conecte-se conosco


Cuiabá

Agentes comunitários de saúde passam por capacitação para identificação de câncer bucal

Publicado

Divulgação

Entre os dias 23 e 27 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma capacitação sobre câncer bucal para todos os agentes comunitários de saúde da SMS. A qualificação será realizada em parceria com o TELESSAUDEMT e o Conselho Regional de Odontologia – CROMT.

Ao todo serão capacitados 615 ACS, divididos em 05 turmas de 123 profissionais cada. O objetivo deste treinamento é realizar atividades preventivas e educativas, em relação à realização do autoexame bucal e sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de lesões bucais com ênfase no câncer bucal.

De acordo com a dentista da rede municipal, Diurianne França essa capacitação vai promover a melhoria dos diagnósticos frente às lesões bucais e identificação dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca, visando a qualidade de vida da população em geral e especificamente dos indivíduos com lesões potencialmente malignas.

Os tópicos abordados durante o treinamento serão: conceito de câncer, etiologia do câncer bucal, fatores de risco para o câncer bucal/formas de prevenção, autoexame bucal, sinais e sintomas, conduta frente à identificação de uma lesão bucal e para onde encaminhar.

Leia Também:  Prefeitura abre processo seletivo com mais de mil vagas e salários de até R$ 5,5 mil

As aulas serão realizadas no Auditório do Conselho Regional de Odontologia- CRO/MT, a partir das 14h.

Serviço:

O que: Capacitação sobre câncer bucal para agentes comunitários de saúde

Quando: De 23 a 27 de setembro

Onde: Auditório do Conselho Regional de Odontologia

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Prefeitura e Associação do Acidente Vascular Cerebral realizam 1ª Caminhada PCD de Cuiabá

Publicado

“Nenhuma deficiência limita a vida”, palavras da educadora física especial, Marcela Lacerda que definem a motivação para a realização da 1ª Caminhada PCD de Cuiabá, a ser realizada no Parque das Águas, no dia 26 de outubro, às 17h. A participação é gratuita, aberta ao público e serão recolhidas doações de leite no local, que serão direcionados à Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACC).

“A Associação salvou minha vida”, explicou o presidente da AAVCC – Associação do Acidente Vascular Cerebral de Cuiabá, Orlando Serafim Oliveira. A caminhada, que não é competitiva, é uma forma que AAVCC encontrou de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da manutenção da qualidade de vida por meio da atividade física, do rápido diagnóstico e tratamento adequado em casos de Acidente Vascular Cerebral e da reabilitação de pessoas com deficiência.

Além de promover a inclusão de pessoas com deficiência nos mais diversos setores sociais, como mercado de trabalho, cultura, esporte e para o direito de se exercer a cidadania sem limitações. “Conscientizar que existe toda uma equipe para dar suporte que, às vezes, eles não sabem e para que o público em geral veja essas pessoas sem limitação, que podem estar no mercado de trabalho. É o que o prefeito traz para sua gestão, uma política de humanização e inclusão, de melhoria da qualidade de vida”, destacou Jair Bala, diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. 

Leia Também:  Alunos fazem “City Tour” por Cuiabá e conhecem a Câmara Municipal

Para a educadora física, Marcela Lacerda, especialista em educação física para grupos especiais, a caminhada é um incentivo as pessoas que com deficiência que estão desmotivadas com a vida. Para ela, que trabalha na AAVC desde 2016, o aprendizado é uma via de mão dupla. “O objetivo maior é mostrar que, independente da deficiência, você não pode parar de viver. Eu acompanho a AAVC desde 2016 e foi amor à primeira vista. E lá dentro eu aprendo mais do que ensino, é contagiante, é gratificante”.

Para mais informações do 1ª Caminhada PCD de Cuiabá, entre em contato através dos números (65) 99288-8939 ou (65) 99929-5258.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito sanciona lei que concede aumento salarial aos servidores da área administrativa

Publicado

Davi Valle

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, sancionou nesta quarta-feira (16), a Proposta de Lei Complementar n° 474, que dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) dos profissionais da área administrativa do Município de Cuiabá.

Cerca de mil servidores dos níveis fundamental, médio e superior terão a partir de janeiro de 2020, alteração salarial, de acordo com a tabela de cada classe reivindicada.

“É uma homenagem às famílias. Por trás de cada vida dedicada à Prefeitura, tem uma família constituída e criada com o trabalho digno de cada servidor, que grande parte do seu tempo está servindo o povo cuiabano. Isso para mim é sagrado e por isso eu faço questão de homenageá-los.

O meu compromisso é com o maior patrimônio da Prefeitura, os servidores públicos. Como eu posso projetar uma Cuiabá humanizada, desenvolvida, e com eficiência sem a valorização deles. Quero que eles tenham orgulho de serem servidores públicos municipais, e que prestem um melhor serviço para a população, transformando a vida das pessoas, e ajudando no desenvolvimento de toda a cidade”, afirmou o prefeito.

No dia 28 de outubro, é comemorado o Dia do Servidor Público. Na data, os servidores terão ponto facultativo. Para a servidora da secretaria de Meio Ambiente, Marta Costa, o presente da Prefeitura de Cuiabá chegou antecipado com a sanção do PCCS.

Leia Também:  Instituições recebem alimentos arrecadados na 2ª Corrida do Legislativo

“A luta foi grande, mas hoje é um dia de alegria e gratidão ao prefeito Emanuel Pinheiro. Em 2013, entramos no concurso, e desde que criamos as comissões, tivemos muita paciência e respeito para conversar tanto na gestão passada como na atual. O que quero deixar registrado é a nossa gratidão por ter nos ouvido, e a todos os servidores de ter respeitado e esperado o momento certo. Como servidora pública e munícipe, não era nosso objetivo prejudicar a gestão, o que buscamos é celeridade desde que não onere os cofres públicos e isso foi possível com paciência. Fomos cobrando, mas tendo a resiliência para esperar sabendo que esse momento chegaria”, vibrou a servidora.

Líder do prefeito na Câmara Municipal, o vereador Luís Cláudio contou sobre o engajamento para a aprovação do projeto.

“Me sensibilizei bastante com a história destes servidores, retirei esse projeto a pedido do executivo para alguns ajustes técnicos, foi um momento tenso por conta da comissão que já estava atendendo e reivindicando essas alterações junto a Câmara, mas sempre acreditei que pudessem conquistar, com paciência e insistência esse projeto foi então encaminhado e com alguns avanços no índice de comprometimento da folha facilitou todo o processo para que PCCS fosse sancionado. Uma conquista de mais de sete anos, e que faz a diferença na vida de cada família de um servidor público”, explicou o vereador.

De acordo com o prefeito mais de dez classes já tiveram seus PCCS aprovados graças ao equilíbrio fiscal das contas públicas. “São mais de mil famílias, incluído servidores que já estão perto de aposentar que já serão beneficiados com o aumento dos salários”, lembrou Pinheiro.

Leia Também:  Prefeitura informa que lançamento do programa Morar Bem foi adiado

“É motivo de grande alegria e felicidade, por isso queremos agradecer a Deus externando o nosso agradecimento por essa luta que passamos durante todos esses anos e mesmo assim não desistimos, ainda que tenhamos ouvido diversos motivos para desistirmos desse aumento e valorização, nós queremos registar que amamos Cuiabá e somos digno de competentes como qualquer outro servidor da esfera estadual ou da união para receber o que nos é de direito e que só uma gestão humanizada como essa poderia ter essa olhar”, disse o servidor de carreira da secretaria de Gestão, Arnaldo Minervino.

Ao final dos discursos, o prefeito foi presenteado pelos servidores com a camisa dez do Flamengo (time do coração).

Participaram do dispositivo de autoridades o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Misael Galvão, os vereadores Adevair Cabral, Zidiel Coutinho, o secretário de Governo, Lincoln Sardinha, o secretário de Fazenda, Antônio Roberto Possas de Carvalho, os presidentes das Comissões do nível fundamental, Sebastião Martins; nível Médio, Rafael Mendonça; e de no nível Superior, Natália Vasconcelos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana