conecte-se conosco


Cuiabá

Alunos da rede municipal de Cuiabá participam de projeto mundial inovador

Publicado

Jorge Pinho

Duas unidades educacionais da rede municipal de Educação de Cuiabá, as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Ranulpho Paes de Barros e Djane Ribeiro Campos estão participando de um projeto mundial, o Inventura Experience, da Fundação BBC, de Londres.

Nesta quinta-feira (16), às 17:30h, na EMEB Prof. Ranulpho Paes de Barros, localizada no bairro Jardim Santa Izabel, será realizada a aula inaugural do projeto. O objetivo da iniciativa é analisar o impacto do estudo da programação no curriculum escolar e desenvolver nas crianças, habilidades da Educação 4.0

Em todo o Brasil, foi escolhida uma escola por município para participar do projeto. Em Cuiabá, a escola selecionada foi a Ranulpho Paes de Brarros, com aproveitamento da segunda unidade, a Djane Ribeiro Campo, do Jardim Vitória. Essas unidades foram escolhidas por possuírem laboratório de informática, pelo interesse das equipes gestoras das unidades pelo projeto e ainda, o interesse do professor da área em promover ainda mais o crescimento dos alunos de informática.

Durante três meses, 56 alunos dessas unidades educacionais participarão do projeto. “As aulas já começaram e cada aluno recebeu um livro didático, que mostra o passo a passo de como executar a programação, uma placa programável, e acesso ao portal do aluno, onde ele vai postar as atividades realizadas”, explicou o assessor pedagógico da Diretoria de Ensino, Wiliam Ortega Ferreira, que trabalha com a formação na área de tecnologia da educação.

Leia Também:  Vereador Clebinho Borges quer novos nomes em ruas de bairro

Segundo o técnico, ao final de três meses, a rede receberá um relatório de avaliação do estudo e da pesquisa realizada com as crianças, e os materiais que vieram gratuitamente como suporte serão devolvidos a instituição. “Nós temos uma parceria com representantes da empresa Positivo, parceira no Brasil da BBC e, estamos discutindo a possibilidade de ficarmos com o material para depois ser utilizado por outras turmas nas escolas”, explicou Wiliam, sinalizando que nesse caso, os materiais poderão ser usados por estudantes do 5º ao 9º ano.

Além dos alunos, os professores que acompanham a iniciativa também recebem orientação especifica, apoio e suporte na área de tecnologia da educação.

“O programa é mais um investimento da gestão Emanuel Pinheiro, numa Educação moderna, que traga para os nossos alunos habilidades, pensamento crítico e analítico, empreendedorismo, e o prepare de forma integral para o futuro”, lembrou o secretário de Educação, Alex Vieira Passos.

Projeto

O projeto de pesquisa e ensino da informática nas escolas públicas é mundial, e conta com vários parceiros. Por meio do Inventure Experience são desenvolvidos conceitos de logica, matemática, raciocínio logico, e acima de tudo, criatividade de cada aluno. Ao final dos três meses, os resultados serão remetidos aos parceiros do projeto no Brasil, com a realização de um encontro nacional para apuração dos melhores trabalhos nas redes de todo o país.

Leia Também:  Vistoria às obras do VLT culmina em simpósio na divisa entre Cuiabá e Várzea Grande

“A programação já é considerada uma profissão voltada para o futuro, estamos preparando as crianças, desenvolvendo essas habilidades desde a escola”, disse o assessor pedagógico, que aguarda a participação não só dos pais dos alunos envolvidos no projeto, mas de toda a comunidade escolar.

Na EMEB Djane Ribeiro a aula inaugural para a exposição do método, realizada na semana passada, contou com a presença de 97% dos pais dos alunos, um sinal de interesse e confiança.

Micro:bit Educational

A Micro:bit Educational Foundation é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de inspirar alunos de todo mundo a criar o seu melhor futuro digital. Sua sede fica na Inglaterra, onde lançou o BBC micro:bit, um hardware baseado em uma pequena placa programável, que possibilita infinitas criações.

A fundação conduziu uma pesquisa com alunos da Inglaterra, que demonstrou o crescente interesse das crianças e adolescentes em relação ao assunto e, a facilidade e engajamento dos alunos com a programação.

A tendência de inserir programação ao currículo já ganhou o mundo e mais de 1 milhão de alunos já participam da iniciativa.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

LDO é aprovada na Câmara de Cuiabá

Publicado

class=”olho”>RÁDIO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
17/07/2019
LDO é aprovada na Câmara de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou nesta quarta-feira (17) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020. A proposta recebeu um total de 13 emendas parlamentares, mas todas receberam parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) do Parlamento Municipal, os quais foram acatados pelo plenário por maioria dos votos.
Desta forma, a proposta do Executivo foi aprovada na íntegra, sem qualquer alteração. No total, 17 votos a favor e dois contrários dos vereadores Diego Guimarães (PP) e Felipe Wellaton (PV).
A mensagem passou por duas votações. Para tanto, foram realizadas duas sessões extraordinárias, tendo em vista que a matéria requer pauta exclusiva.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi protocolada no Legislativo Cuiabano no final do mês de maio.
O documento estabelece para o próximo exercício uma receita estimada de R$ 2.663.916.427,00. Este valor refere-se aos investimentos previstos, o que corresponde à soma da receita corrente, formada pela Fonte 100, mais recursos de outras fontes, provenientes basicamente de convênios e de recursos próprios.
A LDO é a tido como a base para a formulação do orçamento do ano seguinte, uma vez que nela já são estabelecidas as receitas e despesas, bem como gastos com pessoal e encargos sociais. A Lei Orçamentária Anual (LOA), por sua vez, deve ser encaminhada ao Legislativo Municipal até o dia 30 de setembro.
“A LDO é o intermediador entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Sua função é muito importante, pois estabelece as metas para a elaboração do orçamento. A Câmara promoveu toda a discussão, a proposta passou por todas as Comissões pertinentes e foi aprovada em plenário. Cumprimos o nosso dever e agora vamos esperar para debater o orçamento em si”, finalizou o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Misael Galvão.
Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Leia Também:  Prefeito entrega títulos definitivos de posse a moradores de cinco bairros
Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

http://www.urgentenews.com.br/wp-content/uploads/2018/01/image-1-1.jpg

Fonte: Câmara de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Câmara realiza mais duas sessões extraordinárias nesta quinta

Publicado

class=”olho”>RÁDIO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
17/07/2019
Câmara realiza mais duas sessões extraordinárias nesta quinta
A Câmara Municipal de Cuiabá realiza nesta quinta-feira (18) mais duas sessões extraordinárias. A primeira será realizada às 9 horas e a segunda às 14 horas.
Na plenária que será realizada no período matutino, os vereadores irão votar o parecer do Tribunal de Contas do Estado referente às contas do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) referente ao ano de 2017.
Já na sessão vespertina, serão analisados diversos projetos de leis com o intuito de limpar a pauta de votação.
Após isso, o Parlamento Municipal entra em recesso parlamentar retornando as suas atividades no dia 1º de agosto próximo.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

http://www.urgentenews.com.br/wp-content/uploads/2018/01/image-3-1.jpg

Fonte: Câmara de Cuiabá
Leia Também:  Vistoria às obras do VLT culmina em simpósio na divisa entre Cuiabá e Várzea Grande
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana