conecte-se conosco


TCE MT

Alunos dos cursos de Direito e Ciências Contábeis participam do TCEstudantil

Publicado

O Tribunal de Contas de Mato Grosso recebeu 50 estudantes de Direito do 8º ao 10º semestres e de Ciências Contábeis do 1º ao 8º semestres nesta terça-feira (8/10) pelo Projeto TCEstudantil. Os alunos são do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Os visitantes foram recebidos em plenário durante a sessão ordinária presidida pelo conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto. “O estudo é um patrimônio único e espero que tenham bastante proveito das palestras, visitas às unidades técnicas e também neste plenário”, disse.

O conselheiro substituto Luiz Carlos Pereira explicou a função e as competências dos Tribunais de Contas. “Temos recebido alunos de escolas públicas e particulares e também universitários, cada público tem diferentes interesses e olhares sobre o trabalho que realizamos. Para vocês dos cursos de Direito e Contábeis pode ser uma experiência muito proveitosa, pois já estão com certa maturidade para compreender como esta instituição demanda profissionais nessas áreas”, afirmou.

O TCEstudantil tem como objetivo trazer alunos de nível médio e universitários para visitar o TCE-MT, visando à formação de valores fundamentais para o exercício da cidadania e do controle social.

Leia Também:  Multas são convertidas em determinações à atual gestão da Seges/MT

Durante esta visita, os estudantes assistiram às apresentações do auditor público externo, Marcelo Pereira da Silva sobre o “Tribunal de Contas do Estado” e do assistente do Ministério Público de Contas, Teófilo Márcio de Arruda Barros Júnior, sobre o “Ministério Público de Contas do Estado”. Além disso acompanharam o julgamento das contas públicas no Plenário e aprenderem a utilizar os canais de comunicação voltados para a sociedade.

Fonte: TCE MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

TCE MT

Pleno emitirá parecer sobre 10 contas de governo municipais em sessão de 22/10

Publicado

Pautas de Julgamento
PAUTA DE JULGAMENTO
                                                SESSÃO PLENÁRIA                                             
                                               PLENÁRIO VIRTUAL                                             

Serão apreciadas as contas anuais de governo de 10 Prefeituras na sessão plenária do Tribunal de Contas de Mato Grosso desta terça-feira (22/10). A pauta de julgamentos, com 56 itens, é composta por processos administrativos entre Monitoramentos, Representações (internas e externas), Tomadas de Contas, Levantamentos, Recursos e Auditorias. Os julgamentos têm início às 8h30 e o Pleno é presidido pelo conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto.

As contas anuais de governo referentes ao exercício de 2018 dos municípios de Mirassol D’Oeste, Diamantino, Nova Bandeirantes, Alto Boa Vista, Araguaiana, Nova Marilândia, Feliz Natal, Colider, Nova Maringá e Paranaíta têm como relatores os conselheiros Luiz Henrique Lima, Jaqueline Jacobsen, Guilherme Antonio Maluf, Moises Maciel e Isaias Lopes da Cunha.

Leia Também:  TCE julga 57 processos em sessão plenária de terça-feira (17/9)

Na mesma sessão, os membros da Corte de Contas vão elaborar o entendimento da instituição a respeito da Consulta formulada pelo Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Rondonópolis, acerca da contagem de tempo para fins de aposentadoria especial de professor.

Acompanhe as sessões de julgamentos das Câmaras do TCE-MT ao vivo pela Internet, pelo site www.tce.mt.gov.br ou pelo YouTube.

 TRANSMISSÃO AO VIVO  REDES SOCIAIS
 

Acompanhe as sessões de julgamentos da sessão plenária do TCE-MT, presencialmente, ao vivo pelo site, ou canal da instituição no YouTube.

@tcematogrosso

/TCEMatoGrosso

@TCEmatogrosso
tcematogrosso

Fonte: TCE MT
Continue lendo

TCE MT

TCE publica 5ª edição do Glossário do Cidadão com 200 verbetes

Publicado

     CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LIVRO VIRTUAL      

Fortalecimento do diálogo e compreensão de suas ações pela sociedade, é com esse objetivo que o Tribunal de Contas de Mato Grosso disponibiliza a 5ª edição do Glossário do Cidadão. A 5ª edição conta com 200 verbetes que permitem ao leitor saber mais sobre termos e conceitos comumente usados nas decisões e relatórios do TCE. “Assim, esperamos estar contribuindo na melhoria do entendimento da gestão dos recursos públicos, estimulando o exercício da cidadania e do controle social sobre os resultados das políticas públicas”, explica a secretária de Articulação Institucional, Cassyra Vuolo. Para acessar o e-book, basta entrar na aba da editora PubliContas ou clique AQUI

O Glossário do Cidadão já completa 12 anos e é reformulado a cada edição para acrescentar alguns termos e aprimorar outros. O objetivo é democratizar as informações, tornando-se uma importante ferramenta do TCE-MT no fortalecimento do diálogo e na compreensão de suas ações pela sociedade. Após uma década, a publicação se consolidou como uma publicação técnica do TCE-MT, com registro no International Standard Book Number (ISBN) – código internacional de catalogação de livros, controlado no Brasil pela Fundação Biblioteca Nacional – passando a ser referência em pesquisa para outras instituições.

Leia Também:  Biblioteca de Juína é caso de sucesso no III Fórum Estadual de Bibliotecas

Segundo a secretária da SAI, Cassyra Vuolo, o Glossário é “voltado à compreensão de determinados termos que, apesar de serem usuais para os operadores do controle externo, ainda geram dúvidas nos públicos de interesse do TCE-MT”. O texto é elaborado pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI), que anualmente seleciona as palavras a partir de falas entre o TCE e o cidadão, que ocorrem nos eventos de controle social como TCEstudantil e Consciência Cidadã.

Os verbetes são respondidos pelos líderes de diversas unidades técnicas do TCE de Mato Grosso e, para facilitar a sua compreensão, a linguagem é adequada.

ATUALIZE-SE. LEIA OS LIVROS PUBLICADOS PELO TCE-MT

Glossário do Cidadão – 5ª edição

Fonte: TCE MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana