conecte-se conosco


Várzea Grande

Ação social do Bairro Integrado mobiliza moradores do Jardim dos Estados

Publicado

Forças de segurança do Estado estão nesta sexta-feira (20.09), no bairro Jardim dos Estados, em Várzea Grande, com atividades de entretenimento, serviços  e informações para os alunos da Escola Estadual Ubaldo Monteiro da Silva e comunidade. As ações fazem parte da 9ª edição do projeto “Bairro Integrado”, da secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária e conta com a participação da prefeitura de Várzea Grande.

Dentre as atividades ofertadas aos alunos e a comunidade em geral, estão confecções de documentos pessoais, orientação jurídica, registro de Boletim de Ocorrência, além de programas recreativos. As secretarias  municipais de Saúde e Defesa Social estão presentes na ação.

O secretário-adjunto de Integração Operacional, Coronel Victor Paulo Ferreira, disse que o objetivo do projeto visa fortalecer a presença das forças de segurança entre os jovens, além de promover serviços à população socialmente vulnerável. “O intuito deste dia todo é mostrar um pouco das atividades executadas pela secretaria de Segurança Pública, bem como ofertar serviços sociais em várias áreas”.

O coronel destacou também a colaboração do município para a realização deste projeto. “A parceria com a Prefeitura Municipal é fundamental. A prefeita Lucimar Campos viu o nosso projeto, e não só aceitou a nossa proposta como também colocou a nossa disposição, os serviços públicos disponibilizados pelo poder executivo e que estão sendo oferecidos a comunidade . Só temos a agradecer a todos os envolvidos nesta ação. Temos o compromisso em manter sempre os pilares que sustentam os nossos princípios que é a família, Deus e a pátria”, completou.   

O secretário de Governo, Kalil Baracat, lembrou que a Policia Militar, além de suas atribuições constitucionais, vem desempenhando várias outras funções que direta ou indiretamente contribui para o cotidiano das pessoas, seja atuando, orientando ou até mesmo desenvolvendo ações sociais , como a do projeto Bairro Integrado, que volta a ser realizado em Várzea Grande. “É importante que a nossa população, principalmente crianças  e jovens recebam esse trabalho que é realizado em prol dos estudantes, mas que contempla toda a comunidade escolar”, dizendo ainda que a administração municipal integra ações em benefício a população e que esta parceria contribui e muito para o bem estar social das comunidades que são assistidas pelo programa.

A Secretaria de Saúde estará realizando durante todo o dia a aferição de pressão, atualização do cartão de vacina, testes rápidos e a confecção de Cartão de SUS. Já a Guarda Municipal estará realizando palestras para os alunos, debatendo o tema Violência Doméstica

A diretora da Escola Estadual de Ubaldo Monteiro da Silva, Elma Francisca, disse que abrir as portas da unidade escolar para receber um evento deste porte é fundamental e importante não só para os alunos da instituição, mas para toda a comunidade que poderá se beneficiar dos serviços oferecidos pela Policia Militar e instituições parceiras. “É gratificante receber esse evento em nossa escola e nós só temos a agradecer. A participação de todos os envolvidos nesta ação com certeza irá fazer a diferença na vida dos alunos que poderão conhecer mais de perto as diversas atribuições da Policia Militar, bem como se valer dos serviços de saúde e cidadania ofertados a comunidade”.

A dona de casa, Viviane Arruda dos Santos Brito, que reside mais de um ano no bairro Jardim dos Estados, levou os dois filhos menores de idade, para atualizar o cartão de vacinação. “Quando soube que teria esse evento aqui na escola resolvi trazer as crianças e colocar a vacinação em dia. Minha filha tem seis anos e as vacinas estão atualizadas, já meu filho de quatro anos teve de tomar três doses que estavam faltando na  sua cobertura vacinal constada na caderneta. É importante manter a saúde de nossos filhos, ainda mais quando temos oportunidade de ter atendimento no próprio bairro”, comentou.

As moradoras de Cuiabá, Elizeth Maria de Campos e Adelina Vicência participaram do evento em Várzea Grande. Ambas trouxeram os filhos para uma apresentação de karatê. As aulas são oferecidas gratuitamente pela Policia Militar.

Alunos da Escola participaram de um concurso de redação que teve como tema Segurança Pública em sua Comunidade. Os professores fizeram a avaliação e no final da tarde serão conhecidos os seis estudantes que tiveram as maiores notas. Os premiados farão um voo panorâmico no helicóptero do  Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER.

Por: Katia Passos – Secom/VG

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Assistência Social conclui a entrega de 2 mil cobertores as famílias carentes de Várzea Grande

Publicado


.

29/05/2020    0

O inverno chegou e as temperaturas caíram. Com isso, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social fez a entrega de 2 mil cobertores às famílias carentes cadastradas em programas e projetos sociais. A ação tem a finalidade de aliviar e diminuir o impacto causado pela incidência da baixa temperatura, própria da estação, no município de Várzea Grande. 

A iniciativa faz parte das Políticas de Assistência Social e visa minimizar o sofrimento das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e enfrentam as baixas temperaturas nesta época do ano.

A Secretária de Assistência Social, Flávia Omar, disse que estas ações são inerentes a Pasta que contempla interesses sociais da população em situação de risco, como combate à pobreza, ofertando programas, projetos e benefícios de amparo às famílias, as mulheres, idosos, crianças e adolescentes garantindo a proteção integral e  social em toda fase da existência humana.

“Em função das previsões climáticas de queda da temperatura, a Secretaria Municipal de Assistência Social elaborou um plano de contingência no sentido de empreender esforços com a entrega de cobertores aos moradores residentes nos bairros periféricos. Esta ação foi realizada de forma estratégica com equipes de profissionais e atendeu os quatro polos da cidade. Vale destacar que foram implementadas as medidas de segurança para os profissionais do Sistema Único de Assistência Social  e os usuários com a distribuição de equipamento de proteção individual, recomendados pelo Ministério da Saúde, em relação a prevenção e ao enfretamento do novo coronavírus (Covid-19)”, explica Flávia Omar.

Segundo a secretária esses cobertores estão beneficiando somente pessoas carentes do município. “Os cobertores foram entregues para as famílias que sabemos que precisam muito. Afinal, esse é o objetivo do nosso trabalho, principalmente nesse período frio.  Essa ação vem ao encontro a tudo àquilo que buscamos oportunizar aos nossos munícipes pela Assistência Social. A entrega de cobertores pode parecer simples, mas muitas vezes o resgate das famílias em situação de vulnerabilidade precisa começar pelas estruturas mais básicas”, destaca.

A secretária Flávia Omar conclui que o resultado desta campanha foi muito satisfatório, as doações bateram recordes. “O primeiro passo desta campanha foi doar estes 2 mil  cobertores, que adquirimos com recursos próprios. Esta iniciativa tornará o inverno de muitas pessoas melhor, pois sabemos que no auge desta estação, o frio é intenso”.

Antônio Teixeira, de 58 anos, atualmente desempregado, foi beneficiado com a entrega de cobertor. “Somos três pessoas em casa e este ano não pude comprar cobertor, que vem em ótima hora. Agradeço ao gesto e agora minha família vai ter mais conforto no inverno”, afirma.

Na entrega foram obedecidos critérios de seleção das famílias contempladas com o benefício de:  baixa renda; Cadastro Único;  beneficiário do Programa Bolsa Família e participantes dos projetos programas e serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social.  Os bairros contemplado foram: Manga; Engordador; Vila Vitória; Unipark; Comunidade Mangueiral;  Construmat; Lagoa do Jacaré ; Vila Operária; Valo Verde; Santa Maria II; Portal da Amazônia; Pai André; Capela do Piçarrão; Gonçalo Botelho; 07 de Maio; Pirinéu; Figueirinha; Jardim Alá; Sol Nascente; José Carlos Guimarães; Jardim Guanabara;  Jardim Manaíra; Cidade de Deus; São Simão;  Parque Sabiá; Nova Fronteira; Colinas Verdejantes; Vila São João; São Mateus; Itororó e Formigueiro.

 

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Continue lendo

Várzea Grande

Várzea Grande confirma mais um óbito por Covid-19

Publicado


.

29/05/2020    1

O Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID 19) e a Secretaria Municipal de Saúde, ambos de Várzea Grande, lamentam informar o óbito da 10ª vítima do Covid- 19.

 A paciente Maria Dorotéia , 61, veio a óbito no último dia 25 de maio,com quadro clínico de Covid- 19, mas sem exames que somente, no dia  28,confirmaram as causas.

A paciente é moradora do bairro Mapim.  A mesma tinha comorbidades como Hipertensão Arterial e Diabetes e procurou a UPA Ipase com febre, tosse seca, coriza sem dispnéia após
relato de seis dias de sintomas. O quadro evoluiu para esforço respiratório levando a óbito.

O Comitê de Enfrentamento e a Secretaria Municipal de Saúde, ambos de Várzea Grande, reforçam a importância do isolamento social e home Office para aqueles que podem e para os que necessitam sair para trabalhar que adotem as medidas de segurança como distância de 1,5 metros entre as pessoas, uso continuo de máscaras e luvas quando necessário, bem como,
meios de higienização rigorosos como água e sabão e álcool gel.

 

Por: Da Redação – Secom/VG

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana