conecte-se conosco


Sem categoria

Afasia: entenda a condição que afeta o ator Bruce Willis e o cartunista Angeli

Publicado

source
Afasia: entenda a condição que afeta o ator Bruce Willis e o cartunista Angeli
Redação EdiCase

Afasia: entenda a condição que afeta o ator Bruce Willis e o cartunista Angeli

Neurologista explica que pacientes com afasia podem ter problemas para se comunicar e entender diálogos

Por Simone Valente

Recentemente, dois artistas anunciaram a aposentadoria por conta de uma mesma doença. O primeiro foi o ator Bruce Willis e, após, o cartunista brasileiro Angeli. Ambos foram diagnosticados com afasia. Mas, afinal, o que é essa enfermidade?

Inicialmente, é importante entender o que é afasia. “A afasia é um sintoma e caracteriza qualquer disfunção que prejudique a linguagem de diferentes maneiras, seja na fala, na escrita ou na leitura. Ela pode ser sintoma de várias doenças neurológicas, como o acidente vascular cerebral (AVC), epilepsia, tumor cerebral, demência e, inclusive, da afasia progressiva primária”, explica a neurologista Viviane Moroni Felici.

> Hipertireoidismo e hipotireoidismo: entenda as causas e as diferenças e veja como tratar

O que é afasia progressiva primária? 

A Afasia Progressiva Primária, que acometeu os dois artistas, é uma doença que pode afetar o modo como a pessoa se expressa. É degenerativa e definida como um quadro demencial, assim como o Alzheimer. Como a afasia primária afeta a linguagem, os primeiros sintomas muitas vezes só são percebidos pelo próprio paciente. Eles podem ser notados em situações cotidianas.

> Estimule o seu cérebro: veja dicas para exercitar o corpo e a mente

Confira os principais sintomas

  • Discurso mais lento ou com hesitações;
  • Não conseguir lembrar nome de objetos ou palavras que quer falar;
  • Diminuição no uso da linguagem;
  • Dizer ou escrever palavras fora de ordem em uma frase;
  • Não entender, momentaneamente, palavras consideradas simples;
  • Trocar palavras;
  • Problemas na escrita e na leitura;
  • Dificuldade em fazer cálculos simples;
  • Não lembrar nome de pessoas mesmo que sejam conhecidas;
  • Não entender um diálogo mesmo que esteja ouvindo perfeitamente.

> Veja como proteger os filhos sem atrapalhar o desenvolvimento deles

Diagnóstico de afasia

Segundo a Dra. Viviane, primeiramente o paciente deverá passar por algumas avaliações, como a neurológica, a neuropsicológica e uma que faça a análise do discurso e da linguagem. Na sequência, ele será encaminhado para os exames.

Exame de sangue: para excluir outras doenças que possam dar sintomas parecidos;

Ressonância magnética: o exame é fundamental para que o neurologista possa avaliar quais são as áreas afetadas do cérebro;

Tomografia de emissão de positrões: o fluxo sanguíneo e anomalias no metabolismo do açúcar em diferentes regiões do cérebro podem ser analisadas a partir dela;

Testes genéticos: eles podem identificar mutações genéticas que estejam associadas à afasia primária.

> Reeducação alimentar: cardápio completo para você se alimentar de forma saudável

Tratamento

“A afasia é uma doença sem cura e sem reversão. Então, o tratamento é responsável apenas por retardar as consequências da condição. Alguns medicamentos podem minimizar os impactos decorrentes dos sintomas, mas o acompanhamento médico pode ajudar ainda mais”, explica a Neurologista Viviane Moroni. Para isso, ela esclarece que uma equipe multidisciplinar formada por neurologistas, fonoaudiólogos e neuropsicólogos podem ser necessários na atuação no caso.

Conforme explica a médica, de acordo com o perfil de cada paciente é possível elaborar métodos que o ajudem a conviver melhor com as dificuldades. Além disso, também podem ser substituídos os métodos de comunicação, trocando a fala por gestos ou escrita, por exemplo.

> 4 óleos essenciais que ajudam a fortalecer a imunidade

Complicações

Mesmo com a possibilidade de buscar uma melhora na qualidade de vida do paciente, a afasia primária pode trazer outras complicações à saúde. “Alguns pacientes também têm dificuldade na deglutição, o que pode gerar engasgos e pneumonias. Por isso, é imprescindível iniciar o tratamento o quanto antes”, finaliza a especialista.

Acompanhe outras notícias sobre saúde na revista ‘Cuidando da saúde’

Fonte: IG SAÚDE

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sem categoria

Bêbado, ex agride mulher companhada com outro e ameaça PMs no Mapin, em VG

Publicado

Imgem ilustrativa

Um ex-marido ciumento e violento foi preso por policiais militares no bairro Mapin, em Várzea Grande, na madrugada deste domingo, após ela se recusar a abrir a porta da kitket onde mora.

O sujeito chegou bêbado na residência, tentou forçar a entrada por uma janela, e não conseguiu. Ela ainda abriu a porta, segurando uma escora para ele não entrasse, foi quando ele lhe deu um tapa e insistiu em entrar. Ele se recusou e foi quando ele percebeu que mulher de quem está separado há dois meses, estava acompanhada de um outro homem. Isso o incomodou mais e ele passou a ameaçar os dois.

A mulher pegou o celular e ligou para o 190, e quando a polícia chegou ele continuou com as ameaças ao casal, e depois partiu par cima dos policiais, afirmando que iria “trombrar” com os PMs algum dia.

Conduzido à Central de Flagrantes, o homem foi preso e está à disposição da Justiça.

Continue lendo

Sem categoria

PSB abre convenção estadual no HFMT e já reúne cerca de 1.000 pessoas

Publicado

O PSB abriu há pouco a sua convenção estadual, no Hotel Fazenda Mao Grosso e o presidente do PSB em discurso de abertura na convenção do partido no hotel fazenda em Cuiabá disse que não tem dúvidas de que o seu partido fará diferença nas eleições deste ano.

“Estamos aqui com mais de 80 municípios do interior as caravanas vieram.  Na abertura, Max bá disse que não tem dúvidas de que o seu partido fará diferença nas eleições deste ano. “Estamos aqui com mais de 80 municípios do interior as caravanas vieram com tudo vocês estão ajudando a construir a história desse partido”, disse Max Russi.
“Aqui é a demonstração de que estamos fazendo a maior convenção das eleições deste ano em Mato Grosso o espaço ficou pequeno para comportar a militância”.

Russi declarou que o seu partido vai apoiar o governador Mauro Mendes e terá a médica Natasha como candidata ao senado e chapas fortes para assembleia legislativa e Câmara federal.m com tudo vocês estão ajudando a construir a história desse partido”, disse Max Russi.

Russi declarou que o seu partido vai apoiar o governador Mauro Mendes e terá a médica Natasha como candidata ao senado e chapas fortes para assembleia legislativa e Câmara federal.

Voltamos com mais informações em instantes

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana