conecte-se conosco


Mato Grosso

Aldeias indígenas de Campo Novo do Parecis são contempladas com cobertores

Publicado

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, junto com a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setacs), Rosamaria de Carvalho, realizaram, nesta quarta-feira (10.07), a entrega de cobertores ao município de Campo Novo do Parecis, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade da cidade e de aldeias indígenas da região.

Recebidas pelo prefeito de Campo Novo, Rafael Machado e pela primeira-dama Nelva Casagrande, popularmente conhecida como Preta, a primeira-dama e a secretária da Setacs se deslocaram até a aldeia Wazare para a entrega de cobertores, que irão contemplar indígenas em situação de vulnerabilidade nas 63 aldeias locais de etnia Paresi. 

Foram destinados 280 para a cidade de Campo Novo e outros 300 para atendimento nas aldeias.

“Agradecemos ao governador Mauro Mendes, em nome da atuante primeira-dama Virginia Mendes pela sensibilidade com que tem trabalhado nas ações e projetos sociais. Sabemos que a entrega de cobertores é mais uma das ações lideradas por ela em apoio ao desenvolvimento social dos municípios”, afirmou o prefeito Rafael Machado, que fez questão de acompanhar a comitiva do governo nas agendas na aldeia.

Leia Também:  Unemat oferta nova Seleção Especial para ingresso no semestre 2019/2

Para o cacique Rony Paresi a presença do governo na região tem sido constante, tanto no apoio das produções agrícolas indígenas, como no fomento do turismo local e agora na entrega de cobertores por meio da campanha Aconchego.

“É muito gratificante sentir o carinho da primeira-dama Virginia Mendes com nosso povo e sentir nessa gestão do governador Mauro Mendes que somos bem tratados, com abertura e diálogo para atendimento das nossas demandas”, destacou o Cacique.

Na oportunidade, Virginia Mendes agradeceu a todos os envolvidos na campanha, desde o processo de produção, organização e distribuição, até aos gestores e lideranças locais que fazem com que os cobertores cheguem àqueles que realmente necessitam. 

“Foi uma verdadeira força-tarefa, com o apoio de todos, para que conseguíssemos de forma ágil e eficiente desenvolver a campanha aconchego para proteger os mais carentes do frio. Muito obrigada a todos que nos ajudaram e continuam nos ajudando. Escolhemos iniciar a entrega dos cobertores no interior do Estado por Campo Novo do Parecis por toda admiração e respeito que temos pelos povos indígenas”, afirmou a primeira-dama, enaltecendo também as belezas turísticas locais.

Leia Também:  Politec é parceira do Projeto Araguaia Cidadão com a emissão de RGs

“Mato Grosso é riquíssimo em belezas naturais e que muitas vezes deixamos de conhecer por desconhecimento. Precisamos divulgar melhor nossas belezas, existentes nos quatro cantos do nosso Estado”, ressaltou Virginia. 

Programa Aconchego

O Programa Aconchego foi lançado oficialmente, na última terça-feira (09.07), no Palácio Paiaguás com a presença de representantes da maioria dos municípios. 

Para a realização da ação em 2019 foram adquiridos 100 mil cobertores pela Setacs, que serão distribuídos para pessoas em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social de todo o Estado. “Os municípios devem entrar em contato com a Setasc para organizar a retirada dos cobertores”, explicou a secretária Rosamaria.

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Segunda etapa da vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira (18)

Publicado

A segunda etapa da vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira (18.11) e imunizará, até 30 de novembro, adultos de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. Para garantir mais efetividade à campanha, além da dose de rotina, Mato Grosso recebeu 35 mil doses extras como forma de facilitar o acesso da população à imunização.

Ciente de que a vacina tríplice viral é a forma mais segura de prevenir o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforça o pedido à população mato-grossense para que procurem o posto de saúde mais próximo para vacinar.

“Essa é uma força-tarefa nacional de imunização contra o sarampo. Até o momento, Mato Grosso não tem casos confirmados de sarampo e não queremos que a doença, que chegou a ser erradicada no Brasil, volte a circular no Estado”, disse o secretário.

