam a capacidade que a empresa tem de honrar seus compromissos em curto prazo e índices de endividamento – que indicam a capacidade de a empresa contrair novas dívidas e seu grau de endividamento atual),
  • Além, é claro, de referências sobre o cliente obtidas no mercado (respeitando-se limites legais para tal).

No entanto, cabe ressaltar que a análise deve pautar-se em documentos hábeis comprobatórios – se fizer uma análise dos balanços , tenha a certeza que os mesmos são verdadeiros (documentos auditados).

Compliance: o que é, para que serve e como colocar em prática

Obtenha dados junto às agências existentes no mercado sobre informação comercial . Esses serviços são pagos, mas trata-se de um “investimento” que vale a pena pagar quando da análise de crédito para volumes significativos de operações.

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Ressalto ainda que se este volume de negócio justificar, visite as instalações do cliente para avaliar e sentir seu potencial e estrutura instalada.

Pesquisa de mercado pode me ajudar na análise de crédito?

Claro que sim. Entre em contato com os principais fornecedores do seu cliente. Isso é simples
e é possível eliminar clientes sem reputação.

Após análises citadas, estabeleça um teto de crédito , sabendo-se que o valor deve corresponder a um volume de compra considerado normal em relação à capacidade de pagamento do cliente.

Ao conceder o crédito, você deve saber que se o não pagamento da dívida puder colocar em
perigo o equilíbrio financeiro ou o futuro da sua empresa, exija garantias reais (garantias
bancárias, imobiliárias, fiador, etc). Estas garantias facilitarão o processo de cobrança futura e casos extremos de inadimplência.

Valuation ou avaliação de empresas: qual sua importância e como fazer?

Outra etapa importante é a definição de prazos e limites . Conhecendo-se o perfil do seu cliente, use estas informações para garantir o pagamento em dia.

Mas como avaliar de forma efetiva o crédito a ser concedido ao meu cliente? Quais ferramentas podem me auxiliar?

Ter um sistema automatizado para administrar o crédito é fundamental. Neste contexto, a
tecnologia proporciona uma grande contribuição, visto que disponibiliza uma séria de recursos para tornar o procedimento de análise mais detalhado, ágil e seguro para o empresário.

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Podemos citar alguns desses recursos:

Business Intelligence (BI) – Na era da comunicação e da alta conectividade, muitas informações circulam pelos diversos meios de comunicação. Todo esse volume de dados pode ser a base para o estabelecimento de parâmetros , realização de pesquisas, monitoramento da
concorrência e do mercado como um todo.

O BI permite à empresa gerar estatísticas confiáveis e pontuais a partir da coleta de informações que circulam pela rede.

Machine Learning – Um dos grandes benefícios trazidos pela tecnologia na análise de crédito
é, sem dúvida, o melhor aproveitamento de dados e informações das empresas, seja interna
ou externamente.

A implantação de soluções capazes de coletar dados de mercado e da internet é a chave para processos financeiros mais concretos e seguros.

Big Data – Intimamente ligado aos conceitos apresentados anteriormente, o Big Data é a fonte de praticamente todas as informações e dados importantes para uma concessão de crédito segura.

Uma referência à amplitude dos dados obtidos com esta ferramenta é que atualmente é possível falar em utilização das redes sociais para auxiliar no processo de análise de crédito.

Enfim, a partir dos sistemas de automação, as empresas podem rapidamente reunir 
informações sobre seus clientes e gerenciar os riscos de suas operações de crédito.

A base de dados para uma objetiva análise de crédito transforma-se em uma estratégia fundamental e essencial para o trabalho dos analistas e das empresas.


Fonte: IG Economia
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Economia

Vida nova? 6 dicas para mudar (ou entrar) em uma carreira diferente em 2020

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Retomada na economia pode moivar uma mudança de carreira em 2020

Depois de  chegar a um contingente de 13,5 milhões de desempregados no primeiro trimestre de 2017, segundo o IBGE, o Brasil começa a apresentar sinais de recuperação na economia

O número de desempregados no trimestre terminado em outubro deste ano é de 12,4 milhões, ainda de acordo com o IBGE, e nos dez primeiros meses de 2019, o saldo de empregos formais é positivo em 841,5 mil vagas.

5 dicas de ouro para se dar bem em uma entrevista por vídeo

Muitas vezes, porém, essas oportunidades não estão no mercado de atuação de quem ainda busca por uma oportunidade ou não vê muito futuro no emprego atual. 

Por isso, mudar de carreira tem se tornado uma alternativa para um número cada vez maior de pessoas.

Um levantamento da empresa de tecnologia Hotmart de setembro deste ano apontou algumas profissões que estarão em alta no ano que vem como: desenvolvedor de software, especialista em experiência, digital influencer, professor on-line, coach, profissional de marketing digital são alguns exemplos.

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Melhor não: 4 perguntas que nunca devem ser feitas em uma entrevista de emprego

Mas como fazer essa migração?

O grupo suíço de consultoria em Recursos Humanos  Adecco levantou 6  atitudes básicas  para quem, com um bom planejamento, pretende iniciar um nova carreira em 2020.

Passo 1

Saber quais os requisitos necessários do novo setor e se capacitar neles. A consultoria observa que a oferta de recursos para capacitação aumentou muito nos últimos anos e vale a pena aproveitar aqueles disponíveis na internet, em organizações e instituições voltadas para o setor escolhido. 

Passo 2

Busque alguma experiência na nova área , seja como colaborador pontual, estagiário ou simplesmente voluntário. São formas de criar experiência no novo campo de interesse. Não tenha medo de arriscar e procurar empresas ou instituições que atuam no novo ramo.  

Passo 3

Invista em uma nova rede de contatos . Além de procurar empresas, busque profissionais do novo mercado de interesse que você admira ou se identifica. Eles podem oferecer dicas valiosas.

As 5 perguntas mais difíceis de uma entrevista de emprego: saiba o que responder

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Passo 4

Mostre-se! Participar de fóruns, conferências ou eventos de networking ajuda a estabelecer relações com outros profissionais que partilham os mesmos interesses e, claro, podem render indicações.

Passo 5

Mude seu currículo . Se a ideia é atuar em uma nova área, não adianta apresentar um currículo antigo. Um bom começo é adaptar as suas cartas de apresentação , currículos e perfis online incluindo seu novo objetivo profissional. Lembre-se de também reformular as palavras-chave no seu perfil.

Passo 6

Quando estiver preparado, busque as empresas mais relevantes do novo setor.  A auto-candidatura é uma ferramenta importante para quem está entrando em uma nova área. Invista em uma boa comunicação para iniciar a nova vida profissional.


Fonte: IG Economia
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Economia

Programa Page investirá R$ 2,8 milhões em ações para 2020 em Mato Grosso

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Matriz energética, ecoeficiência, etnoturismo, educação e compras públicas sustentáveis são os principais eixos a serem trabalhados no próximo ano

Nova matriz energética e uso eficiente de energia, da água e dos recursos hídricos; etnoturismo; educação voltada para o trabalho verde; e compras públicas sustentáveis. Estes são os principais eixos a serem trabalhados no próximo ano (2020) pelo Programa Page (Partnership for Action on Green Economy, cuja sigla em português é Parceria para Ação em Economia Verde) em Mato Grosso.

Segundo o coordenador do Page no Estado, Eduardo Chiletto, serão investidos US$ 667,5 mil (aproximadamente, R$ 2,8 milhões, no câmbio atual) em todas estas ações.

“Também vamos trabalhar na transição de nossa pecuária para uma economia verde, como forma de ampliar nossas exportações; e na implementação de uma política industrial volta para a preservação de nossos biomas – amazônico, cerrado e pantanal”, informa Chiletto.

Ecoeficiência

Uma das ações será estabelecer estratégias para o uso de resíduos sólidos na produção de energia renováveis, incluindo resíduos agrícola e da agrossilvicultura (cultivo de árvores em conjunto com culturas agrícolas). Mato Grosso é grande produtor de resíduos orgânicos.

Paralelamente, serão criados padrões de sustentabilidade na construção e reformas de prédios públicos da administração direta estadual. A meta é a eficiência energética, de uso da água e dos recursos hídricos.

“Além de contribuir para o aumento da matriz energética mundial e reduzir o descarte inadequado no meio ambiente, ainda gera oportunidade de negócios, renda e maior desenvolvimento econômico, social e ambiental”, explica Chiletto.

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Economia verde

Com mais de 30 milhões de cabeças de gado bovino, equivalente a 14% de todo o rebanho nacional, Mato Grosso é o sexto produtor mundial de carne. Para ampliar ainda mais as exportações pecuárias, a proposta é “esverdear” esta cadeia produtiva.

Também será proposta a criação de um Selo Verde, como forma de encorajar os produtores da agricultura familiar a adotarem práticas ambientais corretas, para reduzir impactos, aumentar suas vendas e, consequentemente, melhorar suas condições de renda e vida.

Etnoturismo

Vista como uma ferramenta estratégica no processo de fortalecimento das comunidades e no desenvolvimento econômico e social, será implementado um programa de etnoturismo sustentável em terras indígenas. Para isso, serão elaborados planos de negócio, de preservação e conservação ambiental, de infraestrutura básica e de capacitação técnica.

“Nossa proposta é, que, futuramente, esta seja uma das principais atividades econômicas na área de turismo de sustentável em nosso Estado”, argumenta Eduardo Chiletto.

Educação e compras públicas

Segundo estudo da OIT (Organização Mundial do Trabalho), de maio de 2018, milhões de novos postos de trabalho voltados para reduzir as mudanças climáticas e seus efeitos estão sendo criados – tanto em países industrializados quanto em desenvolvimento.

Para atingir este estágio em Mato Grosso, serão implementadas e fortalecidas ações que permitam uma trajetória linear (direta) entre a formação escolar, especialmente de jovens, a obtenção de empregos chamados verdes ou sustentáveis.

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Simultaneamente, o programa vai investir no fortalecimento das instituições de treinamento (públicas e privadas), cuja finalidade é qualificar instrutores a atender às necessidades de capacitação de profissionais na orientação de modelos de produção e consumo, de ordenamento territorial e governança.

“Por fim, vamos desenvolver ações voltadas para o estabelecimento compras públicas sustentáveis, emprestando um novo sentido às compras governamentais. Desta forma, o edital de licitação passará a ser uma ferramenta fundamental e eficiente de promoção do desenvolvimento sustentável na esfera pública, com repercussão direta na iniciativa privada. Pequenos ajustes podem determinar grandes mudanças nesta direção”, conclui o coordenador.

Programa Page

Uma resposta da ONU (Organização das Nações Unidas) à Rio+20, em 2012, que pediu seu apoio aos países interessados em promover a transição para uma economia verde, no contexto do desenvolvimento sustentável e na erradicação da pobreza, o programa está presente em Mato Grosso desde 2016.

Seu objetivo principal no Estado é contribuir para os esforços de planejamento do desenvolvimento estadual, “permitindo a incorporação do conceito de crescimento verde às políticas de desenvolvimento, por meio de políticas públicas em setores-chave da economia, com o uso eficiente dos recursos naturais, promoção de qualidade e sustentabilidade ambiental, planejamento e ordenamento territorial, fortalecimento da agricultura familiar e criação de empregos verdes”.

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