OPERAÇÃO CASSANDRA

Alvo da PF em Cuiabá emitia passagens para vítimas levadas para tráfico sexual na Europa

· 1 minuto de leitura
Alvo da PF em Cuiabá emitia passagens para vítimas levadas para tráfico sexual na Europa
Mandado foi cumprido em um condomínio de luxo [Foto - Polícia Federal]

A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão nesta quarta-feira (3) contra um alvo de Cuiabá, investigado na Operação Cassandra, deflagrada pela Polícia Federal par combater o tráfico de mulheres para exploração sexual na Europa. O mandado foi cumprido na casa do investigado localizada no condomínio de luxo Belvedere 2.

A investigação apontou que o suspeito facilitava a emissão das documentações necessárias para a realização das viagens. O caso segue em investigação e os materiais coletados durante a apreensão na casa do investigado serão analisados a fim de auxiliar no andamento do caso.

A ação foi realizada em cooperação internacional com a EUROPOL e a Garda National Protective Services Bureau, da Irlanda, que simultaneamente deflagrou a Operation Rhyolite, voltada a apurar crimes praticados pelo mesmo grupo criminoso naquele país.

Além da exploração sexual, a operação combate rufianismo, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional e crimes tributários. Além de Cuiabá, Também foram cumpridos mandados em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.

As investigações, segundo a PF, apontam que o grupo criminoso atua desde 2017, sendo especializado no tráfico internacional de mulheres para exploração sexual, exercendo rígido controle sobre as vítimas. Até o momento, foram identificadas cerca de 70 mulheres exploradas.

Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, rufianismo, lavagem de dinheiro, falsidade documental, crimes contra o sistema financeiro nacional e crimes contra a ordem tributária.