Conforme dados do Ministério da Saúde, um total de 68.814 mil mato-grossenses, entre 20 e 29 anos, não estão imunizados contra a doença. A proposta da campanha é diminuir esse número. Para isso, o Ministério deve enviar para o Estado, na próxima semana, novas doses da vacina.

Leia Também:  Campeonato internacional de Jiu-Jitsu é um dos destaques da agenda semanal

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Alessandra Moraes, explica que, diferentemente dos anos anteriores, essa faixa-etária foi selecionada porque apresentou, em outros estados com casos confirmados de sarampo, uma gravidade no acometimento da doença, evoluindo, muita das vezes, para internações.

“Esse grupo precisa ter duas doses da vacina para ser considerado imunizado. É importante buscar uma unidade de saúde e levar o cartão vacinal para que possa ser vacinado. Se não puder comprovar que já recebeu alguma dose da vacinação, a pessoa vai tomar a primeira dose da vacina normalmente e 30 dias depois irá tomar a segunda dose”, informa.

Além da participação espontânea das pessoas, Alessandra destaca a importância de os munícipios estarem ativos na campanha. “É importante também que os municípios não percam a oportunidade de vacinar esse público. Então, é imprescindível ficar atento aos espaços onde os jovens estão e buscar levar as  informações sobre vacinação a esses meios. Essas são estratégias que os municípios podem utilizar para acessar este público”, avalia a coordenadora.

Leia Também:  Unemat oferta nova Seleção Especial para ingresso no semestre 2019/2

Sobre o sarampo

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode evoluir para complicações graves e óbitos. A doença é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e espirrar. O comportamento endêmico/epidêmico do sarampo varia de um local para outro e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, bem como da circulação do vírus na área.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Jogos Abertos voltam a ser realizados em Mato Grosso

Publicado

Depois de cinco anos, a fase estadual dos Jogos Abertos volta a ser realizada em Mato Grosso. De 12 a 15 dezembro, seleções municipais com atletas de todas as idades irão reviver a emoção e as superações de participar da competição esportiva estadual. O evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e em parceria com os municípios, abre suas inscrições na segunda-feira (18.11).

Para o titular da Secel, Allan Kardec, o retorno dos Jogos Abertos ao calendário esportivo do Estado foi uma das prioridades da pasta porque o evento fomenta o esporte de participação e rendimento nos municípios.

“É com muita honra que o Governo junto com a Secel retoma a realização dos Jogos Abertos já no primeiro ano de gestão. Esses jogos reúnem a categoria adulta, a elite do esporte nos municípios, e não eram realizados há muito tempo, desde 2014. Voltar a promovê-lo, mesmo com poucos recursos, é realmente uma conquista que nos enche de orgulho”, enaltece.

Leia Também:  Para entender conteúdo de química, alunos produzem perfumes em sala de aula

A edição 2019 dos Jogos Abertos Mato-grossenses terá como sede a cidade de Cuiabá, com disputas nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei, nos naipes masculino e feminino. Não há idade limite para participação, desde que acima de 18 anos, e cada equipe pode ter no máximo três atletas de até 17 anos.

Cada município poderá participar com apenas uma equipe por modalidade e naipe. Para inscrever a(s) equipe(s), o município deve enviar um ofício de confirmação assinado pelo prefeito ao endereço eletrônico de e-mail [email protected] Todos os  documentos estão disponíveis no site www.esportes.mt.gov.br.

As inscrições são limitadas por modalidade, assim distribuídas: 32 equipes de futsal masculino, 16 de futsal feminino, 16 de basquete masculino, 08 de basquete feminino, 20 de vôlei masculino, 16 de vôlei feminino, 16 de handebol  masculino e 16 de handebol  feminino. Por isso, o preenchimento das vagas será feito por ordem de recebimento dos ofícios de confirmação, considerando data e horário.   

O prazo para inscrição é de 18 novembro a 05 de dezembro, ou até que seja esgotado o quantitativo das vagas ofertadas.

Leia Também:  Politec é parceira do Projeto Araguaia Cidadão com a emissão de RGs

Serviço:

Jogos Abertos Mato-grossenses

Período: 12 a 15/12 

Prazo para inscrições: 18/11 a 05/12

Documentos para inscrição: www.esportes.mt.gov.br/eventos-diversos

Envio dos documentos preenchidos ao e-mail: [email protected]

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana