conecte-se conosco


Várzea Grande

Alunos da rede municipal de ensino vão ao cinema

Publicado

Alunos da rede municipal de Várzea Grande participaram na terça-feira, dia 9, do Projeto “A Escola vai ao Cine Teatro”, realizado no Cine Teatro Cuiabá, promovido pela Associação Cultural Cena Onze. As sessões ocorreram nos períodos matutino e vespertino com a participação de 380 alunos de oito Escolas de Educação Básica.

De acordo com a subsecretária Benedita Santana Ponce, a participação dos alunos de Várzea Grande foi possível através de uma parceria celebrada este mês entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e a Associação Cultural Cena Onze, que administra o Cine Teatro.

A parceria vai beneficiar os estudantes da rede pública municipal até o final do ano com idas ao cinema, em um momento lúdico de aprendizado. “Essa parceria é uma excelente oportunidade para nossos alunos poderem conhecer e visitar esse importante espaço cultural de Mato Grosso. O Cine Teatro tem um grande valor histórico e já foi palco de várias manifestações artísticas da capital mato-grossense. A experiência certamente vai contribuir com a formação cidadã de nossos estudantes” destacando que o Cine Teatro foi inaugurado em 1942, se localiza bem no centro da capital e tem capacidade para 515 pessoas.

Leia Também:  Guarda Municipal recebe uniformes novos nos 152 anos de Várzea Grande

O diretor da Associação Cultural Cena Onze, Flávio Ferreira, disse que logo após tomar conhecimento das atividades culturais que estão sendo desenvolvidas nas escolas da rede pública, sobretudo depois da implementação do Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA, com aulas da dança, teatro, música e modalidades de reforço no contraturno escolar, pôde perceber o potencial dos alunos, através dos bons resultados alcançados na participação das escolas em projetos como o Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) e de outros como o Projeto ‘Um por Todos/Todos por Um’ do Ministério Publico Estadual.

Para Ferreira, além da parceria que está propiciando aos alunos conhecer e poder participar do Projeto “A Escola vai ao Cine Teatro”, assistindo a bons filmes, a ideia é sugerir políticas públicas para fomentar o teatro amador nas escolas da rede pública e formatar um projeto para que o município possa ter seu próprio Festival Estudantil de Teatro a partir do próximo ano.

“Na reunião com a Subsecretária Benedita Ponce, juntamente com a Superintendente Pedagógica Gonçalina Rondon, pudemos tratar sobre vários temas do universo cultural e também sobre as possibilidades da realização do Festival Estudantil de Teatro de Várzea Grande, que seria um caminho natural em virtude dos trabalhos que estão sendo feitos nas escolas e o bom nível das peças teatrais” declarou Ferreira, lembrando que o município de Cuiabá já conta com um Festival de Teatro, por meio do Projeto Siminina, criado em março de 1997, com o objetivo de mudar para melhor a vida de meninas com idade entre sete e 14 anos, que se encontravam em situação de vulnerabilidade social.

Leia Também:  Prefeita acompanha unidades de saúde,autoriza mais médicos e anuncia novas obras

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Projeto escolar recicla mais de 12 toneladas de materiais reutilizáveis

Publicado

Os alunos das escolas da rede municipal de Ensino de Várzea Grande finalizaram as atividades do Projeto 3Rs “ Reciclar é bom, reutilizar é melhor e reduzir é melhor ainda” em evento realizado na manhã da última sexta-feira, 8/11, na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Profa. Irenice Godoy de Campos Silva”, do bairro Jardim Imperial. Este ano, as escolas conseguiram recolher 12.258 quilos de resíduos para a reciclagem.

De acordo com o professor Vagner César Barros, da Coordenação da Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, este ano, o Projeto 3 Rs, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, teve a participação de dez escolas da rede municipal, que ao longo do ano, desenvolveram atividades pedagógicas, de estudo, pesquisa em sala de aula, de campo e visitas a empresas, com a finalidade de refletir sobre a sustentatibilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). O projeto propôs ações práticas que visam minimizar o desperdício de materiais e produtos, além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. “A proposta do projeto é mostrar que adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida reduzindo gastos, além de favorecer o desenvolvimento sustentável.” Disse o coordenador.

Leia Também:  NOTA DE ESCLARECIMENTO – EDUCAÇÃO

O evento contou com a participação de alunos da EMEB “Profa. Rita Auxiliadora de Campos Cunha” que apresentaram uma peça teatral, com acompanhamento musical de alunos da escola Irenice Godoy.

O encerramento do Projeto 3 Rs foi marcado pela entrega de certificados de participação as empresas parceiras Reciclate e Fábrica de Refrigerantes Marajá, e também da entrega de certificado e premiação às escolas participantes de acordo com a quantidade de resíduos coletados.

A superintendente Pedagógica, Gonçalina Rondon, parabenizou alunos, professores e diretores pela participação no Projeto 3Rs que, de acordo com ela, assegura aos alunos uma maior conscientização quanto as questões de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. “Eles aprendem desde pequenos a importância da reciclagem e seu papel como protagonista na defesa e no futuro sustentável de nosso planeta” destacou.

A escola primeira colocada no recolhimento de resíduos de 2019 foi a EMEB “Profa. Rita Auxiliadora de Campos Cunha”, com 3.655 quilos de materiais reciclável recolhidos, seguida pela EMEB “Profa. Irenice Godoy de Campos Silva”, com 1.728 quilos de resíduos recolhidos.As demais unidades participantes foram as EMEBs Ednilson Francisco Kolling, Maria Joana da Silva Almeida, Maria Barbosa Martins, Libia da Costa Rondon, Joaquim da Cruz Coelho, Manoel João de Almeida, Abdala Jose de Almeida e Faustino Antonio da Silva.

Leia Também:  Eleição para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher será no dia 30 de abril

   

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Várzea Grande

Fórum da Região Turística Metropolitana discute  formas para alavancar e desenvolver o turismo regional

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, promoveu nesta quarta-feira (13), Fórum da Região Turística Metropolitana – Cuiabá/Várzea Grande. A finalidade do Fórum é desenvolver projetos específicos, por meio de uma nova concepção em fazer e desenvolver o turismo, buscando parcerias, estimulando investimentos e aproximando as pessoas no processo de desenvolvimento das atividades relacionadas ao turismo local.

O Fórum servirá como opção para investimentos, gerando renda e empregos, em uma região polarizada por Cuiabá e Várzea Grande, portão de entrada dos turistas, em Mato Grosso, e com posição geográfica privilegiada ampliando ainda mais o potencial. O evento foi  realizado no auditório do Hotel Ceolatto.

O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo e contou com a participação de representantes dos conselhos municipais de Turismo, empreendedores do setor e agentes que movimentam a economia ligada ao turismo da região, como comerciantes, hoteleiros e prestadores de serviços.

Representando o município, o secretário de Desenvolvimento Urbano e presidente do Fórum da Região Turística Metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande, José Roberto Amaral de Castro disse que o encontro teve o intuito de discutir a regionalização e seus avanços, bem como os rumos do turismo conciliado com o desenvolvimento de outros setores da região turística.

Leia Também:  Eleição para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher será no dia 30 de abril

"É uma oportunidade para grandes discussões sobre como o turismo, visto de maneira Regional e não apenas local (Cuiabá/Várzea Grande), favorecerá a criação de novas vagas de emprego e fomento de renda. A Região Turística Metropolitana favorece a implantação de diversas atividades turísticas, que por consequência dos serviços prestados, possibilita a criação de diversas novas vagas de empregos, diretos e indiretos. Por este motivo, discutir a integração entre os municípios é essencial para um avanço nesta política pública e fomento ao setor”, sublinhou o secretário, José Roberto.

Segundo o secretário adjunto de Turismo do Estado de Mato Grosso, Jefferson Preza Moreno, o Fórum possibilita a discussão ampla e transversal de todas as áreas que dialogam com o turismo. “É uma forma de explorar as potencialidades que o setor oferece, visando sempre à melhoria da oferta de serviços. Além disso, o Fórum pretende promover a integração do turismo na Região Turística Metropolitana, mostrando como o setor público pode colaborar para o desenvolvimento do trade turístico de cada região do Estado”, destacou.

“O encontro oportunizou a integração entre os pares, criando um importante movimento para buscar estratégias e melhorias para a promoção do turismo, alimentar a cadeia produtiva, criar mais empregos e fomentar a economia local”, sintetiza o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Mato Grosso, Manoel Prolópio.

Leia Também:  Corrida Rota do Peixe promove circuito gastronômico, cultural e turístico em  Bonsucesso

Já o secretário de Governo de Várzea Grande, Kalil Baracat destacou a importância do evento para o futuro da Região Turística Metropolitana. “Estamos buscando meios para, cada vez mais, promover os atrativos turísticos da cidade a fim de estimular e fortalecer o desenvolvimento de Várzea Grande”, sublinhou o secretário.

O evento contou com palestras sobre a Importância da Instância de Governança Regional do Turismo (IGR) no desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso.

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana