conecte-se conosco


Cuiabá

Agosto Lilás: Secretaria participa do 1º encontro de Mulheres Rurais em Jauru

Publicado

A convite da Secretaria de Assistência Social de Jauru, a equipe técnica da Secretaria da Mulher participou do 1º encontro de Mulheres Rurais, que aconteceu no sábado (30). Uma palestra sobre o empoderamento feminino foi realizada pela equipe técnica. O evento foi realizado na cidade de Jauru.

Para a secretária-adjunta da Mulher, Elis Regina Prates, a experiência foi positiva, mediante o interesse das participantes.

Ela destaca que a Secretaria da Mulher, a primeira a ser implantada no Estado, não se limitará a Cuiabá já que a iniciativa busca o aperfeiçoamento das políticas públicas e da rede de assistência.

“Infelizmente muitas dessas mulheres estão sofrendo e vivendo no ciclo da violência e muitas vezes não sabem para quem ou como devem proceder. Por isso, é fundamental essa aproximação da Secretaria com outros municípios, pois sabemos que quanto menor o município, mais carente de informação ele é.  Estamos aqui para compartilhar nosso conhecimento e ajudar na criação de uma rede de proteção que pode ser em igrejas, postos de saúde ou pelos CRAS”, explica.

Durante o evento, cerca de cem mulheres de diversas comunidades, puderam expor seus produtos, trocar experiências, além de participarem de shows, desfiles, palestras, dentre outros.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Jauru, Daiane Mendes, trata-se de um evento de valorização as mulheres do campo, por isso o cuidado em convidar a secretaria da Mulher, para palestrar sobre um tema que, infelizmente,  é realidade na vida de alguma delas.

“Nossa gratidão em poder contar com essa Secretaria que veio prestigiar e tornar nosso evento ainda mais importante para a vida dessas mulheres. Hoje é um dia de festa, um dia preparado para que essas mulheres saiam da rotina do trabalho e se divirtam um pouco”, explica.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, muitas das  mulheres do campo desconhecem as violências tipificadas na Lei Maria da Penha.

“Uma vida sem violência é um direito, no campo ou na cidade, de qualquer mulher. É essa mensagem que a gente quer levar, nenhuma mulher é obrigada a viver ou tolerar a violência. E nossa secretaria está aqui para ajudar no que for preciso”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

UBS Parque Ohara funcionará até 18h nesta quinta-feira (18)

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

– A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Ohara será fechada às 18h nesta quinta-feira (18) devido à falta de energia elétrica no local, ocasionada pela forte chuva que caiu sob a Capital. 

– Mediante a situação, as vacinas serão encaminhadas para UBS Tijucal, onde o atendimento de imunização poderá ser feito até as 20h e os demais serviços até as 21h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 acontece neste sábado (20)

Publicado

Neste sábado (20),  acontece o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá, das 7h30 às 17h. Na oportunidade, serão atendidas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

A Campanha já está em andamento desde o dia 15 de agosto, mas ganha um reforço no atendimento com o “Dia D” para garantir que os pais ou responsáveis que por algum motivo não puderam levar as crianças e adolescentes, consigam ir no sábado (20/08).

Quase todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças serão oferecidas durante a campanha na maioria das Unidades Básicas de Saúde. São elas:  Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes, estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

Na UBS Jardim Vitória 1 serão aplicadas apenas as vacinas Polio Inativada (VIP), Polio Oral (VOP) e Covid pediátrica. E na UBS Umuarama/3 Barras, Polio Inativada (VIP), Polio Oral (VOP), Rotavírus, Influenza e Covid. Somente na UBS Ana Poupina não haverá vacinação, porque o local não possui sala de vacinação.

“A conscientização dos pais ou responsáveis, segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, é necessária para que o objetivo da Campanha seja atingido”. No caso, a meta é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95%  para a vacina poliomielite,  na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana