ATRIZ, CANTORA E BAILARINA

Aluna de Cuiabá encanta escola e colegas pela força do talento

· 2 minutos de leitura
Aluna de Cuiabá encanta escola e colegas pela força do talento

Com apenas 9 anos de idade, a aluna Rafaela Marques Ribeiro é conhecida diariamente pelo amor e carinho com os colegas, servidores, professores e, principalmente, pelo talento e domínio das artes.

Matriculada no 3º ano da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Silva Freire, localizada no bairro Itapajé, a jovem estudante foi vencedora, em outubro deste ano, do prêmio de melhor atriz no Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran). Para entender mais, clique AQUI.

Com nota 9.8, a pequena Rafaela Ribeiro superou a concorrência de alunos do município de Várzea Grande, Campo Verde, Querência, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Alta Floresta, Sinop, Lucas do Rio Verde e Sorriso.

Em sua rotina na escola, a carismática estudante revela diariamente outros talentos. Ela também canta clássicos da música nacional, toca violão, é bailarina, pratica karatê no Centro Comunitário e até canta músicas em inglês como “Die With A Smile”, internacionalmente conhecida nas vozes dos cantores Bruno Mars e Lady Gaga.

Questionada a respeito de qual sonho mantém na vida, a jovem estudante Rafaela Ribeiro surpreende pela resposta de alto nível. “Meu sonho é ser atriz em um filme de cinema. Eu gosto muito de interpretar porque entendo que numa atuação de teatro, por exemplo, a gente pode viver o passado, o presente e o futuro. E,ao mesmo tempo, educar e ensinar porque esse é o papel da arte. Também sonho em fazer a interpretação de uma novela”.

Ela também diz que gosta de ter acesso a materiais de Literatura e Língua Portuguesa. “São disciplinas que me auxiliam nas interpretações que gosto muito de fazer”, destaca.

Amizade e afeto

A estudante Carolina Brasso Monteiro da Silva, 9 anos, colega de classe da jovem Rafaela Ribeiro, revela que ambas se conhecem desde o pré-escolar, e mantém uma relação saudável de amizade. “Nós fazemos catequese juntas. Acho muito bonito ver ela cantando. Já fizemos dupla para cantar a música “Decolores” na Igreja Católica”, disse.

A colega de sala Beatriz Tolloti, também revela uma relação de cordialidade na escola com a talentosa jovem Rafaela Ribeiro. “A gente brinca na escola e se diverte muito. Ela é minha amiga e uma menina muito legal nas atividades em sala de aula. Conversamos e brincamos no recreio”.

Talento nato

O diretor da Escola Silva Freire, professor Sérgio Lacerda, revela que a jovem Rafaela Ribeiro estuda na unidade desde o pré-escolar. Em sua avaliação, considera a aluna uma multitalentosa, cujas habilidades foram identificadas nas séries iniciais.

“Desde os 4 anos, ainda no pré-I, a Rafaela Ribeiro já tinha plena desenvoltura para a arte. Isso era perceptível nas atividades. Ela sempre foi muito questionadora nos conteúdos em sala de aula. Com 5 anos, já escrevia poemas, tocava em sarau. É uma criança que sempre gostou de estar a frente das atividades”, revela.

O roteiro da peça teatral, “Saber e Não Cumprir Não Salva Vidas, Apaga Futuros, Apressa às Despedidas”, que levou a aluna Rafaela Ribeiro ser escolhida a melhor atriz pela interpretação no Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran), foi elaborada em conjunto pelo diretor Sérgio Lacerda e a jovem estudante.

“Ajudei a escrever o roteiro a partir de pesquisas. A Rafaela pediu para incluir trechos de músicas como Viva La Vida da banda ColdPlay”, revela.