Nacional
Amapá volta a ter apagão dois meses após crise de energia elétrica
Publicado
13/01/2021 - 18:40

O Amapá voltou a registrar falta de energia elétrica dois meses após crise que deixou cidade em apagão durante três semanas. Dos 16 municípios do estado, 13 estão sem luz nesta quarta-feira (13).
Segundo a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), o problema ocorreu por volta das 16h e os sistemas estão sendo reestabelecidos. Até o momento da publicação desta matéria, ainda existem localidades sem o serviço.
O ONS pontuou que às 16h38 os sistemas já estava restabelecidos e que estava acompanhando o restabelecimento da energia nas unidades consumidoras, que estava na metade da carga às 17h15, ou seja, ainda havia localidades sem o serviço.
A companhia alega que houve alguma falha na linha de transmissão de energia elétrica.
A Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LTME) declarou que sofreu uma “ocorrência na linha de transmissão de Laranjal à Macapá” e que “a questão já foi resolvida”. O concessionária informa ainda que “disponibilizou as linhas de transmissão instantaneamente (em um minuto)” e que os equipamentos funcionam sem intercorrências.
Posicionamento da ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação da operação do Sistema Elétrico, incluindo o monitoramento do fornecimento de energia em todo o Brasil, informa que hoje, 13/01, às 15h53, houve o desligamento dos dois circuitos da linha de transmissão, em 230 kV, Laranjal – Macapá e das hidrelétricas de Ferreira Gomes, Cachoeira Caldeirão e Coaracy Nunes, com interrupção de 250 MW no estado do Amapá.
Às 16h38, toda a rede básica, ou seja, os sistemas que atuam em tensão igual ou superior a 230 kV, já estava restabelecida. O ONS continua acompanhando o restabelecimento por parte da distribuidora CEA. Até às 17h15, já tinham sido restabelecidos 110 MW de carga.
O ONS, em conjunto com os agentes envolvidos, irá elaborar o Relatório de Análise da Perturbação (RAP) para um diagnóstico desta nova ocorrência no estado do Amapá.


Nacional
MP: Governo do Amazonas sugeriu abrir valas no interior por falta de oxigênio
Publicado
16/01/2021 - 21:16

O governo do Amazonas orientou uma prefeitura da região metropolitana de Manaus a abrir valas no cemitério local porque não havia previsão para a chegada de oxigênio hospitalar no município, de acordo com um relato feito ao Ministério Público e à Defensoria Pública do estado.
O relato foi reproduzido em uma ação que pede que o governo estadual seja obrigado a enviar oxigênio para a cidade de Itacoatiara, que fica a cerca de 250 quilômetros de Manaus. O pedido foi aceito pela Justiça.
A ação foi apresentada neste sábado. O MP e a Defensoria pediram a não interrupção do fornecimento de oxigênio para o Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara. Eles relataram que atualmente existem 77 pacientes internados, com uma média de 20 novas internações por dia, e que o fornecimento de oxigênio é insuficiente desde o início de janeiro.
Os órgãos também alegam que os planos do governo estadual para enfrentar a crise no estado, como a transferência de paciente para outros estados, não beneficiaram pacientes do interior.
Você viu?
O MP e a Defensoria dizem que o prefeito de Itacoatiara, Mário Jorge Abrahim, relatou uma reunião em que foi orientado “a abrir valas no cemitério local, uma vez que não havia previsão para o fornecimento de oxigênio para o município de Itacoatiara”.
O relato foi feito pelo prefeito em uma reunião “com a presença de diversas autoridades, dentre elas, de representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado”.
A orientação teria partido do “secretário do Interior” — a Secretária de Saúde do Amazonas tem uma Secretaria-Executiva Adjunta de Atenção Especializada do Interior, comandada por Cássio Roberto do Espírito Santo. Ele também teria oferecido câmeras frigoríficas para a cidade.
O juiz Rafael Almeida Cró Brito atendeu os pedidos feitos e determinou que o governo estadual deve regularizar o fornecimento de oxigênio medicinal em Itacoatiara e apresentar um plano de abastecimento, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. O governo também terá que elaborar uma plano de transferência para Manaus ou outros estados de pacientes da cidade.
Nacional
Ministério da Saúde tem publicação no Twitter marcada como enganosa
Publicado
16/01/2021 - 20:47

O Twitter marcou como enganosa e potencialmente prejudicial uma publicação do Ministério da Saúde sobre o chamado “tratamento precoce” como estratégia de combate à Covid-19.
A publicação, que já foi deletada, estimulava as pessoas a procurarem uma unidade de Saúde ao apresentarem sintomas e, então, solicitarem o tratamento precoce, que, segundo cientistas, não existe para a Covid-19.
O Twitter já havia colocado o mesmo aviso em uma publicação do presidente Jair Bolsonaro e da deputada bolsonarista Carla Zambelli, ambas sobre o mesmo tema: o “tratamento precoce” contra a doença.
O governo federal e seus apoiadores começaram uma nova ofensiva em defesa dessas medicações sem eficácia comprovada no momento em que Manaus atravessa colapso de seu sistema de saúde, com falta de leitos e de oxigênio.
O que é o tratamento precoce?
O tratamento precoce é composto da utilização de medicamentos como cloroquina e ivermectina, que não têm eficácia comprovada contra a Covid-19, mas que são constantemente lembrados pelo governo federal como método de prevenção e cura para a doença.

Envie sua denúncia

Whindersson Nunes mostra respiradores chegando a Manaus: “Ninguém acima do povo”

Marcelo D2 é criticado por ir a churrasco quatro dias após anunciar Covid-19

MP: Governo do Amazonas sugeriu abrir valas no interior por falta de oxigênio

Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio vai a 17 milhões para o próximo sorteio

Ministério da Saúde tem publicação no Twitter marcada como enganosa
Política MT


Emanuel cobra contribuição do agronegócio para o desenvolvimento dos municípios da Baixada Cuiabana
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), em discurso de posse como presidente do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, na sexta-feira (15),...


TCE amplia teletrabalho e orienta servidores a adotarem quarentena antes do retorno às atividade presenciais
Diante do aumento preocupante dos casos do novo coronavírus (Covid-19) em Cuiabá e levando em consideração a projeção de colapso...


Kalil Baracat nomeia mais de 200 servidores comissionados em Várzea Grande; veja lista
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) nomeou mais 215 servidores comissionados em diversas Secretarias. A lista de nomes...
Policial


Homem com 13 passagens criminais é preso em flagrante por receptação de veículo e associação criminosa
Policiais da Delegacia Especializada de Roubo e Furtos de Veículos de Cuiabá (Derrfva) prenderam em flagrante nesta sexta-feira (15) um...


Ação integrada prende grupo criminoso envolvido em roubo a fazenda em Brasnorte
Assessoria/Polícia Civil-MT Uma ação policial desencadeada pelas delegacias de Brasnorte e Tapurah e apoio da Polícia Militar de Tapurah foi...


Homem com 13 passagens criminais é preso em flagrante por receptação de veículo e associação criminosa
Assessoria/Polícia Civil-MT Policiais da Delegacia Especializada de Roubo e Furtos de Veículos de Cuiabá (Derrfva) prenderam em flagrante nesta sexta-feira...
Mato Grosso


Governo de MT lamenta falecimento de conselheiro aposentado do TCE
O Governo de Mato Grosso lamenta a morte do conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado, Teresino Alves Ferraz....


Sábado (16): Mato Grosso registra 198.444 casos e 4.782 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (16.01), 198.444 casos confirmados da Covid-19 em...


Estado garante distribuição de vacinas contra a Covid-19 em tempo recorde aos municípios
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES-MT), trabalha em uma força tarefa para que...
Esportes


Paraná é derrotado para o Sampaio e fica em situação complicada na tabela
Na noite de sexta-feira (15), o Paraná Clube foi até São Luís (MA) e foi derrotado para o Sampaio Correa...


Figueirense derrota Brasil de Pelotas por 3 a 0
O Figueirense venceu o Brasil-RS por 3×0, na tarde de sexta-feira (15), no Estádio Orlando Scarpelli, em duelo válido pela...


Fora de casa, Grêmio empata em 1 a 1 com o Palmeiras
O Grêmio entrou em campo na noite de sexta-feira, para enfrentar o Palmeiras, em partida válida pela 30ª rodada do...
Entretenimento


Whindersson Nunes mostra respiradores chegando a Manaus: “Ninguém acima do povo”
Reprodução/Instagram Whindersson Nunes Whindersson Nunes publicou um vídeo nas redes sociais, mostrando os respiradores que comprou para enviar à Manaus...


Marcelo D2 é criticado por ir a churrasco quatro dias após anunciar Covid-19
Redação Marcelo D2 e sua esposa, Luiza Machado, testaram positivo para o novo coronavírus Na última quarta-feira, 13, Marcelo D2...


Esposa de Luigi Baricelli é assaltada na Praça da Sé, em São Paulo
Reprodução/Instagram Andrea e Luigi Baricelli Andreia Baricelli, esposa do ator Luigi Baricelli, foi vítima de um assalto na Praça da...
Mais Lidas da Semana
-
Geral13/01/2021 - 19:05
Trabalhador morre após sofrer descarga elétrica durante serviço em telhado de casa em Várzea Grande
-
Registro Geral13/01/2021 - 16:07
Áudio original e sem edição promete esquentar briga entre primeira-dama e esposa do vice, em VG
-
Geral12/01/2021 - 14:25
Após aumento de casos de coronavírus, Estado fará enquete para definir modelo de retorno às aulas
-
Registro Geral13/01/2021 - 16:00
Longe do “tiroteio” entre as poderosas da “cidade industrial”, casal Campos deve se mudar para Cuiabá
-
Cuiabá13/01/2021 - 09:20
Nota de Pesar | Alessandro Bello
-
Economia11/01/2021 - 14:30
MMA leiloa parques nacionais em Santa Catarina e Rio Grande do Sul
-
Mato Grosso12/01/2021 - 15:28
Cooperativa de Mineradores pede impugnação de licitação para exploração de áreas de garimpo aberta pelo Governo do Estado
-
Geral12/01/2021 - 15:00
Emanuel aposta em nova avenida como fator para desenvolvimento de região em Cuiabá