Conteúdo/ODOC - Um detento identificado como Adrian Oliveira Ferreira fugiu na manhã desta quarta-feira (7) logo após a realização de uma audiência de custódia no fórum de Porto Alegre do Norte (a 1.000 km de Cuiabá). A fuga ocorreu poucos minutos depois de a Justiça converter a prisão em flagrante em prisão preventiva.
Adrian havia sido preso na tarde de segunda-feira (5), no município de Confresa, por suspeita de tráfico de drogas, após denúncias indicarem movimentação considerada suspeita em uma residência próxima ao Eco Park. Após a prisão, ele foi transferido para Porto Alegre do Norte, onde passaria pela audiência de custódia.
A sessão ocorreu por volta das 9h, no fórum da cidade. Ao final do ato, o magistrado responsável decidiu manter o detento preso preventivamente. No entanto, enquanto aguardava os procedimentos posteriores à audiência, Adrian conseguiu escapar das dependências do prédio e segue foragido.
Em um vídeo gravado logo após o ocorrido, uma servidora do Judiciário explicou como a fuga aconteceu. Segundo o relato, o detento havia sido colocado em uma cela interna do fórum após o encerramento da coleta biométrica.
“A audiência de custódia do Adriano de Oliveira foi realizada dia 7 de janeiro de 2026. Na oportunidade em que encerrou a coleta biométrica dele, ele foi colocado nessa cela, trancada. Ocorre que, na ocasião em que os policiais foram encaminhar a presa para a segunda audiência do dia, o Adriano fugiu por esse espaço. Essa porta, no momento, não estava trancada e dá acesso à garagem, e o portão do fórum estava aberto. O preso evadiu com o uso de algemas”, relatou.
Ainda conforme as informações apuradas, o detento teria rompido uma das grades da cela, criando passagem até uma área de circulação interna, o que facilitou a saída do prédio. Imagens mostram danos na estrutura metálica após a fuga.
O caso será apurado pela Polícia Civil, e forças de segurança realizam buscas para localizar o foragido.