conecte-se conosco


Economia

Air France aposenta definitivamente seus Airbus A340

Publicado


source

Contato Radar

undefined
Raphael Magalhães

Air France aposenta definitivamente seus Airbus A340

No último dia 12, a Air France realizou o seu último voo regular com o Airbus A340-300. A operação entre Paris (CDG) e Istambul (IST) foi a escolhida para marcar o fim de uma era na companhia aérea francesa.

A Air France foi a companhia lançadora do modelo em 1993, e durante sua história operou 30 unidades do Airbus A340. As três aeronaves restantes na frota, de matrícula F-GLZK, F-GLZN e F-GLZP, estavam estocadas desde Abril com os cancelamentos de voos realizados devido à pandemia.

Dessa forma, e devido à baixa eficiência do modelo frente à aeronaves mais novas, a Air France optou por encerrar as operações do quadrijato francês. Ademais, em grande parte, a aposentadoria da aeronave foi acelerada pela pandemia, que fez com que as companhias aéreas ao redor do mundo se readequassem à nova realidade.

Entretanto, o Airbus A340 não foi o único a ter a aposentadoria antecipada pela pandemia. Da mesma forma, o gigante Airbus A380 também teve suas operações encerradas antes do previsto, devido aos altos gastos e o “tamanho exagerado” para a maioria dos mercados.

O post Air France aposenta definitivamente seus Airbus A340 apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Banco Central registra recorde de remessas de dólares para Brasil

Publicado


Com a alta do dólar, as remessas de brasileiros que vivem no exterior para familiares no Brasil têm batido recordes. Em setembro, foram registradas US$ 293 milhões de receitas de transferências pessoais, segundo dados do Banco Central (BC). Esse foi o maior volume para o mês de setembro, na série histórica, iniciada em 1995. Em setembro de 2019, as transferências somaram US$ 248,6 milhões.

De janeiro a setembro deste ano, foram US$ 2,407 bilhões enviados para o Brasil, crescimento de 11,6% em relação a igual período de 2019. Segundo o chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, o dólar mais caro faz com que o dinheiro convertido em reais no Brasil represente um volume maior de recursos. Ele diz que isso pode incentivar os brasileiros no exterior a mandarem mais dólares para o país.

“Como a pessoa no exterior que está mandando para seus parentes no Brasil sabe que aquela mesma quantidade de dólares que manda sempre vai representar uma quantidade maior, pode ter um incentivo para aumentar esse fluxo em dólares”, disse, ao apresentar o relatório das contas externas, na última sexta-feira (23).

Por outro lado, a alta do dólar desestimula o envio de recursos do Brasil para o exterior. Em setembro, essas transferências chegaram a US$ 128 milhões, queda de 18,9% na comparação com o mesmo mês de 2019. No acumulado do ano até setembro, o valor chegou a US$ 1,065 bilhão, recuo de 31,1% contra igual período de 2019.

Países de origem

A maior parte das transferências que vêm para o Brasil são dos Estados Unidos. Esse setembro, o volume chegou a US$ 147,2 milhões. Outros US$ 57 milhões vieram do Reino Unido, US$ 17 milhões de Portugal, US$ 9,8 milhões da Espanha, US$ 7,7 milhões da Itália e US$ 7,6 milhões do Japão.

Edição: Denise Griesinger

Continue lendo

Economia

Ainda existem Embraer 120 Brasília operando comercialmente no Brasil?

Publicado


source

Contato Radar

undefined
Guilherme Dotto

Ainda existem Embraer 120 Brasília operando comercialmente no Brasil?

Depois do grande sucesso com o Embraer EMB-110 Bandeirante, a Embraer decidiu começar um novo projeto de aeronave, com plano de uma aeronave maior, sendo basead no EMB-121 Xingú. Em 1979, o EMB-120 foi lançado, com o nome Brasília.

Diferente do EMB-110, o Brasília entrou em operação diretamente no exterior, e somente em outubro de 1985 foi entregue a uma companhia aérea brasileira.

Após 41 anos de seu lançamento, no Brasil não temos mais uma grande quantidade de aeronaves deste modelo voando comercialmente. Somente 3 Embraer 120 Brasília voam na área comercial, e ambas na região Norte do país.

RICO TÁXI AÉREO

A Rico Táxi Aéreo, empresa com sede no aeroporto Eduardo Gomes em Manaus, possui 2 EMB-120 em sua frota, o PP-PSA e o PR-STZ.

Ambas aeronaves tem uma extensa carreira na aviação, onde entraram em operação na década de 90.

Fabricado em 1995, o PP-PSA iniciou seus voos na Passaredo Linhas Aéreas no ano seguinte, 1996, onde permaneceu ativo até julho de 2011. Estocado até novembro do mesmo ano, a Air Amazônia o adquiriu e batizou-o de ” Tefé “. Sua carreira na empresa não durou muito, pois em 2012 a empresa fechou, estocando-o mais uma vez. Em 2017, a Rico Táxi Aéreo ressuscitou o turboélice, trazendo-o de volta à ativa e voando até o momento pelo Brasil.

Já o PR-STZ, iniciou sua carreira fora do Brasil. No ano de sua fabricação, 1993, foi entregue à Skywest Airlines com matrícula N216SW. Após uma longa carreira nos EUA, o E120 chegou ao Brasil em 2014, onde foi adquirido pela Sete Linhas Aéreas, e no ano seguinte passou a ser Sete Táxi Aéreo. Após mais de 3 anos, foi adquirido pela Rico Táxi Aéreo, onde voa até hoje.

PIQUIATUBA

Fundada em 2005, a Piquiatuba Táxi Aéreo possui uma frota de 23 aeronaves, tendo um Embraer E120 Brasília entre elas. Com sede em Santarém (STM), a empresa utiliza seu turboélice para realizar voos cargueiros e fretamentos.

Fabricado em 2004, o PT-SOK teve como primeiro operador a Vale do Rio Doce, onde foi adquirido no ano de 2006. Após 6 anos de operação na mineradora multinacional, em 2012 o turboélice bimotor foi comprado pela Piquiatuba, onde voa até hoje.

No Brasil, há sim outras aeronaves em atividade porém, não na aviação comercial. A Força Aérea Brasileira possui algumas unidades do E120 Brasília, designadas para missões em locais de pouca estrutura e voos mais curtos.

A Embraer possui um exemplar do Brasília, o PT-SXP, que já operou pela Penta Linhas Aéreas e hoje é utilizada para transporte de seus funcionários entre suas bases.

Foto: Cláudio Capucho © jetphotos.com

Para mais notícias sobre aviação, acesse o Contato Radar (CLICANDO AQUI) .

O post Ainda existem Embraer 120 Brasília operando comercialmente no Brasil? apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana