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Política MT

Aécio cita propostas semelhantes e declara que vai apoiar Abílio neste segundo turno

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Gisele, Abílio e Aécio Rodrigues, durante anuncio de aliança em Cuiabá

Sexto colocado com 5.659 votos (2,11%), o candidato a prefeito de Cuiabá, Aécio Rodrigues (PSL), declarou apoio ao vereador Abílio Júnior (Podemos) para o segundo turno. O anúncio ocorreu na manhã desta quinta-feira (19), durante entrevista coletiva ao lado da advogada Gisela Simona (Pros), que ficou em terceiro lugar na disputa com 52.191 votos (19,42%).

Durante o primeiro turno, Aécio chegou a criticar Abílio dizendo que ele perdeu ‘perdeu a autenticidade’ após algumas alianças, e também o acusou de “barganhar” cargos em troca de apoio, além de ter ‘atraído’ para seu grupo, o seu então vice, Luiz Antônio de Carvalho (PRTB), o Professor LAC. “Isso já foi bem esclarecido, após o 1º Turno, a gente teve uma conversa franca de um para o outro, ele falou ‘desculpa, não ocorreu nada disso’. Realmente, tinha algumas conversas vindas do PRTB”, disse Aécio.

Ele disse ainda que um dos motivos de apoiar Abílio neste segundo turno é o fato de terem propostas bastante parecidas. “O objetivo da nossa campanha, as propostas que a gente apresentou sempre foram muito parecidas e é esse o objetivo que a gente quer seguir, principalmente a questão de combate à corrupção”.

Aécio também citou que é amigo de Abílio e do vice Felipe Wellaton (Cidadania) e que foi convidado para ser o vice da chapa. “Eu sou amigo do Abílio, sou amigo do Diego, do Wellaton, de todos eles, não teria como não caminhar, inclusive fui convidado na época das coligações para ser vice do Abílio, para estar junto da coligação do Wellaton. Felizmente eu decidi seguir o caminho, que foi muito positivo para mim, a minha campanha, que pude mostrar o que eu queria para Cuiabá”.

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Política MT

Primeira pesquisa Ibope do segundo turno em Cuiabá mostra Abílio Júnior com 48% e Emanuel Pinheiro com 40%

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Margem de erro é de 4 pontos percentuais e resultado pode ser considerado empate técnico

A primeira pesquisa do Ibope no segundo turno da eleição em Cuiabá, divulgado na noite desta segunda-feira (23) pela TV Centro América, apontou o candidato do Podemos, o vereador Abílio Júnior, com 48% das intenções de voto.

O candidato à reeleição, prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), tem a preferência de 40% dos eleitores entrevistados. Levando em consideração a margem de erro, a pesquisa do Ibope coloca Abílio Júnior e Emanuel Pinheiro empatados tecnicamente. Pelo resultado, levando em consideração a margem de erro, Abílio Júnior teria de 44 a 52% dos votos, enquanto Emanuel Pinheiro, 36 a 44%.

Na pesquisa, foram entrevistados 602 eleitores, no período de 21 a 23 de novembro. Conforme o levantamento, 6% dos entrevistados não votam em nenhum dos candidatos, e outros 7% votam em branco ou nulo.

No que diz respeito os votos válidos, sem levar em conta os brancos, nulos e indecisos, Abílio Júnior teria 54% dos votos, contra 46% do prefeito e candidato à reeleição, Emanuel Pinheiro. O que retrata, mais uma vez, que os dois candidatos, neste momento, estão empatados tecnicamente.

A pesquisa do Ibope está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), sob o número MT-07435/2020.

 

 

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Política MT

Economia com concessão de rodovias permitirá ao Estado investir R$ 3,3 bilhões em novas obras

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Está em processo de concessão 512 quilômetros de rodovias nas regiões Sudeste, Centro-Sul e Norte de Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso estima que R$ 3,341 bilhões poderão ser destinados a novas obras de infraestrutura na malha rodoviária estadual a partir da economia a ser obtida, ao longo dos próximos 30 anos, com a concessão de 512 quilômetros de rodovias no Estado, pois os serviços de conservação, recuperação, manutenção e implantação de melhorias rodoviárias serão executados pela iniciativa privada.

O leilão de concessão de três lotes de rodovias estaduais acontece no próximo dia 26 (quinta-feira), na sede da B3, a bolsa de valores oficial do Brasil, na cidade de São Paulo. A sessão pública está marcada para 14h (horário de Brasília), com a presença do governador Mauro Mendes, e três empresas já apresentaram propostas de preço para concorrerem no leilão.

Serão concedidos três lotes à iniciativa privada: o Lote 1, com 138,4 quilômetros da MT-220, no trecho entre Tabaporã e Sinop; o Lote 2, com 233,2 quilômetros, das rodovias MT-246, MT-343, MT-358 e MT-480, nos trechos de Jangada a Itanorte; e o Lote 3, com 140,6 quilômetros da MT-130, entre Primavera do Leste e Paranatinga.

Para o Lote 1, entre Tabaporã e Sinop, estão estimados investimentos de R$ 749,502 milhões em melhorias diretamente na rodovia. No lote 2, entre Jangada a Itanorte, estão previstos investimento de R$ 1,571 bilhão. Já para o lote 3, entre Primavera do Leste a Paranatinga, o investimento previsto é de R$ 1,020 bilhão, totalizando os R$ 3,341 bilhões.

Esse montante corresponde a melhorias na infraestrutura rodoviária, com a realização de serviços definitivos de recuperação, implantação de acostamentos, passarelas e sinalização, por exemplo, e a operação e conservação das rodovias que a iniciativa privada terá de fazer ao longo dos 30 anos dos contratos de concessão.

Nesse período, o Governo deixa de aplicar o recurso nessas melhorias rotineiras e poderá destinar investimentos em novas pavimentações e construção de pontes, de modo a atender a grande demanda que o Estado possui hoje, de acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.

“Nós temos algumas rodovias estruturantes, principalmente no sentido longitudinal de Mato Grosso, que nós precisamos pavimentar, pois são rodovias por onde é escoada nossa produção. Se ficarmos sempre fazendo manutenção, vai nos faltar recursos para novos investimentos e Mato Grosso precisa desses investimentos”, afirmou o secretário.

Hoje, Mato Grosso possui 7,2 mil quilômetros de estradas estaduais pavimentadas, mais 1,1 mil quilômetros de rodovias pavimentadas coincidentes com rodovias federais e outros 22 mil quilômetros de estradas não-pavimentadas, totalizando 33,8 mil quilômetros de rodovias estaduais. Além disso, ainda existem 2,023 mil pontes de madeira sob a responsabilidade do Estado.

Esse cenário, segundo o secretário, é o principal entrave logístico para o escoamento da produção e transporte no Estado e, por consequência, o desenvolvimento de Mato Grosso. Por isso, a concessão é uma medida que o Governo toma para que essas melhorias rodoviárias sejam constantemente feitas, dentro de um prazo menor e com a qualidade que se necessita.

“Nosso Estado é um dos grandes responsáveis pelo equilíbrio da balança comercial do Brasil e nós poderíamos estar melhor, pois muito da nossa produção se deve às rodovias. Com rodovias boas, você barateia o frete do insumo e do escoamento da produção. Poderíamos estar produzindo ainda mais, pois com rodovias melhores nossas perdas seriam menores. Estradas não-pavimentadas e pontes de madeira são obstáculos e, para solucionar esse problema, precisamos tirar da conta do Estado a manutenção. Passar a manutenção para o setor privado, para que nos sobre recursos para fazer investimentos”, esclareceu o secretário.

E essas melhorias na infraestrutura já se iniciam logo no primeiro ano de concessão de cada um dos lotes, com os serviços em todo o trecho, segundo o secretário Marcelo de Oliveira. Desse modo, a economia para o Estado já é imediata, quando o Governo transfere a responsabilidade pela rodovia à empresa vencedora da licitação.  Além dessas rodovias em leilão, o Governo já possui sete outros contratos de concessão comum vigentes, totalizando 923,4 quilômetros de rodovias.

Leilão na B3

Para assegurar a confiabilidade e transparência de todo este processo de concessão, o leilão é conduzido pela Comissão Permanente de Licitação da Sinfra e assessorado pela B3. Tal medida fomenta a competitividade, pois permite a participação de empresas nacionais e estrangeiras, isoladamente ou reunidas em consórcio, e garante credibilidade a todo o processo.

Já os estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica referentes a todos os lotes, bem como as respectivas minutas de edital e contrato que subsidiam a licitação em andamento, foram realizados pela Secretaria-adjunta de Logística e Concessões da Sinfra, com a assessoria do Grupo Houer Concessões.

 

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