Carros e Motos
Alta do ICMS em SP provocará fechamento de lojas, aponta entidade

Os revendedores de carros e motos bem que tentaram. Mas apesar de o governo de São Paulo ter suspendido o aumento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para alimentos, medicamento e energia elétrica insumos agrícolas para produtores rurais, os veículos usados não escaparam do reajuste de 207% do tributo, que passou a valer nesta sexta-feira (15).
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A Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores) destacou que a decisão de manter o reajuste do ICMS “vai gerar o fechamento de lojas e a demissão de milhares de profissionais”, podendo afetar cerca de 40 mil empregos apenas nos dois primeiros meses. A entidade que representa os lojistas de carros e motos do país destacou ainda que vai continuar trabalhando para reverter a decisão do governo estadual, inclusive pela via judicial.
Em comunicado conjunto divulgado nesta semana por cinco entidades empresariais, a Fenauto destacou que, até 2017, um carro de R$ 50 mil pagava R$ 450 de ICMS, com alíquota de 0,9% sobre o valor da nota fiscal de venda. De lá para cá, esse percentual dobrou para 1,8% e agora é de 5,52%.
A medida faz parte do pacote de reajuste fiscal das contas do governo de São Paulo. Segundo dados da Secretaria da Fazenda e Planejamento, o déficit estimado para 2021 é de R$ 10,4 bilhões, resultado da queda da atividade econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Além da elevação do ICMS na venda de usados, outra medida polêmica foi a mudança nas alíquotas do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), com o aumento das alíquotas para veículos elétricos ou movidos somente a etanol e GNV ou aqueles de propriedade de locadoras, além da cobrança do imposto de donos de veículos PCD sem deficiências graves, que teria impactado 80% dos antigos beneficiados com a isenção.


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Conheça o Volkswagen ID.5, o elétrico sucessor do Passat

A Volkswagen está empenhada em ser líder de vendas de carros elétricos na Europa. Depois de apresentar os seus modelos EVs ID.3 e ID.4, a montadora confirmou que vai lançar no segundo semestre o ID.5, um super cupê elétrico esportivo, sucessor do Passat. Ele vai chegar primeiro no Reino Unido para competir no segmento do Citroen e-C4 e do Tesla Model 3, este um dos elétricos líderes no mercado europeu.
O VW ID.5 já entrou na fase de pré-produção e está sendo sendo testado na pista alemã Nurburgring. As primeiras imagens indicam um estilo bastate similar ao conceito ID.Crozz, inspirador da seleção ID da VW.
Será construído na plataforma MEB do Grupo VW para carros totalmente elétricos e terá uma gama de motores e baterias puros EV. A montagem será fábrica de Zwickau, na Alemanha, que é especialmente dedicada a carros elétricos e onde o ID.3 e o ID.4 também são produzidos.

A edição de lançamento do ID.5 será equipada com um motor elétrico de 201 cv montado no eixo traseiro e uma bateria de 77 kWh. Com esse conjunto e o seu acentuado perfil aerodinâmico, ele terá alcance de cerca de 500 km com uma carga completa.
A Volkswagen projeta também o modelo GTX, no topo da linha ID.5, focada no desempenho. Essa versão apresentará um trem de força com tração nas quatro rodas e motor duplo. Esta tecnologia desenvolve 302 cv e faz de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. Outro modelo da linha iD.5 deverá ser uma versão mais básica alimentado por uma bateria de 52 kWh e um motor elétrico menos de 146 ou 168 cv.
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O ID.5 terá faróis de LED e um pára-choque envolvente. O modelo de produção abandonará as portas deslizantes radicais mostrada no conceito ID.Crozz. A versão final será muito parecida com o Audi e-tron Sportback .

Internamente, o ID.5 terá painel de instrumentos digital e sistema de infoentretenimento de 10 polegadas. O modelo vira com um display de realidade aumentada e o novo sistema de comando de voz chamado “Hello ID’.
Elétricos crescem

Apesar da pandemia ter reduzido em 25% as vendas totais de veículos no mercado europeu, os carros elétricos dobraram seus resultados e tiveram um total de 538.772 unidades vendidas no ano passado, sobretudo na Alemanha, França e Holanda, de acordo com Associação de Montadoras Europeias de Automóveis (ACEA).
As vendas avançaram especialmente graças aos programas de subsídios dos governos dos países europeus para a compra de veículos elétricos . A Alemanha, por exemplo, concede estímulo fiscal de até 9.000 euros e a França de até 12.000 euros.
Outro fator importante é que as pessoas precisaram comprar carros novos para continuar entrando nos centros das grandes metrópoles. Cidades como Bruxelas, Roma, Londres e Paris proibiram o acesso a área central dos veículos mais poluentes.
Assim, as montadoras correm para lançar novos modelos de veículos híbridos e elétricos para respeitar as normas europeias. Atualmente, as empresas precisam ficar abaixo de 95 gramas de CO2/km ou enfrentarão multas pesadas.
Neste cenário, a Volkswagen promete ser uma das grandes vencedoras no mercado elétrico. Seu modelo ID.3, lançado em setembro, já é o segundo veículo mais vendido na Europa. Aliás, com esse modelo EV, a montadora promete abrir seu mercado de elétricos no Brasil.
Carros e Motos
Ford Ka fecha fevereiro com queda de 56,7% nos emplacamentos

O anúncio em janeiro do fim da produção dos Ford Ka Hatch e Sedan e do SUV EcoSport no Brasil refletiu na forte queda dos números de emplacamentos desses modelos em fevereiro, apontam dados do Renavam divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
O Ford Ka , que havia fechado o 1º mês do ano com 3.433 emplacamentos, somou 1.488 unidades emplacadas em fevereiro . Retração de 56,66%. O hatch compacto, que já foi um dos líderes do mercado brasileiro, amargou apenas a 30ª colocação no ranking geral.
Enquanto isso, o Ka Sedan viu as vendas caírem 70,02% no período, de 934 para 280 unidades. No caso do EcoSport , que havia somado 1.576 emplacamentos em janeiro, a queda foi de 66,63%. O SUV compacto fechou fevereiro com 526 unidades emplacadas, ficando apenas com a 14ª colocação no ranking de SUVs do mercado brasileiro.
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Queda de 17,9%

O mercado de automóveis e comerciais leves novos fechou fevereiro com um total de 158.237 emplacamentos. Queda de 17,85% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram emplacadas no Brasil 192.610 unidades. No período, o Chevrolet Onix somou 10.261 unidades e segue com a liderança do mercado brasileiro, trazendo a picape leve Fiat Strada (9.371) e o Hyundai HB20 (7.717) na 2ª e 3ª colocações, respectivamente.
Chama a atenção mais uma vez a participação das marcas da Stellantis (grupo industrial que no Brasil é representado por Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM), que emplacou cinco modelo no top 10: além da picape Strada, aparecem no ranking geral os modelos Fiat Argo (6.221), Mobi (6.015) e Toro (5.626) e o Jeep Renegade.
Entre os SUVs, o líder Jeep Renegade (5.834) foi seguido por Volkswagen T-Cross (5.524), Hyundai Creta (4.826), Jeep Compass (4.634) e Honda HR-V (3.703). No ranking de comerciais leves, depois dos líderes Fiat Strada e Toro, a terceira colocação ficou com a picape média Toyota Hilux (2.663).
Ranking geral – unidades emplacadas
1 – Chevrolet Onix: 10.261 2 – Fiat Strada: 9.371 3 – Hyundai HB20: 7.717 4 – Chevrolet Onix Plus: 6.501 5 – Fiat Argo: 6.221 6 – Fiat Mobi: 6.015 7 – Volkswagen Gol: 5.847 8 – Jeep Renegade: 5.834 9 – Fiat Toro: 5.626 10 – Volkswagen T-Cross: 5.524
Comerciais leves – unidades emplacadas
1 – Fiat Strada: 9.371 2 – Fiat Toro: 5.626 3 – Toyota Hilux: 2.663 4 – Volkswagen Saveiro: 2.523 5 – Fiat Fiorino: 2.053
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