Conteúdo/ODOC - O empresário do agronegócio Leandro Zavodini, conhecido nacionalmente no circuito do pôquer, foi um dos alvos da Operação Ignis Justiça, deflagrada nesta quarta-feira (26) pela Polícia Civil de Mato Grosso para desmontar um esquema altamente técnico de furto de energia, corrupção, estelionato por adulteração de medidores, fraude processual e outros crimes.
Além dele, a operação prendeu um engenheiro e um ex-funcionário da concessionária de energia, sem nomes revelados. Também foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão.
Zavodini é proprietário da Agrícola Maripá, com sede em Lucas do Rio Verde, e ganhou repercussão nacional ao vencer, em novembro do ano passado, o torneio The Legends, no BSOP Millions, em São Paulo, com prêmio de R$ 3,5 milhões, o maior da história do pôquer brasileiro até então.
A investigação, no entanto, revela outra faceta do empresário. De acordo com a Polícia Civil, um grupo criminoso ligado a Zavodini montou um sistema sofisticado para reduzir artificialmente o consumo de energia em empresas de grande porte.
A delegada Paula Moreira Barbosa afirma que o esquema funcionou por um longo período e envolvia profissionais altamente capacitados e conhecimento interno da área.
“Não é um furto simples. Estamos diante de um crime profissionalizado, com impacto econômico milionário. Com a materialização das provas, seguimos para aprofundar a investigação e identificar possíveis ramificações”, disse.
Ela destaca que o nível técnico da fraude diferencia o caso de outras ocorrências:
“É um crime grave, que prejudica a concessionária e toda a população, gerando perdas gigantescas. A Polícia Civil continuará firme no combate a esse tipo de fraude.”
A operação foi conduzida pela Derf de Lucas do Rio Verde após meses de investigação. Os mandados foram cumpridos em três unidades do grupo empresarial no setor industrial de Lucas do Rio Verde, na zona rural e em Sorriso , além das residências dos investigados.
Equipes da Politec e da Energisa acompanharam a ação para realizar perícias. A fraude, segundo a Polícia, ocorria há meses e pode ter causado prejuízo milionário.