conecte-se conosco


Política MT

AL vai à Baía de Chacororé e constata tragédia ambiental

Publicado


Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Uma diligência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, liderada pelo deputado estadual Allan Kardec (PDT), visitou a Baía de Chacororé para averiguar a situação calamitosa deste berçário do Pantanal, principal local de desova e reprodução de peixes da região, que sofre com uma seca jamais vista. 

A região que deveria ter 11 mil hectares alagados, perdeu quase a totalidade da sua capacidade, e a área que abrigava peixes se transformou em pasto para o gado e cemitério de espécies aquáticas.

A comitiva contou com a participação dos deputados Max Russi (PSB), Faissal Calil (PV), João Batista (Pros), e o apoio do CIOPAer para sobrevoo na região afetada. A ação também foi acompanhada pelo Juizado Volante Ambiental, PM Ambiental, Ministério Público, Tribunal de Justiça de Mato Grosso, OAB, Prefeituras e Câmaras Municipais de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.

Segundo o deputado Allan Kardec, que coordena o grupo de estudos e trabalhos do parlamento estadual, vários corixos estão interrompidos e isso está causando o desabastecimento da área desde o ano passado. Os corixos, conforme explicou o deputado, são os canais ligam águas das baías, lagoas e lagos, com os rios próximos, nesse caso com o Rio Cuiabá.

“Nós temos esse levantamento dos corixos tampados e essa obstrução é uma das causas dessa seca. O importante é desobstruir, desassorear e limpar esses espaços para que a água do rio possa alimentar aqui. A água do Rio Cuiabá alimenta a Baía de Chacororé e temos a situação da falta de chuvas e uma hipótese sobre a barragem de Manso, enfim, podem ser vários fatores que colaboram para esta tragédia”, explicou Kardec.

O levantamento será compartilhado com a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema/MT) para que sejam tomadas providências por parte do governo estadual em conjunto com os municípios. O tema tem sido tratado com bastante celeridade, tanta que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, demonstrou interesse em vir ao Mato Grosso para visitar a Baía de Chacororé in loco, com uma comitiva de congressistas.

As questões ambientais são bandeiras do deputado desde seu engajamento na luta contra as queimadas no Pantanal, especialmente por se tratar da região de origem de Kardec. “Eu cresci aqui, banhando nas águas do Pantanal e fico muito abalado com uma situação dessas. Por isso, vamos envidar todos os esforços para reverter essa tragédia”, finaliza. 

Fonte: ALMT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

CPI dos contratos na Câmara: relator diz Antenor, da Semob, e Stopa, de Obras, serão convocados

Publicado

O vereador Demilson Nogueira (PP), relator da CPI dos Contratos da Câmara de Vereadores de Cuiabá, afirma que os trabalhos estão adiantados e que os vereadores já trabalham em dois contratos, o dos semáforos, que custou a exoneração do secretário da Semob, Antenor Figueiredo, e o da Eletroconstro, que resultou na operação sócio-oculto da Polícia Civil.

“Nós já delineamos alguns contratos, como o dos semáforos, da Eletroconstro, e mais uns dois ou três contratos para iniciar um trabalho minucioso, para conhecer o que tem nesses contratos. A CPI vai ser criteriosa, temos que devolver para a sociedade o que é cobrado pela população da Câmara Municipal”, disse o relator.

Conforme Demilson Nogueira, “no momento que tivermos os contratos na mão, vamos saber quem são os atores que participaram da execução do contrato. Nós já buscamos contrato, nota de empenho, nota de liquidação, nota de pagamento, fiscais de contrato, buscamos conhecer todos aqueles que tiveram trabalhando ali”, disse.

O vereador adiantou que a CPI deve convocar alguns atores para depoimento. Havendo necessidade de convocar o ex-secretário Antenor Figueiredo, para falar dos semáforos, e o secretário e vice-prefeito José Roberto Stopa, sobre a Eletroconstro, o relator da CPI disse que, se for preciso, “eles serão convocados”.

Segundo Nogueira, “havendo necessidade, pode ter certeza, a CPI não se furtará em convocá-los, até porque nós estamos buscando elucidar esses contratos, essa situação”.

Continue lendo

Política MT

Vendo movimento já em atraso, Botelho confirma debate com executiva do DEM discutir chapas para ano que vem

Publicado

O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), confirmou para a próxima segunda-feira (17), uma reunião da executiva estadual do partido para discutir a formatação de chapas para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal, visando as eleições de 2022. Botelho entende que os outros partidos saíram na frente, nessa questão, e que agora o DEM precisa correr contra o tempo.

“Nós temos uma reunião já agendada para a próxima segunda-feira, com todas as lideranças do partido, o governador Mauro Mendes, o senador Jaime Campos, para falarmos sobre o DEM. Vamos traçar uma estratégia para montar uma chapa bem competitiva tanto para federal quanto para estadual”, garantiu Botelho.

Conforme o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, “os outros partidos correram na frente, deram a largada primeiro, mas nós estamos conversando e agora é hora de mexermos o corpo. A partir de segunda-feira vamos nos reunir e traçar estratégias para buscar pessoas que possam disputar uma vaga para estadual, para federal, senador”, declarou.

Eduardo Botelho afirmou que pretende disputar a reeleição para a Assembleia Legislativa. “Eu sou candidato a candidato a reeleição. Existe a possibilidade de disputar o Senado, mas eu não estou com esse foco. Meu foco é estadual, vou focar em cima disso. Lá na frente, se o partido entender, eu me vejo em condição de disputar e assumir qualquer cargo”.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana